Viagem de avião: Dicas para a primeira viagem aérea

25/11/2018 10:42

por redação (com informações Passagens Promo) - Seguros Promo
Imagem: reprodução/divulgação

Jacytan Melo | Travel and Tourism -
Vai fazer sua primeira viagem de avião e já está com aquele frio na barriga? Sem pânico!

Apesar de parecer muito confuso para a galera “de primeira viagem”, voar não é tão complicado assim e nós vamos te contar tudo o que acontece até o momento de decolar! Vem com a gente!

O que fazer na primeira viagem de avião?

Chegou o dia de viajar de avião pela primeira vez, já está tudo certinho, documentos separados e malas prontas. Mas ainda rola a dúvida de como proceder no aeroporto?

Veja nossas orientações e saiba como funciona todo o procedimento até o embarque.

Algumas dicas são básicas como – simular o seu caminho até aeroporto para planejar melhor o horário de sair de casa e chegar bem antes do horário de embarque; despachar sua bagagem e para não correr o risco de perder o voo.

Agora queremos te contar como é o passo a passo até o momento da decolagem. Partiu?!

De promo você pode! - Encontre a melhor tarifa para sua próxima viagem. >

Entenda como funciona o check-in

Se você estiver planejando sua primeira viagem de avião, pode estar em dúvida do que é o check-in e como esse procedimento funciona.

Não precisa desesperar! É tudo muito tranquilo e você pode até fazer online para agilizar o processo e economizar tempo.

Agora, para quem prefere fazer pessoalmente, o check-in é o primeiro passo a ser feito quando você chega ao aeroporto.

É o procedimento para dar entrada em algum lugar e confirmar sua presença, assim como fazemos quando chegamos ao hotel ou outro tipo de hospedagem.

Então, procure o guichê da companhia aérea pela qual você vai viajar e tenha em mãos os documentos exigidos em voos para o destino escolhido.

Se você for despachar alguma bagagem, é nesse momento que você irá pesar e etiquetar suas malas!

Proteção é fundamental especialmente em destinos internacionais. Faça um seguro viagem >

– Horário

Se sua viagem de avião é para um destino nacional, o check-in deve ser feito pelo menos uma hora antes do horário do embarque.

Já para voos internacionais, o prazo aumenta! Chegue no aeroporto ao menos duas horas antes do horário do embarque, assim você evita estresse e não corre o risco de perder o voo!

– Cartão de embarque e documentos

Na hora de realizar o seu check-in, caso prefira fazer no balcão de atendimento, você receberá em mãos seu cartão de embarque. Já para quem faz o check-in online, o arquivo é enviado pelo e-mail.

Você vai encontrar algumas informações super importantes no documento, como o número e horário do voo, o portão de embarque e o horário da decolagem.

Sempre confira tudo, para ver se seus dados estão certinhos, assim você evita imprevistos, né?!

Antes de sair, deixe todos os seus documentos separados. Para viagens nacionais e para a América do Sul, apenas sua identidade é suficiente para fazer uma viagem de avião.

Já para destinos internacionais, o passaporte e o visto, se o destino exigir, serão pedidos.

É importante se atentar para as regras do destino também, alguns lugares tem exigências de vacinação para poder entrar no país. E, se for fazer escalas fora do Brasil, verifique se há necessidade de ter um visto de trânsito.

– Bagagem

viagem de avião, mala, bagagem

A bagagem está sempre entre os assuntos que mais preocupam a galera que vai fazer uma viagem de avião. Afinal, está ou não inclusa? Qual o peso permitido? Posso despachar mais de uma mala? O que posso ou não levar?

As dúvidas são muitas e depende muito da companhia pela qual você irá viajar.

A dica é sempre conferir o site da companhia que pretende comprar suas passagens aéreas, já que essas informações estão sempre sofrendo alterações e muda de empresa para empresa.

Para voos nacionais, depende não só da cia aérea, como também o tipo de tarifa que você pretende comprar.

Passagens promocionais ou com preços bem mais baixos que o usual não incluem nenhum despacho de bagagem.

Se você encontrar uma passagem nessas condições e for despachar, vai precisar comprar o despacho. Sempre prefira comprar pela internet, assim você paga mais barato do que se deixar para comprar no balcão do aeroporto.

Agora, nos voos internacionais, a maioria das cias aéreas ainda permitem que os passageiros despachem uma ou até duas malas sem precisar pagar a mais por isso.

Mas não se espante se encontrar passagens aéreas internacionais sem franquia de bagagem inclusa, já que não é mais uma obrigação por lei.

Além da bagagem despachada, você tem o direito de levar uma bolsa, mochila ou mala menor como bagagem de mão.

Nela, você deve colocar seus artigos pessoais, de maior valor, eletrônicos, remédios e etc. Na hora do embarque, ela passa pelo raio x para ser inspecionada, então vale ficar atento ao que é ou não permitido levar.

Geralmente a bagagem de mão deve ter peso máximo de 10 quilos e o tamanho pode variar de cia para cia, mas o padrão para voos domésticos é 115 cm considerando a soma da altura, comprimento e largura.

Na hora da viagem de avião, a bagagem de mão deve ser colocada no compartilhamento de bagagem ou sob o seu assento.

– Embarque

Fique de olho no seu cartão de embarque, as informações sobre o horário e o portão (gate) do seu embarque estarão lá.

Sempre verifique o painel de voos para conferir a situação do seu voo, é bem comum em aeroportos acontecer mudanças nos portões de embarque e horário dos voos, então o melhor é ficar atento, né?!

Tudo certo com o embarque? Agora é hora de passar pelo detector de metais (pessoas com prescrições médicas devem evitar o procedimento).

Você vai precisar tirar tudo de metal que estiver usando, como cinto, celular, chaves, moedas e etc.

Aí é só seguir para o local indicado e aguardar a chamada. Claro, sempre com seus documentos em mãos e os olhos no telão!

– Desembarque, conexão e troca de aeronaves

Nem sempre quando compramos uma passagem aérea, conseguimos voos diretos para o destino. Para alguns lugares, só encontramos voos com escalas e conexões, às vezes até mais de uma.

Quando o orçamento está pequeno e precisamos baratear a viagem, essa também é uma opção. Mas você sabe a diferença?

Os voos com escala são os mais simples. O voo terá uma parada ou mais, mas o passageiro não vai precisar desembarcar. Alguns passageiros vão descer, outros vão embarcar e tudo que você deverá fazer é esperar para prosseguir a viagem.

Já quando há uma conexão, você vai precisar desembarcar para trocar de aeronave. Pode parecer assustador para quem está fazendo sua primeira viagem de avião, mas em todo momento os agentes das cias aéreas estarão prontos para te auxiliar sobre o horário e portão do próximo voo.

Mas o que acontece com a minha bagagem? Bom, se seu voo por nacional, pode ficar tranquilo! A própria equipe da companhia aérea transfere suas malas de um avião para o outro.

Em viagens internacionais, você é o responsável por fazer a mudança das suas bagagens. Por isso é importante escolher voos com um tempo considerável entre uma conexão e outra, assim você pode resolver tudo com calma.

Mas atenção: fique atento para não comprar voos com conexões com mais de 24h sem perceber e se sua intenção não for curtir a parada. Ficar tanto tempo em espera no aeroporto pode ser um pouco cansativo.

Voltar

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode