Vassouras (RJ): detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural

20/10/2023 07:03

Vassouras é considerado o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro

por redação (com informações vassouras.rj.gov.br)
Praça Barão de Campo Belo, Vassouras - Foto: pinterest.com

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha

Detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural, herança dos tempos áureos do café no Vale do Paraíba fluminense, Vassouras é considerado o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro.



Parte desse legado se materializa pelo conjunto urbanístico e paisagístico existente até hoje na cidade, tombado pelo IPHAN.

Grande parte dessa história ainda permanece presente nas diversidade dos grupos e manifestações da cultura popular da cidade de Vassouras: jongueiros, grupos de capoeira e calangueiros dividem espaço com a Folia de Reis e grupos de Caninha Verde, enchendo seu cotidiano de historia e tradição, diversidade e musica.

Trem do Barão - Em 2016, foi inaugurado um componente para incrementar o turismo do Vale do Café: o Trem do Barão. A ativação do trenzinho, um pequeno ônibus estilizado, faz parte da iniciativa conjunta dos hotéis, fazendas e comércio da cidade. Seu trajeto inclui todo o centro histórico, passando pela Praça Barão de Campo Belo, casarios antigos e pelo Museu Casa da Hera, com ponto de parada em hotéis e demais pontos turísticos para o embarque de passageiros. (Foto acima: TripAdvisor)

A Estação Ferroviária de Vassouras, (foto/reprodução) que é mantida pela Fusve (Fundação Educacional Severino Sombra), é o ponto de partida e chegada do trenzinho turístico. Ela completou 102 anos desde sua inauguração, em 1914 e funcionou até 1970.

O Memorial do Trem, que é mantido pela prefeitura e fica localizado no interior na antiga Estação, com exemplos de equipamentos e peças usadas pelos ferroviários e fotografias antigas.

Serviço

O funcionamento do Trem do Barão é aos sábados, às 15h, e aos domingos às 10h*. O preço do passeio é R$ 10. A Estação Ferroviária de Vassouras fica na Praça Martinho Nóbrega, 40, Vassouras. (*sujeito a confirmação dos dias, horários e preço)

Como chegar

De carro:

  • Vindo do Rio de Janeiro (117 km) - acesso pela Via Dutra (BR-116). Após o primeiro pedágio, seguir pela RJ-127 em direção à Paracambi .
  • Vindo de São Paulo (384 km) - acesso pela Via Dutra (BR-116) até Volta Redonda e Rodovia Lúcio Meira (BR-393).
  • Vindo de Belo Horizonte (401 km) - acesso pela BR-040 até Três Rios e BR-393

Viajar de carro é bom demais! Alugue um carro e tenha descontos de até 30% e pague em até 12 vezes ►

Rotas de Ônibus:

As empresas Salutaris, Normandy e Útil têm ônibus partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente, em direção à Vassouras.

Hospedagem em Vassouras, RJ
Mais buscados | 1 noite para 2 agultos
Este ranking é baseado nos comentários dos hóspedes e na popularidade medida por reservas e leads.

Mara Palace Hotel
3 estrelas | Muito bom, 7.9 (328 comentários)
Centro, Vassouras, Rio de Janeiro

 Hotel Mara Express 
Muito bom, 7.8 (246 comentários)
Centro, Vassouras, Rio de Janeiro

Quinta dos Doges
Incrível, 9.4 (84 comentários)
Vassouras, Rio de Janeiro

Fazenda São Luiz da Boa Sorte
Incrível, 9.6 (23 comentários)
Vassouras, Rio de Janeiro

Hospedagem Helga Ferreira
Incrível, 9.3 (25 comentários)
Vassouras, Rio de Janeiro

Mais ofertas de hotéis em Vassouras, Rio de Janeiro ►

Voltar

Compre ingressos online FC Barcelona
Seguro Viagem Brasil

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode