'Songkran na Tailândia' declara UNESCO "Património Cultural Imaterial"

24/01/2024 07:38

Na Tailândia, Songkran refere-se à passagem anual do sol para a constelação de Áries, o primeiro signo do Zodíaco, que marca o início tradicional do novo ano”, disse a UNESCO em um comunicado

por redação Travel Trade Journal
Crédito da foto: Travel Trade Journal

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - “Songkran na Tailândia, Festival Tradicional do Ano Novo Tailandês” foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O anúncio foi feito no dia 06 de dezembro de 2023, durante a 18a Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, realizada de 04 a 30 de dezembro de 2023, em Kasane, República do Botswana.

O prestigioso reconhecimento segue a inclusão de “Khon, drama de dança mascarada na Tailândia” em 2018, “Nuat Thai, massagem tradicional tailandesa” em 2019 e “Nora, drama de dança no sul da Tailândia” em 2021. A Tailândia aderiu à Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em setembro de 2016.

O Departamento de Promoção Cultural do Ministério da Cultura apresentou a nomeação de “Songkran na Tailândia, Festival Tradicional de Ano Novo Tailandês” para a listagem da UNESCO.

“Na Tailândia, Songkran refere-se à passagem anual do sol para a constelação de Áries, o primeiro signo do Zodíaco, que marca o início tradicional do novo ano”, disse a UNESCO em um comunicado. “Ocorrendo em meados de abril após a colheita de arroz, é um momento em que as pessoas se reúnem com suas famílias e prestam suas homenagens a adultos mais velhos, ancestrais e imagens sagradas de Buda. Derramar água é um ato significativo durante Songkran, simbolizando limpeza, reverência e boa sorte.

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) tem promovido Songkran ao longo dos anos.

Thapanee Kiatphaibool, governador do TAT, disse: “O Festival Songkran, que acontece em todo o país na Tailândia, é um evento onde a diversão barulhenta e as tradições antigas andam de mãos dadas. Com a inclusão na lista da UNESCO, Songkran 2024 promete surpreender e encantar os moradores e turistas com celebrações de grandeza.

Songkran, na Tailândia, é oficialmente observado como um feriado nacional de três dias de 13 a 15 de abril, embora as celebrações possam durar mais – até uma semana em alguns lugares.

Para os turistas, o Festival Songkran oferece a oportunidade de desfrutar de uma enorme celebração onde as festas de água irrompem nas ruas das cidades e aldeias da Tailândia. Para os habitantes locais, é um momento em que eles podem passar um tempo precioso com suas famílias e visitar templos para observar ritos antigos e fazer mérito. Não há dúvida de que é um momento fascinante para estar na Tailândia.

Em 2021, o “Thai Songkran Festival” foi selecionado pela Associação Internacional de Festivais e Eventos (IFEA) como um dos três principais festivais da Ásia.

O que vai fazer na Tailândia?

Sobre o Festival Songkran

A palavra Songkran vem do sânscrito e significa a passagem do sol de um signo do zodíaco para o outro. Isso significa que há 12 Songkrans a cada ano, mas a comemoração é realizada no início da passagem pelo signo de Áries, marcando o Ano Novo solar. (Crédito da foto acima: yourtripagent.com)

Para o viajante que desconhece muitas coisas sobre a Tailândia, o Songkran é o festival da água, considerado como o mais famoso festival da Tailândia. Sem dúvida alguma, é  um evento importante no calendário budista, este festival da água marca o início do tradicional ano novo tailandês. Trata-se do maior festival da Tailândia, onde as pessoas vão às ruas por cerca de 3 dias, celebrar o Ano Novo com muita água.

É de se acrescentar que a água é certamente um elemento importante no Songkran, especialmente em épocas mais recentes, quando o ato de jogar água se tornou uma grande parte das celebrações anuais. Quem já visitou a Tailândia durante a realização desse evento, se divertiram bastante  em meio a uma multidão de pessoas batalhando entre si com baldes e pistolas de água, encharcando assim qualquer um que esteja nas proximidades.

Voltar

Powered by 12Go system
Seguro Viagem Asia

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode