Viajando de trem pela Tailândia

27/08/2023 08:20

Os primeiros planos para construir uma ferrovia na Tailândia foram feitos na década de 1840

por redação (com informações da 12Go.asia)
Foto: reprodução

Olinda, PE, Brasil (Ano X) - Tailândia já começa  dar sinais de um retorno de suas atividades em breve, mesmo que timidamente, mas isso mostra ser um bom sinal. Não se sabe ao certo quando será que a permissão de turistas estrangeiros seja autorizada.

Enquanto as restrições continuam valendo, isso não impede que o viajante tome conhecimento sobre os tipos de transportes funcionam na Tailândia. Começamos com o trem

História das ferrovias

Os primeiros planos para construir uma ferrovia na Tailândia foram feitos na década de 1840, mas não deram em nada. Em 1856, o rei recebeu um presente da rainha Victoria: um modelo de trem (que ainda pode ser visto no museu nacional de Bangkok). Na década de 1880, novos projetos foram iniciados, mas nunca finalizados. Somente em 11 de abril de 1893 foi inaugurada oficialmente a primeira ferrovia privada de Bangkok a  Samut Prakan .

Em março de 1892, uma empresa britânica iniciou a construção da linha Bangkok - Korat, mas em setembro de 1896 o contrato foi cancelado. A Tailândia continuou a construção sob gestão local e com engenheiros alemães. Em 26 de março de 1897, a primeira etapa de Bangkok a Ayutthaya foi oficialmente inaugurada e conta como o 'aniversário' das Ferrovias Estatais da Tailândia. Quando a trilha para Korat terminou, a jornada levava apenas 6 horas, enquanto a viagem ainda levava 5 dias. Foi um grande passo à frente na rede de transporte público da Tailândia e mais faixas foram planejadas e construídas.

Em 1909, a Tailândia já tinha 49 trens em operação. A estação principal de Bangkok, Hua Lamphong (Foto acima: reprodução), foi inaugurada em 1916. Na década de 1920, o primeiro vagão a diesel começou a operar nos trilhos da Tailândia e os primeiros vagões-cama foram introduzidos. Naquela época, uma viagem de Bangkok a Chiang Mai levava cerca de 26 horas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças de ocupação japonesas concluíram dois grandes projetos: a Ferrovia Tailândia-Birmânia e a faixa de Chumphon à estação Khao Fachi. O posterior foi totalmente desmantelado pelos soldados britânicos após a guerra. Pouco tempo depois, os Estados Unidos da América apoiaram a Tailândia na construção de novos trilhos e na conexão de Bangkok até o rio Mekong, em Nong Khai.

 Em 1982, os últimos motores a vapor foram desativados e, nas décadas de 1980 e 1990, foi lançada uma nova pista para conectar os portos marítimos de Map Ta Phut e Laem Chabang, na costa leste. Em 2009, as ferrovias da Tailândia foram conectadas a Thanaleng, no Laos.

Os motores aprimorados permitiram às Ferrovias Estatais da Tailândia, em julho de 2015, reduzir significativamente o tempo de viagem nas linhas Norte e Norte. Atualmente, o trem nº 7 chega a Chiang Mai de Hua Lamphong em apenas 11 horas.

Em maio de 2015, o ministro dos Transportes assinou um acordo com seu colega japonês para um estudo de viabilidade de um projeto ferroviário de alta velocidade com 700 km de comprimento, conectando Bangkok e Chiang Mai.

O Express Oriental e Oriental

Durante três noites e quatro dias, é possível pegar o Eastern & Orient Express de Bangkok, passando por Kanchanaburi e Butterworth, até Cingapura, a uma distância de mais de 2000 quilômetros. O trem foi construído no Japão e serviu por dois anos como 'Estrela de Prata' na Nova Zelândia, antes de 24 carruagens de luxo chegarem ao sudeste da Ásia. No final do trem está o famoso carro de observação aberto.

Tipos de trens usados

Na Tailândia, existem sete tipos de trens. O tipo de trem define o tempo de viagem, o número de paradas, a velocidade da viagem e as classes disponíveis, bem como a qualidade dos vagões conectados ao trem. O número do trem indica o tipo de trem.

Os trens do Special Express têm um número de 1 a 48. Os trens desse tipo são os mais rápidos e circulam quase sem parar, mas também os mais caros. Esses trens normalmente têm vagões de primeira e segunda classe, exceto o trem expresso especial nº 37, que também inclui vagões de terceira classe na rota Bangkok-Sungai Kolok.

Vagões a diesel - As letras da RDC próximas ao número do trem indicam que ele possui vagões a diesel automotores especiais. Esses trens geralmente consistem em apenas 2 ou 3 vagões na segunda classe, em que no primeiro vagão é aquele com o motor. Quase metade de todos os trens tailandeses são movidos a diesel.

Os trens expressos têm números de 51 a 98. Eles diferem dos trens expressos especiais, pois fazem mais paradas e, portanto, precisam de mais tempo na mesma linha. Os trens possuem carruagens de primeira, segunda e terceira classe.

Os trens rápidos têm números de 101 a 198. Eles são o tipo mais comum de trem na Tailândia e incluem vagões de segunda classe (geralmente sem ar condicionado) e de terceira classe. Eles param em quase todas as estações.

Os trens comuns têm números de 298 a 300. Estes são trens muito lentos que fazem o número máximo de paradas. Os trens têm apenas carruagens de terceira classe e circulam apenas durante o dia por distâncias não superiores a 500 km.

Os trens suburbanos com números de 301 a 398. Eles têm as mesmas características dos trens comuns.

Os trens locais têm números de 401 a 498. Eles também têm os mesmos recursos que os trens comuns e percorrem distâncias menores.

 

Linhas ferroviárias com partida de Bangkok

Rota do Sul

De Bangkok ao sul

Bangkok para as Ilhas (Phuket / Phi Phi / Samui / Ko Phangan / Ko Tao)

Voltar

Powered by 12Go Asia system
Seguro Viagem Asia

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode