Saiba como se preparar para uma viagem no exterior e evitar dificuldades

Publicado por redação Embarque na Viagem - Seguros Promo
Imagens: reprodução/divulgação

Jacytan Melo | Travel & Tourism
- É fato que para a viagem internacional ser um sucesso, é preciso um planejamento. Organizar as férias é importante para que você aproveite os passeios com tranquilidade e livre de aborrecimentos e surpresas desagradáveis.

Mas como se preparar para uma viagem no exterior? Confira as dicas!

Tenha toda a documentação

Esteja com a documentação em dia e tire cópias para “andar” com você em cada passeio. Para isso, considere separar tudo o que precisa com bastante antecedência. Verifique a validade do seu passaporte, vistos, vacinas e todas as documentações que o destino exige. Essas informações estão disponíveis na internet, consultando seu agente de viagens ou telefonando para o consulado.

Faça reserva antecipada

Se você pretende viajar no período das férias escolares, principalmente, deve reservar o quanto antes as passagens, o hotel e o aluguel do carro, caso queira conhecer lugares do destino escolhido dirigindo. Além de não correr o risco de ficar sem reservar, você ainda aproveita excelentes descontos.

Prepare o roteiro

Você já escolheu o destino, mas nunca o visitou, então faça uma busca na internet sobre as atrações da região. Confira todas as informações necessárias e faça o seu próprio roteiro com os pontos turísticos que deseja visitar. Assim, você aproveita muito mais o seu passeio conhecendo lugares interessantes.

Faça um checklist

Dias antes do embarque, faça um checklist para não correr o risco de se esquecer de nada e não levar coisas desnecessárias. Se achar que a sua lista está grande, dê um tempo e volte a olhá-la, cortando o máximo possível de itens.

Cuide da parte financeira

Você não deve se preocupar apenas com o dinheiro que levará para a sua viagem ao exterior. Além dos gastos com o voo, hospedagem, passeios, alimentação e presentes, é importante deixar suas contas que vão vencer durante o período de viagem, em débito automático. Isso evitará multas e juros por atraso.

Faça um curso de inglês

Se você fala inglês fluente, considere aprimorar as suas habilidades. Caso não tenha, saiba que é essencial ter pelo menos uma noção do inglês para viajar. Você não precisa dominar a língua, mas vai precisar entender algumas coisas lá fora. Aproveite e faça um curso de inglês online para aprimorar o seu conhecimento, isso será de grande ajuda.

Confira a previsão do tempo

Verifique qual é a estação do ano no destino escolhido e prepare a sua mala de acordo. Considere levar roupas de frio, caso seja verão por lá, ou de calor, no caso de inverno. Afinal, é melhor evitar imprevistos e gastos desnecessários com roupas, concorda?

Tenha um guia de bolso

Embora a internet ofereça muitas facilidades, é importante contar com um guia de bolso, principalmente se você se aventurar na natureza. Esse guia oferece dicas de restaurantes, passeios, hospitais, telefones emergenciais, pontos turísticos, estações de metrô, entre outras informações.

Conheça as leis do país a ser visitado

Para adentrar em território estrangeiro, é importante que você conheça as leis e requisitos desse país. Vale saber que cada lugar tem suas exigências a respeito da entrada de estrangeiros. Consulte o consulado ou embaixada para se informar sobre as leis e documentos necessários. Caso você tenha qualquer problema com autoridade por lá, saiba que é seu direito ligar para embaixada e consulado brasileiro.

Ande com telefones e endereços para emergências

Tenha sempre com você telefones e endereços para possíveis emergências. Entre eles, o das embaixadas e consulados brasileiros, parentes e amigos do Brasil e do hotel em que está hospedado. Aproveite e deixe anotado, junto a essas informações, dados para possíveis emergências médicas, como alergias, seguro de viagem e outros.

Atente-se a sua bagagem

Por mais seguro que um país seja, ele não está isento de roubos, portanto, jamais se distancie de seus pertences. No hotel, considere guardar itens de valor nos cofres, mas indicamos que você não viaje com eles.

Medicamentos

Informe-se sobre a fiscalização sanitária e, se faz uso de medicamentos contínuos, não se esqueça da prescrição médica. Esses medicamentos devem ficar junto à bagagem de mão e em sua caixa original para evitar problemas. Atente-se também às regras sobre excesso, por exemplo, insulina não pode exceder o limite de 100 ml ou 3.4oz.

Com essas dicas fica muito mais fácil se preparar para uma viagem ao exterior e evitar dificuldades. Então, boa viagem!