Visconde de Mauá: região de ecoturismo na Serra da Mantiqueira

02/08/2023 08:49

Com pouco mais de 5.000 habitantes a principal fonte de renda de Visconde de Mauá é o turismo local dispondo de mais de 150 opções de hospedagem, e muitas opções de lazer.

por redação (com informações da Wikipédia.org e Detecta Hotel)
Cachoeira do Marimbondo, Visconde de Mauá - Foto: reprodução

Olinda, PE, Brasil (Ano X) - Visconde de Mauá é um povoado do município de Resende, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, com partes da sua zona urbana estendendo-se também aos municípios de Itatiaia e Bocaina de Minas, este último já no estado de Minas Gerais.

A região fica situada na parte alta da serra da Mantiqueira a aproximadamente 1.200 metros de altitude. É um distrito do município de Resende RJ, com parte do seu território estendendo-se também aos municípios de Bocaina de Minas e Itatiaia onde também faz fronteira com o Parque Nacional do Itatiaia. Com pouco mais de 5.000 habitantes a principal fonte de renda da região é o turismo local dispondo de mais de 150 opções de hospedagem, e muitas opções de lazer.

Explorando Visconde de Mauá

É possível o visitante contratar um passeio de veículo 4x4 ou seguir em carro próprio, porém é preciso cautela pois muitas regiões são estrada de terra, de difícil acesso por meio de carro baixo.

A região é muito propícia para passeios de quadriciclos, bem como trekkings e trilhas.

As cachoeiras mais limpas, mais bonitas, e mais famosas se encontram acima da Vila de Maromba, antes da chegada do Rio Preto. (Foto acima: Vila de Maromba/pinterest.com)

Em Maromba, Itatiaia - RJ:

Em Visconde de Mauá, Resende - RJ:

Ver rotas de transportes em Brasil. Escolha sua cidade e compre seu bilhete ►

Como chegar

Partindo do Rio de Janeiro

De carro: Siga pela Via Dutra (BR-116) em direção a São Paulo. 6 quilômetros depois de passar por Resende, há uma saída à direita para Visconde de Mauá e Penedo (saída 311), que se bifurca adiante, com o acesso a Penedo à esquerda e a RJ-163 (acesso a Visconde de Mauá) à direita. Siga pela RJ-163, por aproximadamente 34 quilômetros até chegar a Visconde de Mauá. O trecho final de 15 km já é asfaltado, mas recomenda-se prudência em dias de chuva (ver acima).

Partindo de São Paulo

De carro: seguir pela Via Dutra em direção ao Rio e cerca de 5 km após passar por Itatiaia e antes de chegar a Resende, há uma saída para Visconde de Mauá e Penedo (saída 311). A partir dai, seguir as direções sob "Partindo do Rio", acima, a partir do ponto que sai da Rodovia Dutra.

De ônibus: na Rodoviária do Tietê, a Cometa possui diversas linhas diárias para Resende. As linhas operadas pela Autoviação Resendense, tal como a das sextas-feiras às 23h diretamente para Maromba foram desativada há alguns anos. Em Resende, no terminal rodoshopping Graal, há ônibus convencionais para Visconde de Mauá e Maromba, das empresas São Miguel e Resendense. (Fonte: Wikipédia.org)

Voltar

Seguro Viagem Brasil
Monetize your website traffic with yX Media

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.