Seguro Viagem para o Brasil

27/04/2021 14:34

O seguro viagem internacional é amplamente conhecido pelos viajantes, mas e a respeito do seguro viagem Brasil? Ainda há muitas questões referentes ao serviço quando prestado em território nacional.

por redação (com informações Real Seguro Viagem*)
Pôr do Sol, Brasil - Crédito da foto: Melisa Estefania | Pixabay

Seguro Viagem - Cotação online >

Olinda, PE, Brasil (Ano VII)
- Sendo viajar assegurado uma questão importantíssima − independente de qual será o destino do turista −, entender como funciona e quais são os serviços prestados pela seguradora é fundamental.

Ver vídeo - O Brasil em 3 minutos (Ministério do Turismo)

Questões sobre o funcionamento do seguro viagem nacional, sua obrigatoriedade, valores, dentre outras dúvidas, costumam ser levantadas entre os futuros turistas.

O que é o seguro viagem Brasil?

Saber do que realmente o que significa o seguro viagem Brasil é fundamental. Por mais que pareça intuitivo, ainda há muitas pessoas que não sabem exatamente do que se trata esse tipo de serviço.

O maior equívoco, por exemplo, é pensar que o seguro cobre somente questões médicas e hospitalares. Esses serviços devem constar obrigatoriamente no contrato, no entanto, há muitos outros benefícios.

Os pacotes são variados e é possível escolher serviços relacionados à hospedagem, voos, problemas com bagagens, benefícios extras, dentre outras coisas.

Resumindo, o objetivo do Seguro Viagem é indenizar o cliente caso ele use − em viagem − algum dos serviços que constem no contrato. Isentando, assim, o viajante de arcar com o valor real de todas as despesas.

Há a necessidade de viajar assegurado em território Nacional?

Muitos brasileiros se perguntam a respeito da necessidade do seguro viagem Brasil. É reconhecida a importância desses serviços em território estrangeiro por conta de uma cultura, gastronomia, língua e costumes diferentes.

Enxergar a necessidade do seguro em território nacional já é um pouco mais difícil, no entanto, viajar assegurado aqui é tão importante quanto para o exterior.

O primeiro ponto é: a maioria dos planos de saúde não oferece uma cobertura nacional. Dessa forma, mesmo que o viajante já tenha plano de saúde e encontre uma filial na cidade isso não significa que não pagará pelos serviços.

O segundo ponto é: atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não é segredo que, no Brasil, o sistema público de saúde é precário. Depender dos pontos de saúde municipais pode não ser uma boa ideia.

Além disso, o valor do seguro viagem Brasil é realmente barato. É possível encontrar ofertas que caibam no bolso de qualquer família, para qualquer lugar do Brasil.

Ou seja, não há o porquê de não viajar assegurado. É barato, confortável, cômodo e, claro, seguro.

Quais são os principais itens de cobertura do seguro viagem Brasil?

Para o viajante, avaliar quais são os itens de cobertura contidos no pacote é o principal passo. Estar ciente do que está assegurado ou não evita diversos problemas.

Os serviços relacionados às questões médicas e hospitalares devem, obrigatoriamente, constar no contrato. Despesas hospitalares, médicas e odontológicas são previstas por lei.

O translado do corpo, indenização por morte ou morte acidental e indenização por invalidez permanente total ou parcial também são itens que devem constar no seguro viagem Brasil.

No entanto, esses são apenas as coberturas mais básicas e há pacotes muito mais completos.

Problemas com voos, bagagens e hospedagens são relativamente comuns. Muitas das malas são perdidas no aeroporto ou voos são cancelados, por exemplo.

Não é uma situação de emergência gravíssima – como no caso de emergências médicas –, apesar disso, causa um grande incômodo e desconforto ao viajante.

Diversas seguradoras incluem assistência para esses eventos no contrato, garantindo que a viagem do turista seja a mais tranquila possível. Além disso, alguns benefícios VIPs também podem ser atribuídos.

De qualquer maneira, é fundamental que o cliente cheque muito bem o contrato e avalie os itens de cobertura.

Também é importante avaliar qual o valor destinado a cada um deles e se estes são coerentes com os valores cobrados.

Outro ponto importante é a respeito das cláusulas. Muitos contratos não arcam com despesas médicas se a causa for proveniente de atividades radicais, por exemplo.

Como funciona o seguro viagem nacional?

Seja o seguro viagem Brasil ou qualquer outro seguro, há duas formas principais de acionar os serviços: assegurado ou seguradora paga inicialmente pelos serviços.

A primeira forma acontece da seguinte maneira: o viajante requer um serviço – como um serviço médico, por exemplo – e ele mesmo arca com as despesas.

No final da viagem todas as notas fiscais devem ser encaminhadas à seguradora para que a agência faça as devidas verificações para o reembolso.

A segunda opção pode parecer mais vantajosa, no entanto, quando a seguradora arca com as despesas logo de início alguns empecilhos podem aparecer.

Normalmente a agência de seguros requer que o viajante faça um aviso prévio e/ou que se consulte em locais credenciados. A princípio isso pode não parecer um problema, mas em emergências este procedimento pode atrapalhar.

Qual é o valor médio do seguro viagem nacional?

O valor do Seguro Viagem é variado e há muitos motivos para isso. O primeiro deles é, obviamente, a quantidade de itens de cobertura que constam no contrato.

Se o pacote for muito completo, obviamente será mais caro. O valor máximo a ser gasto com cada item também é considerado, no entanto, esses valores costumam ser parecidos de um contrato para o outro.

Determinados períodos do ano também podem fazer o preço subir. E, claro, que cada seguradora impõe o seu próprio preço nos pacotes.

É importante que o viajante avalie o custo x benefício de cada oferta antes de assinar com a seguradora.

Como encontrar o melhor seguro viagem Brasil?

Seguro Viagem Geral

Escolher qual é o melhor seguro viagem Brasil não é nada fácil. Não é possível elencar o melhor seguro nacional, pois cada caso é um caso e cada viajante requer as suas próprias exigências dentro do contrato.

Sendo assim, como encontrar a melhor opção? Estudar cada pacote manualmente e fazer uma comparação é praticamente inviável e, por isso, que contar com a ajuda de agências de cotação de seguro é fundamental.

A Real Seguro Viagem por exemplo, é uma agência de cotação de seguro viagem Brasil – e muitos outros – que encontra o melhor pacote, sempre pensando no viajante e na relação de custo x benefício.

*Você acabou de ler um texto publicitário. Este aviso representa nosso compromisso e transparência diante de sua opinião.

 

Voltar

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode