Split, a segunda maior cidade da Croácia

15/07/2022 07:11

Embora o surgimento de Split costume ser associado à construção do Palácio de Diocleciano, há provas da existência prévia de uma colônia grega na área

por redação (com informações Wikipédia e split.hr)
Foto: luxurytraveladvisor.com

Olinda, PE, Brasil (Ano IX) - Split é a maior e mais importante cidade da Dalmácia, bem como o centro administrativo do condado de Split-Dalmácia, na Croácia. Está situada numa pequena península na margem oriental do Mar Adriático, na base dos montes Kozjak e Mosor. Com uma população de 193.867 habitantes (2005), 95,15% dos quais de origem étnica croata (censo de 2001), é a segunda maior cidade da Croácia.

Embora o surgimento de Split costume ser associado à construção do Palácio de Diocleciano, há provas da existência prévia de uma colônia grega na área. Diocleciano, um imperador romano que governou entre 284 e 305, era conhecido por suas reformas e pela perseguição aos cristãos. Por ordem sua, a construção do palácio começou em 293, de modo a estar pronto quando de seu afastamento da vida política do império em 305. O lado sul do palácio fica defronte ao mar, suas muralhas têm uma extensão de 170 a 200 m e uma altura de 15 a 20 m, e o complexo todo ocupa uma área de 9½ acres (38,000 m²).

Atração principal da Split

Palácio de Diocleciano, Split, Croácia - O imperador romano Diocleciano construiu o palácio entre 295 e 305 dC para sua aposentadoria. O palácio de Diocleciano é um dos edifícios romanos mais bem preservados da antiguidade tardia, suas ruínas estão na área central da cidade de Split, na Croácia. (Crédito da foto: arqhys.com)

Os residentes da área desde o século 7 transformaram o palácio em uma cidade, construindo e incorporando suas casas às antigas paredes, colunas e estruturas. A Catedral de São Domnius e o campanário românico foram construídos na Idade Média, usando materiais do antigo mausoléu de Diocleciano. Hoje, as ruínas e os edifícios históricos estão em uma parte habitada da cidade, mesclada com lojas, restaurantes e casas.

O Palácio de Diocleciano está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO não apenas pelas ruínas romanas, mas também pelos edifícios góticos e barrocos da idade média.


O que vai fazer em Split?

Outras atrações

Como chegar

Partindo do Brasil, a melhor forma de chegar a Split é de avião, geralmente, com escala em Frankfurt ou Munique, já que não existem voos diretos para a Croácia.

Para o viajante que já esteja na Europa, algumas empresas praticam preços bem em conta nos voos para Split. Você pode embarcar em: Londres, Paris, Amsterdam, Roterdã e Roma.

Retome seus planos com os melhores voos. Compre passagens com desconto sem precisar ter milhas >

Hospedagem em Split, Croácia



Radisson Blu Resort & Spa Split
4 estrelas | Ótimo, 8.6 (2.169 avaliações)

Comodidades: Wi-Fi grátis, Café da manhã grátis

VER OFERTAS >



Boutique Hotel Luxe
4 estrelas | Excelente, 9.0 (942 avaliações)

Comodidades: Wi-Fi grátis, Café da manhã grátis

VER OFERTAS >



Heritage Jupiter Luxury Hotel
4 estrelas | Ótimo, 8.5 (699 avaliações)

Comodidades: Wi-Fi grátis, Café da manhã grátis

VER OFERTAS >



Atrium Hotel
5 estrelas | Ótimo, 8.4 172 avaliações)

Comodidades: Wi-Fi grátis, Café da manhã grátis

VER OFERTAS >

Mais ofertas de hospedagem em Split, Croácia >

Voltar

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Contate-nos

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode