Visit Brazil - Parques nacionais do Brasil que valem a visita

22/02/2023 07:19

Em todo o país, há 74 parques nacionais, mas pouco mais da metade está aberta para visitação.

por redação (com informações da Civitatis.com)
Chapada Diamantina (MG-BA) - Foto: Civitatis.com

Olinda, PE, Brasil (Ano X) - Visit Brazil - Nosso país é reconhecido internacionalmente pela sua natureza, mas pouca gente sabe que o país conta com 66 florestas espalhadas e seis biomas diferentes pelo seu território, o que faz com que tenhamos não só amplas zonas naturais, mas também com características muito diversificadas. Algumas delas fazem parte dos parques nacionais, espaços que têm como objetivo preservar os ecossistemas locais.

Em todo o país, há 74 parques nacionais, mas pouco mais da metade está aberta para visitação. Selecionamos nossos os favoritos localizados de norte a sul do Brasil e bastante diferentes uns dos outros.

Chapada Diamantina (MG-BA)

Com uma ampla diversidade ecológica e ambiental, a Chapada Diamantina vai de Minas Gerais à Bahia e conta com três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. (Crédito da foto acima: noviviendoenmundovivo.blogspot.nl)

A visita à Chapada Diamantina vale muito a pena, já que é possível fazer trilhas, andar de bicicleta, fazer escalada e canoagem, nadar nos rios e apreciar suas 33 cachoeiras, incluindo a impressionante cachoeira da Fumaça, com 390 metros de altura.

Para chegar lá, o visitante pode partir de Lençóis (MA) e fazer uma excursão às grutas da Chapada Diamantina e visitar o Morro do Pai Inácio.

Lençóis Maranhenses (MA)

Já se imaginou caminhando sobre as dunas em um cenário paradisíaco e depois se refrescar em lagoas de águas cristalinas? Bem-vindo aos Lençóis Maranhenses, um dos parques nacionais mais incríveis do Brasil. Situado no Cerrado, mas com forte influência da Caatinga e da Amazônia, esse parque abriga ecossistemas como a restinga, o manguezal e muitas dunas. (Foto acima: Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, Barreirinhas, MA/Pousadas.vip)

Há várias formas de conhecer esse paraíso e você pode fazer um tour pelos Lençóis de 4×4, passear de quadriciclo ou até mesmo sobrevoar o parque de monomotor. Para quem prefere uma experiência ainda mais imersiva, fazer uma trilha de 3 dias é uma ótima opção!

Fernando de Noronha (PE)

Com algumas das praias mais bonitas do Brasil, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha oferece paisagens e experiências únicas. Piscinas naturais, trilhas, praias paradisíacas, mergulho, avistamento de golfinhos e sítios históricos são os principais atrativos do arquipélago, que foi declarado Patrimônio da Humanidade. (Crédito da foto acima: feriasvivas.org.br)

Por possuir um ecossistema delicado e espécies ameaçadas de extinção, o parque busca sensibilizar os visitantes para que realizem um turismo consciente.

Serra Geral (RS e SC)

Localizado na fronteira dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Parque Nacional da Serra Geral possui uma área superior a 30 mil hectares em que se destacam paredões verticais de até 700 metros de altura que contrastam com o relevo do planalto.

A vista desses cânions é de tirar o fôlego, por isso suas principais atrações são os mirantes, especialmente o Fortaleza, de onde é possível avistar nos dias de céu aberto a praia gaúcha de Torres, situada a 30 quilômetros.

Entre as diversas espécies que habitam o parque estão algumas raras, como o lobo-guará, a suçuarana e o leão-baio, além de diversas espécies de aves.

Tijuca (RJ)

Considerada a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca está no coração do Rio de Janeiro e é uma das principais atrações da cidade graças às suas trilhas, cachoeiras, ruínas históricas e atrações turísticas, como o Cristo Redentor, o Mirante Dona Marta e a Pedra da Gávea. (Foto acima: Parque Nacional da Tijuca, RJ/travelbrazil.weebly.com)

Você sabia que ele é o primeiro grande projeto de reflorestamento do mundo? A zona onde está o parque foi quase totalmente destruída para a produção de carvão e plantio de café, algo que se reverteu a meados do século XVI para recuperar a natureza.

Devido ao seu enorme tamanho – quase 40 km² -, pode ser que o  visitante não saiba por onde começar a explorá-lo, por isso recomendamos a trilha pelo Pico da Tijuca, que lhe permitirá ver animais, cachoeiras e apreciar vistas incríveis.
Serra da Capivara (PI)

Declarado Patrimônio da Humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara é um lugar especial do Brasil, já que possui a maior concentração de sítios arqueológicos e com as datações mais antigas do continente americano.

Além de ver pinturas rupestres, o visitante também poderá apreciar a vegetação da caatinga, uma fauna variada e paisagens geológicas que formam belas vistas, como cânions e boqueirões.

Trilhas, passeios de bicicleta, observação de aves… as opções que a Serra da Capivara são muitas e será impossível não se surpreender nesse parque nacional do Brasil.

Abrolhos (BA)

Um verdadeiro arquipélago paradisíaco, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi criado em 1983 para proteger a maior biodiversidade marinha do país. (Crédito da foto acima: vocerealmentesabia.com)

Composto por seis ilhas e uma área que abrange parte do arco recifal costeiro localizado entre os municípios de Alcobaça e Prado, o parque é o principal berçário de baleias jubartes no Atlântico Sul.

Tartarugas marinhas, aves marinhas, peixes, corais (incluindo o curioso coral-cérebro) são algumas das espécies que habitam o parque, por isso sua atividade mais popular é o mergulho, além da observação de baleias e aves. Uma visita imperdível para os amantes da natureza.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Localizado no nordeste do Goiás, esse parque de 240 mil hectares é Patrimônio Natural da Humanidade graças à suas paisagens de beleza ímpar e que mudam durante o ano, além de contar com antigas áreas de garimpos que contam a história dessa região.

O parque é o destino ideal para aqueles que gostam de fazer trilhas, nadar em cachoeiras ou fazer escalada. Sabia que também é possível fazer uma excursão ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros saindo de Brasília?

Chapada dos Guimarães (MT)

Na região Centro-Oeste do Brasil encontramos também o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, uma área natural do Cerrado brasileiro e que abriga as nascentes de alguns rios que formam o Pantanal. Em seus 32 mil hectares habitam 242 aves e 76 mamíferos. (Crédito da foto acima: pousadas.vip)

Além disso, essa região também conta com distintas formações geológicas, incluindo áreas de origem marinha e desértica. É por isso que se diz que essa região já foi mar e deserto!

O principal destaque fica para a Cachoeira do Véu da Noiva, que não só surpreende pelos seus 86 metros de altura, mas também pelas araras vermelhas que voam em torno dela. O parque também conta com outras cachoeiras e com a curiosa formação natural conhecida como Casa de Pedra, que dizem ter sido refúgio para escravos e abrigo para os homens da Coluna Prestes.

Jericoacoara (CE)

Fechamos a lista com um destino paradisíaco: o Parque Nacional de Jericoacoara, onde o sol e o vento são constantes, o que faz com que seja possível aproveitar suas praias, lagos, manguezais e dunas durante o ano inteiro.

Se você prefere descansar, é possível fazê-lo tanto nas suas praias quanto nos seus lagos, onde você tem a opção inclusive de relaxar numa rede instalada dentro da água! Já se prefere desbravar a natureza, sugerimos um passeio de 4×4 pelas dunas e também para apreciar os manguezais.

O que vai fazer no Brasil?

  

Voltar

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode