Vai viajar? Quer conhecer o aeroporto de Porto Alegre?

por redação (com informações Porto Alegre Airport) - Passagens Promo - Seguros Promo
Imagem: reprodução/divulgação


Viajar bem é viajar seguro >

Jacytan Melo | Travel and Tourism - Aeroporto Internacional Salgado Filho - Porto Alegre. Confira algumas informações que podem ser úteis para quem vai embarcar.

Facilidades do aeroporto

Serviços que estão disponíveis no aeroporto -
O Porto Alegre Airport oferece diversos serviços aos passageiros e usuários. Entre eles estão lojas, restaurantes, balcão de informação, casa de câmbio, estacionamento, lojas de companhias aéreas, wi-fi gratuito, entre outros.

De promo você pode! - Encontre a melhor tarifa para sua próxima viagem. >

Passagem Aérea

Ver o que está incluído na passagem aérea - Cada companhia aérea oferece serviços diferentes, sendo assim, antes de finalizar a compra da sua passagem, consulte os itens disponíveis.

Taxa de embarque - A taxa de embarque é uma tarifa aplicada pela administração aeroportuária para manter a manutenção da infraestrutura, como salas de embarque, pátio de manobras das aeronaves, elevadores, escadas rolantes, sanitários, equipamentos, entre outros. Essa taxa é cobrada pelas companhias aéreas no momento da compra da passagem e repassada à administração aeroportuária.  

Comprar a passagem aérea no aeroporto - Algumas empresas dispõem de lojas dentro do aeroporto e permitem a compra de passagem para o mesmo dia. Consulte detalhes com cada companhia.

Cancelar a passagem ou mudar a data da viagem - Para trocar a data ou cancelar a viagem é necessário procurar a companhia aérea e verificar as condições do contrato, firmado entre empresa e passageiro, no momento da compra da passagem.

Saiba o que é voo com escala - No voo com escala, a aeronave pousa em uma ou mais cidades antes do destino, para abastecimento, embarque ou desembarque de passageiros. No momento da escala, o passageiro não deve desembarcar, mas permanecer na aeronave até a nova decolagem.

Saiba o que é voo com conexão - Em casos de voo com conexão, o passageiro desembarca no aeroporto que não é o seu destino e embarca em outra aeronave para que siga até o destino. Se você está vindo de um voo doméstico e seguirá para outro trecho nacional, confira os dados do próximo voo e dirija-se ao portão de embarque. Se está vindo de um trecho doméstico e embarcará para um voo internacional, passe pela área de imigração da Polícia Federal. Caso você esteja vindo de um trecho internacional e embarcará em um trecho doméstico, passe pela imigração, pegue a sua bagagem, passe pela Receita Federal, busque a área para despachar sua bagagem e ingresse na área de embarque.

TransferWise - Serviço online que permite que as pessoas enviem e recebam dinheiro internacionalmente. Confira >

Documentação

Saiba quais documentos é possível viajar - Ao se preparar para a viagem, verifique a documentação pessoal necessária, inclusive a de acompanhantes, especialmente se eles forem menores de idade. Todos os passageiros devem embarcar portando um documento oficial válido com foto (como RG, CNH ou passaporte). Crianças menores de 12 anos podem usar documento válido com foto ou certidão de nascimento (original ou cópia autenticada). Em caso de menores (crianças até 12 anos e adolescentes entre 12 e 17 anos), deve-se observar a legislação pertinente e se há necessidade de documentos adicionais. Consulte também a companhia aérea.

Além do documento de identificação, o passageiro deve portar um cartão de embarque válido. Apenas titulares do cartão podem ingressar nas salas de embarque. Carteira de Estudante não é aceita como documento de identificação.

Para voos internacionais - Para voos internacionais, além de um documento válido com foto (passaporte), verifique as exigências do país de destino – como validade mínima do passaporte, visto de entrada ou trânsito, certificado de vacinação, dentre outras –, a fim de evitar eventuais transtornos.

Alguns países na América do Sul permitem a entrada de passageiros brasileiros com a Carteira de Identidade (RG) válida e em bom estado de conservação, sem a necessidade de apresentação de passaporte. Consulte a empresa aérea para mais informações.

Para quem é estrangeiro e vai viajar ao Brasil. O que preciso apresentar? - Passageiros de outras nacionalidades devem apresentar: passaporte; Cédula de Identidade de Estrangeiro – CIE (RNE); Identidade Diplomática ou Consular; ou ainda outro documento de viagem, resultado de acordos internacionais firmados pelo Brasil. Atente-se à validade do seu documento.

Sobre transporte de moeda - Para obter informações sobre porte de moeda (espécie ou cheque viagem), tanto na entrada quanto na saída do país, verifique a necessidade de preenchimento da Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), a partir do site da Secretaria da Receita Federal do Brasil: www.edbv.receita.fazenda.gov.br.

Para outras informações, consulte as dicas da ANAC. https://www.anac.gov.br/publicacoes/dicas_anac_documentos_para_embarque_web.pdf

Você 100% seguro? Só com o Seguros Promo! Os melhores preços para os melhores planos de seguro viagem. >

Atraso e cancelamento de voo

Saiba como agir se o voo atrasar - Em casos de atraso, procure a companhia aérea que deverá lhe oferecer assistência. Para atrasos a partir de uma hora, o passageiro deve ter disponível algum meio de comunicação como, por exemplo, internet e telefone. Para atrasos superiores a duas horas, a companhia deve oferecer alimentação e, a partir de quatro horas, o passageiro poderá receber uma acomodação ou hospedagem, assim como o transporte até o local.

O que fazer se o voo for cancelado - Em casos de cancelamento, a companhia aérea deve oferecer ao passageiro assistência material, opção de acomodação ou reembolso.

Saiba o que acontece se o aeroporto fechar por mau tempo - As condições meteorológicas podem impactar nas operações do aeroporto e impedir pousos e decolagens. Como consequência, os voos podem ser desviados para outros aeroportos ou, no caso de partidas, permanecer no solo até a melhora climática e reestabelecimento da operação.

Saiba o que é overbooking - O overbooking acontece quando o número de pessoas que deve embarcar ultrapassa a capacidade de lugares disponíveis na aeronave.

Booking.com - Novas ofertas de hotéis, todos os dias e para todos os bolsos! | Sem taxas de reserva •  Economize! • A Booking.com cobre o menor preço! >

Acessibilidade

PASSAGEIROS COM NECESSIDADE DE ASSISTÊNCIA ESPECIAL (PNAEs)

Quem são PNAEs e quais são os seus direitos? -
Os passageiros com necessidade de assistência especial são aquelas pessoas que possuem alguma deficiência; com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes; lactantes; pessoas acompanhadas por criança de colo; pessoas com mobilidade reduzida; pessoas que utilizam cão-guia; ou qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia. Como passageiro, essa pessoa tem direito a assistência especial.

Em quais momentos o PNAE recebe assistência especial? - O passageiro recebe assistência especial da empresa aérea nas seguintes atividades: check-in e despacho de bagagem; deslocamento do balcão de check-in até a aeronave, passando pelos controles de fronteira e de segurança; embarque e desembarque da aeronave; acomodação no assento, incluindo o deslocamento dentro da aeronave; acomodação da bagagem de mão na aeronave; deslocamento desde a aeronave até a área de restituição de bagagem; recolhimento da bagagem despachada e acompanhamento nos controles de fronteira; saída da área de Desembarque e acesso à área pública; condução às instalações sanitárias; transferência ou conexão entre voos e realização de demonstração individual quanto aos procedimentos de emergência, se solicitado.

O PNAE tem direito a acompanhante? - Nos casos em que a condição do passageiro exige a presença de um acompanhante, a solicitação deve ser feita com 72 horas de antecedência e o operador aéreo deve prover acompanhante, sem cobrança adicional, ou permitir a presença do acompanhante de escolha do PNAE.

Saiba como solicitar auxílio - A pessoa que julgar necessário algum tipo de auxílio, deve informar a companhia aérea, no momento da compra da passagem, o tipo de atendimento especial que necessita (ajuda técnica, acompanhante e/ou uso de oxigênio suplementar, por exemplo). A empresa tem que responder à solicitação em até 48 horas. No Desembarque, a equipe de bordo comandará a saída do passageiro da aeronave, que deverá ser acompanhado por funcionários da companhia, ou por ela contratados, com o devido treinamento.

Gestante. Como posso viajar - Grávidas que desejam viajar devem consultar a companhia aérea. Além disso, é importante consultar um médico e verificar as condições.

Rentalcars.com - Reserve seu carro pela internet hoje e economize até 15%. Melhor preço garantido. Procurar agora! >

Mais informações sobre bagagens, transporte de animais, voos internacionais e antes de embarcar, acesse aqui.