Vassouras (RJ): detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural

Vassouras é considerado o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro

por redação (com informações vassouras.rj.gov.br)
Praça Barão de Campo Belo, Vassouras - Foto: reprodução

Viajar bem é viajar seguro >

Olinda, PE, Brasil (Ano VI) -
O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha

Detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural, herança dos tempos áureos do café no Vale do Paraíba fluminense, Vassouras é considerado o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro.

Ver vídeo | Vassouras, Rio de Janeiro

Parte desse legado se materializa pelo conjunto urbanístico e paisagístico existente até hoje na cidade, tombado pelo IPHAN.

AliExpress - Comprar online, produtos automotivos, acessórios para telefone, computador, eletrônicos, moda, roupa, sapato, beleza, saúde, casa e jardim, brinquedos, e muito mais >

Grande parte dessa história ainda permanece presente nas diversidade dos grupos e manifestações da cultura popular da cidade de Vassouras: jongueiros, grupos de capoeira e calangueiros dividem espaço com a Folia de Reis e grupos de Caninha Verde, enchendo seu cotidiano de historia e tradição, diversidade e musica.

Minizinha da PagSeguro - Quer vender? Então não inventa, adquira a sua por 12 vezes de R$ 9,90 >

Trem do Barão - Em 2016, foi inaugurado um componente para incrementar o turismo do Vale do Café: o Trem do Barão. A ativação do trenzinho, um pequeno ônibus estilizado, faz parte da iniciativa conjunta dos hotéis, fazendas e comércio da cidade. Seu trajeto inclui todo o centro histórico, passando pela Praça Barão de Campo Belo, casarios antigos e pelo Museu Casa da Hera, com ponto de parada em hotéis e demais pontos turísticos para o embarque de passageiros. (Foto acima: TripAdvisor/reprodução)

A Estação Ferroviária de Vassouras, (foto/reprodução) que é mantida pela Fusve (Fundação Educacional Severino Sombra), é o ponto de partida e chegada do trenzinho turístico. Ela completou 102 anos desde sua inauguração, em 1914 e funcionou até 1970.

O Memorial do Trem, que é mantido pela prefeitura e fica localizado no interior na antiga Estação, com exemplos de equipamentos e peças usadas pelos ferroviários e fotografias antigas.

Serviço

O funcionamento do Trem do Barão é aos sábados, às 15h, e aos domingos às 10h. O preço do passeio é R$ 10. A Estação Ferroviária de Vassouras fica na Praça Martinho Nóbrega, 40, Vassouras.

Como chegar

De carro:

  • Vindo do Rio de Janeiro (117 km) - acesso pela Via Dutra (BR-116). Após o primeiro pedágio, seguir pela RJ-127 em direção à Paracambi .
  • Vindo de São Paulo (384 km) - acesso pela Via Dutra (BR-116) até Volta Redonda e Rodovia Lúcio Meira (BR-393).
  • Vindo de Belo Horizonte (401 km) - acesso pela BR-040 até Três Rios e BR-393

Viajar de carro é bom demais! Alugue um carro e tenha descontos de até 30% e pague em até 12 vezes >

Rotas de Ônibus:

As empresas Salutaris, Normandy e Útil têm ônibus partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente, em direção à Vassouras.

Compre sua passagem rodoviária em até 12 vezes nos principais cartões de crédito e pelo Mercado Pago >

Hospedagem em Vassouras
OYO Mara Palace
3 estrelas | Muito bom, 7.9 (328 comentários)
Centro, Vassouras, Rio de Janeiro
Ver ofertas >
OYO Mara Express
Muito bom, 7.8 (246 comentários)
Centro, Vassouras, Rio de Janeiro
Ver ofertas >
Quinta dos Doges
Incrível, 9.4 (84 comentários)
Vassouras, Rio de Janeiro
Ver ofertas >
Fazenda São Luiz da Boa Sorte
Incrível, 9.6 (23 comentários)
Vassouras, Rio de Janeiro
Ver ofertas >
Hospedagem Helga Ferreira
Incrível, 9.3 (25 comentários)
Vassouras, Rio de Janeiro
Ver ofertas >

Mais ofertas de hotéis em Vassouras, Rio de Janeiro >

  

 

Quero Passagem BR