Salar de Uyuni, Bolívia, um importante destino turístico

16/11/2023 08:24

O salar foi formado como resultado de transformações entre diversos lagos pré-históricos

por redação
(com informações Wikipédia, Civitatis e 12Go)
Crédito da foto: shallwegohometravel.com

Olinda, Pe, Brasil (Ano XI) - Salar de Uyuni é considerado como o maior e mais alto deserto de sal do mundo, com cerca de 10.582 quilômetros quadrados e está a 3.656 metros acima do nível médio do mar. O salar foi formado como resultado de transformações entre diversos lagos pré-históricos. Ele é coberto por alguns metros de uma crosta de sal, que tem um nivelamento extraordinário com as variações de altitude média de menos de um metro ao longo de toda a área do Salar. A crosta serve como uma fonte de sal de cobre e de uma piscina de salmoura, que é extremamente rica em lítio.

Ele contém de 50 a 70% das reservas mundiais de lítio, recurso que está no processo de ser extraído. A área grande, o céu claro e o nivelamento excepcional da superfície fazem do Salar um objeto ideal para calibrar os sensores de satélites de observação da Terra.

O Salar serve como a principal via de transporte em todo o Altiplano boliviano e é um importante terreno fértil para várias espécies de flamingos cor de rosa.

Turismo

Além da extração de sal, o Salar de Uyuni é também um importante destino turístico. No período de chuvas, o Salar se assemelha a um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim os passeios ficam restritos a algumas áreas. Entretanto, entre abril e novembro todo o deserto de sal fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica. Além do deserto de sal, as ilhas e as lagoas coloridas onde se vê os flamingos, é possível num mesmo percurso conhecer lagoas de águas termais, sendo uma delas formada de piscinas e a outra natural. Também existem gêiseres que exalam vapor a uma temperatura de 38°C, a mesma temperatura da água. (Crédito da foto acima: my-greatest-world-destination.blogspot.com)

Outros atrativos do Salar são o Hotel de Sal Playa Blanca, uma construção no meio do deserto, toda feita com blocos de sal, dos tijolos aos móveis, que encontra-se no meio do salar; a Praça das Bandeiras, que fica em frente ao hotel desativado e contém várias bandeiras, desde bandeiras de países, até bandeiras de clubes de futebol; e o "Monumento ao Rally Dakar", construído de sal para representar a passagem do Rally Dakar pelo Salar de Uyuni. (Fontes: Wikipédia e Civitatis) (Crédito da foto acima: diariodelviajero.com)

Uyuni: melhores atrações
(Fonte: TripAdvisor)

Atividades turísticas guiadas

3 dias pelo Salar de Uyuni e seus desertos

O Cemitério de Trens, o Salar de Chiguana, a Lagoa Cañapa e o Deserto de Dalí. Descubra o melhor do Salar de Uyuni e seus desertos em 3 dias.

3 dias - Espanhol e inglês - Excursões de vários dias

Excursão ao Salar de Uyuni

Deixe-se cativar pelo Salar de Uyuni. Você já imaginou passear pelo maior deserto de sal do mundo? Você verá o pôr-do-sol em um lugar mágico.

8 - 10h - Espanhol e inglês - Excursões de um dia

Tour de 4 dias por Uyuni finalizando em La Paz

Descubra a beleza do vale de Potosí com este tour saindo de Uyuni e finalizando em La Paz. Você visitará o Salar de Uyuni, as lagoas coloridas e mais!

4 dias - Espanhol e inglês - Excursões de vários dias

Excursão privado ao Salar de Uyuni ao amanhecer

Viva um amanhecer inesquecível no Salar de Uyuni com esta excursão. Você ficará apaixonado pelas paisagens únicas que verá na Bolívia!

3h30m - Espanhol - Excursões de um dia

Excursão privada ao salar de Uyuni

O maior deserto de sal do mundo espera por você nesta excursão privada ao Salar de Uyuni. Você desfrutará de suas paisagens com um guia exclusivo.

9 - 11h - Espanhol ou inglês - Excursões de um dia

O que vai fazer em Uyuni?

Como chegar

Para quem está no Brasil, o primeiro passo é embarcar em um voo até Santiago do Chile. Atualmente, há voos diretos entre Guarulhos e Santiago com a Tam, Lan, Gol e Sky; partindo do Aeroporto do Galeão, há voos com a Lan e Tam. O segundo passo é pensar no trajeto entre Santiago e Calama, que tem cerca de 2h de duração - as duas empresas que operam nesse trecho são a Lan e a Sky.

Outra opção para viajar entre Santiago e Calama ou mesmo entre Santiago e San Pedro de Atacama, é utilizar os ônibus. As viagens de ônibus no Chile são bastante confortáveis, o "porém" é que a viagem entre a capital chilena e San Pedro dura quase 24h.

Entre Calama e San Pedro de Atacama são cerca de 100 km de viagem. Esse trajeto pode facilmente ser feito com agências de transfer. Confira aqui.

Rotas Populares de transportes em Bolívia

Estatísticas de voo para Uyuni

  • Uyuni Joya Andina Airport é o aeroporto mais próximo de Uyuni.
  • Toda semana, pelo menos 7 voos domésticos saem de Aeroporto de Uyuni (Joya Andina).

Hospedagem em Uyuni, Bolívia
Mais buscados | 1 noite para 2 adultos
Este ranking é baseado nos comentários dos hóspedes e na popularidade medida por reservas e leads.



Hotel De Sal Luna Salada
4 estrelas | Excelente, 8,7 (273 avaliações)

O que oferece: estacionamento grátis, Wi-Fi grátis



 Hotel Jardines De Uyuni 
3 estrelas | Excelente, 8,8 (357 avaliações)

O que oferece: Wi-Fi grátis, café da manhã grátis



Hotel Jumari
2 estrelas | Excelente, 8,9 (178 avaliações)
Pontos de interesse próximos: Archaeological Museum, Train Cemetery

O que oferece: café da manhã grátis, cancelamento grátis



Hotel Palacio De Sal
4 estrelas | Excelente, 9,0 (273 avaliações)

O que oferece: estacionamento grátis, café da manhã grátis, Wi-Fi grátis



Le Ciel d'Uyuni
2 estrelas | Bom, 7,5 (471 avaliações)

O que oferece: estacionamento grátis, café da manhã grátis, cancelamento grátis

Mais ofertas de hospe dagem ►

Voltar

Ingressos mais populares NBA (Basketball)

Arte 300x250

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode