Saiba quais vacinas são necessárias para viajar

por redação
Imagens: Reprodução/Divulgação

Jacytan Melo Passagens | Sua próxima viagem começa aqui!
- É comum, antes de se preparar para uma viagem, se preocupar com os detalhes essenciais como passagens aéreas, vistos, limite de bagagem, seguro viagem e outros detalhes. Afinal, essa é uma preocupação natural de qualquer viajante. Seja para viagem no Brasil ou exterior.

Real Seguro Viagem - Comparação de seguradoras em tempo real. Consultoria para contratação. Suporte até o fim da viagem. Clique e confira!

Um detalhe que passa despercebido é a questão da vacina. Esse é um fator que se deve levar em consideração pois se trata de uma medida de segurança. Um dos pré-requisito para entrar em alguns países é a vacinação.

Conheça 4 tipos das principais vacinas para viajar.

1 - Febre Amarela

Essa é um tipo de vacina bastante essencial tanto para viagens nacionais ou internacionais. No Brasil, algumas regiões do Brasil ainda são motivos para preocupação devido as epidemias dessa doença, tendo o mosquito como agente transmissor.

Real Seguro Viagem - Melhor preço garantido para seu Seguro Viagem. Compare agora!

Se o viajante estiver nos planos de viagem para dessas regiões, é bom se precaver. Confira:

  • Norte: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins;
  • Nordeste: Maranhão;
  • Centro-oeste: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;
  • Sudeste: Minas Gerais.

Se o destino for países estrangeiros, como África do Sul, Austrália, Egito, Indonésia, México e Tailândia, que requerem a vacina contra a febre amarela, o viajante deve antes consultar no site da Anvisa, onde lista países que exigem vacinação.

Real Seguro Viagem - Proteção é fundamental especialmente em destinos internacionais.

2 - Febre Tifoide

A febre tifoide, o seu agente transmissor se dá através do contato com bactérias presentes em secreções de pessoas infectadas.

Ocorre muito em regiões com condições precárias de saneamento básico e higiene pessoal. A febre tifoide também é frequente nos locais mencionados acima. O correto é tomar as vacinas contra as duas doenças como forma de prevenção.

É bom evitar beber água de fontes desconhecidas e ingerir alimentos crus, não lavados corretamente ou que seja de procedência duvidosa.

3 - Gripe

A vacina contra gripe é importante tomar antes de qualquer viagem (idosos, mulheres grávidas, portadores de doenças que prejudicam a imunidade, profissionais da saúde e crianças). A maioria dos países sofrem com a disseminação da doença em épocas do ano.

4 - Hepatite A e B

Para qualquer viagem da região do Brasil, especialmente Norte ou Nordeste, a vacina contra hepatite A e B é recomendada.

5 - Outras

O viajante de posse do conhecimento sobre as principais vacinas antes embarcar, é bom lembrar que alguns lugares específicos, como países do extremo oriente, podem ter recomendações adicionais. A vacina contra encefalite japonesa B é necessária.

A vacina contra meningite meningocócica A e C é obrigatória para os que visitam a região sub-saárica da África, conhecida como “cinturão da meningite”.

Seguro viagem com 10% de desconto em todos os planos, +5% no boleto ou em até 6 vezes no cartão.

Mas, não é só a vacina que o viajante deve se preocupar. O seguro viagem é outro item que deve ser levado em consideração. Não custa caro e livre de eventuais e futuras preocupações durante uma viagem, como despesas médicas, extravio de bagagem. Faça pequenas economias, guardando um pouco de dinheiro antecipadamente. Na hora da decisão da viagem já está com o valor suficiente para adquirir o seguro. Portanto lembre-se, mesmo protegido das doenças, com a prevenção das vacinas, precaução é necessária.