Urak Lawoi Village, Tailândia: a velha sabedoria e o mar

Os Urak Lawoi da Ilha de Lanta constroem seu 'Lop' com materiais naturais

por redação (com informações tatnews.org*  e 12Go Asia)
Armadilha Lop, Urak Lawoi, Krabi, Tailândia - Foto: 123RF.com

Viajar bem é viajar seguro! Faça agora seu Seguro Viagem >

Olinda, PE, Brasil (Ano VI) -
'Sang Ka-U' é uma vila de Urak Lawoi, nômades do mar que se estabeleceram na província de Koh Lanta, na ilha de Krabi, desde quase cem anos atrás. Graças ao seu modo de vida dependente do mar, praticado há muito tempo, esses Urak Lawoi acumularam abundante sabedoria relacionada ao mar, um exemplo do qual é a invenção de um 'Lop', uma armadilha usada para capturar animais marinhos. Sua armadilha 'Lop' é conhecida por sua durabilidade e tamanho, pois é grande o suficiente para conter até 10 pessoas.

Ver vídeo - https://vimeo.com/425064598

Os Urak Lawoi da Ilha de Lanta constroem seu 'Lop' com materiais naturais. Eles formam uma estrutura semi-cilíndrica usando madeira da floresta da comunidade antes de cobri-la com uma rede. Então, eles carregam a armadilha para uma parte profunda do mar, onde a colocam. Para fazer isso, eles precisam mergulhar no fundo do mar, sem nenhum equipamento de mergulho e usar pedras para prender a armadilha no fundo do mar. Após 10 a 15 dias, eles retornarão para recuperar sua armadilha.

12Go Asia - Transporte de Bangkok para Koh Lanta >

Essa é uma imagem que conta uma história do modo de vida que poucos testemunharam e menos ainda experimentaram. E é o conhecimento de inventar uma armadilha tão profunda que permitiu que esses nativos de Urak Lawoi tivessem uma vida sustentável decente até hoje.

Hotéis em Koh Lanta >

*TAT Newsroom | A Divisão de Relações Públicas Internacionais da TAT trabalha com canais de mídia tradicionais e online para promover a Tailândia como destino turístico para viajantes em todo o mundo.

  

 

Powered by 12Go Asia system
Seguro viagem asia 300x250