Conheça Belo Horizonte (MG): Uma das cidades mais ricas em cultura e história do Brasil

Belo Horizonte conquista os visitantes pela mistura de grande metrópole com o jeitinho de cidade de interior.
 

por redação (com informações Allia Hotels e Sou BH)
Parque Municipal Américo Renné Giannetti no Centro de Belo Horizonte
Foto: TripAdvisor/reprodução

 

Jacytan Melo | Travel and Tourism (Ano VI) - Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e também uma das cidades mais ricas em cultura e história do Brasil. É famosa por sua arquitetura, pela sua noite badalada e cheia de opções, pela gastronomia diversificada e sua tradição. A negócios ou a lazer, o turista que visita a capital mineira se surpreende pela hospitalidade do seu povo e pela diversidade de opções.

 

Atrações turísticas

 

Aquário da Bacia do Rio São Francisco, Pampulha, Belo Horizonte, MG
Foto: TripAdvisor/reprodução

Aquário da Bacia do Rio São Francisco - Belo Horizonte possui o maior aquário de água doce do Brasil. Com aproximadamente 3 mil metros quadrados, ele é o primeiro a retratar exclusivamente a vida na Bacia do São Francisco. E oferece estudos sobre biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro. O aquário fica no Jardim Zoológico de BH.

 

O aquário representa uma parte do rio São Francisco a ser protegido e conhecido. Ao visitá-lo, o público terá a oportunidade de conhecer diferentes espécies de peixes e obter informações sobre o “Velho Chico”. Entre os destaques da ictiofauna (conjunto de peixes de uma região ou ambiente) do rio São Francisco que poderão ser conhecidos estão surubins, dourados, curimatãs, matrinxãs e vários outros.

 

Seguro Viagem Brasil

São 1.200 peixes de 50 espécies, 22 tanques nos dois pavimentos com 1 milhão de litros de água, espécies como pirambeba, piau-três-pintas, mandi prata, cascudo e surubim. Além disso, o aquário São Francisco, com capacidade para 450 mil litros de água, representa um "braço" do Velho Chico, com uma cenografia que apresenta tanto a margem quanto o fundo do rio. Auditório, espaços de exposição lúdicos, jardins, laboratório, lagoa marginal, lanchonete e lojinha.

 

Onde fica: Av. Otacílio Negrão de Lima, 6061 - Pampulha. Aberto de terça a domingo: 8h30 às 16h.

 

Arquivo Público Mineiro - O Arquivo Público Mineiro é um ícone de Minas Gerais, sendo a instituição cultural mais antiga do estado. Criado em 1895, ainda na cidade de Ouro Preto, transferiu-se para Belo Horizonte em 1901, ocupando prédios provisórios. Em 1938, fixou-se em uma imponente casa na avenida João Pinheiro.

 

Localizada ao lado do Museu Mineiro, a edificação é característica da época do Ecletismo, sendo construída para servir de residência do secretário das Finanças pela Comissão Construtora da Nova Capital, em 1897. Cercada por jardins com gradil externo, sua fachada conserva até hoje esse caráter inicial de moradia. O espaço faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

 

O Arquivo Público Mineiro é reconhecido por seu trabalho de recolhimento, guarda, gestão, preservação e acesso a documentos privados de interesse público e ao acervo arquivístico da Administração Pública Estadual. Em suas dependências, os visitantes têm acesso a milhares de documentos, que remontam aos períodos colonial, imperial e republicano. Os principais destaques são o acervo fotográfico, a coleção de mapas produzidos no século XVIII, os registros da rotina de diversos personagens da Inconfidência Mineira, documentos do Fundo Câmara Municipal de Ouro Preto, que receberam da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, bem como o acervo do Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (DOPS-MG), produzido entre 1927 e 1982, referente ao regime militar, além de um conjunto de filmes que reúne curtas, documentários e solenidades que marcaram a história de Minas Gerais ao longo do século XX.

 

O Arquivo Público Mineiro possui também uma biblioteca especializada em História de Minas Gerais e arquivologia, reunindo aproximadamente 10.500 títulos, dos quais 2.500 são considerados obras raras e preciosas. Aparecem nessa coleção edições e tiragens reduzidas, ou mesmo clandestinas, obras esgotadas, títulos publicados nos primórdios da imprensa e clássicos da historiografia mineira.

 

Onde fica: Avenida João Pinheiro, 372 - Funcionários, Aberto de Segunda a sexta: 9h às 17h.

 

Conjunto Moderno da Pampulha (Igrejinha da Pampulha), Belo Horizonte, MG
Foto: Revista aU Piauí/reprodução

Conjunto Moderno da Pampulha - O projeto projeto arquitetônico do Conjunto Moderno da Pampulha, que compreende o Iate Tênis Clube, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile e a  Igreja de São Francisco de Assis  foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na época em que o então prefeito de BH, Juscelino Kubitscheck, queria um lago para a prática de esportes náuticos na região da Pampulha.

 

No Conjunto Moderno da Pampulha encontram-se expressões artísticas de Cândido Portinari, Alfredo Ceschiatti, Augusto Zamoyski, Paulo Werneck e José Alves Pedrosa e do paisagista Roberto Burle Marx. Desde sua construção, o Conjunto é ícone da arquitetura moderna no Brasil e um dos principais espaços públicos da capital mineira dedicados ao lazer, cultura e turismo.

 

A construção do Mineirão na década de 60 agregou valor ao Conjunto Moderno da Pampulha. A Copa do Mundo Brasil FIFA de 2014, deu ao estádio visibilidade internacional. Hoje é um espaço de convivência que reúne famílias, atletas, religiosos e diversos públicos, em vários tipos de eventos.

 

Onde se hospedar em Belo Horizonte, Minas Gerais

 

Alia Gran Hotel Pampulha Suites, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Foto: TripAdvisor/divulgação

Allia Gran Hotel Pampulha Suites - 4 estrelas - Excelente 8,6 (271 avaliações)

Rua Entendente Camara, 540, Outro, Belo Horizonte, Brasil 31270-240

 

Com uma piscina exterior e um restaurante, as Allia Gran Hotel Pampulha Suites estão localizadas em Belo Horizonte. Dispõem de acesso Wi-Fi gratuito, lugares de estacionamento gratuitos e de uma recepção aberta 24 horas. Também possuem salas de reuniões e comodidades de lavandaria. Os quartos modernos das Allia Pampulha Suites incluem uma televisão por cabo, ar condicionado, um mini-bar e uma casa de banho privativa com um secador de cabelo. Os hóspedes do Grand Hotel Pampulha podem beneficiar de um buffet de pequeno-almoço diário com frutas da época, sumos naturais e iguarias regionais. O hotel situa-se a 2,1 km do Estádio Mineirão, a 2,9 km da Igreja de São Francisco de Assis e a 5,8 km da Estação Rodoviária de Belo Horizonte. O Aeroporto Internacional Tancredo Neves encontra-se a 25 km.

 

 

 

Bristol Jaraguá Hotel Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Foto: divulgação/reprodução

Bristol Jaraguá Hotel Pampulha - 4 estrelas - Excelente 8,6 (407 avaliações)

Rua Boaventura, 987, Outro, Belo Horizonte, Brasil

 

O Bristol Jaraguá localizado a 2 km do Aeroporto Pampulha e do Estádio de Futebol Mineirão disponibiliza acesso Wi-Fi gratuito, uma piscina exterior e uma sauna. A Avenida António Carlos e a Universidade Federal de Minas Gerais encontram-se a 500 metros. Todos os quartos do Bristol Jaraguá Hotel incluem ar condicionado, uma televisão LCD com 81 cm e um mini-bar. Proporcionam mobiliário moderno, uma secretária, um cofre e uma casa de banho com um secador de cabelo. Todas as manhãs é servido um pequeno-almoço composto por fruta fresca, pães e charcutaria. Estão disponíveis especialidades regionais e uma seleção de bebidas no restaurante do hotel ou no serviço de quartos.

 

 

Mais ofertas de hotéis em Belo Horizonte, Minas Gerais >