Portugal se consolida como um dos principais destinos de surf da Europa

25/09/2023 07:21

O país desfruta de praias ao longo da sua costa e com uma diversidade de ondas que poucos no mundo se podem gabar

por redação
(com informações Brasilturis e Euro Dicas)
Crédito da foto: tripadvisor.pt

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - No país mais ocidental da Europa, não é exagero dizer que se pode surfar em 365 dias do ano, de norte a sul, incluindo as ilhas. E esse não é o único motivo que faz de Portugal um dos principais destinos europeus quando o assunto é pegar onda. O país desfruta de praias ao longo da sua costa e com uma diversidade de ondas que poucos no mundo se podem gabar. Tudo isso, aliado a mais a quase 300 dias de sol por ano, tem atraído cada vez mais surfistas de todas as partes do mundo. Afinal, num raio de 100 km, é possível encontrar mais de 200 ondas diferentes para surfar.

Portugal é uma das capitais mundiais do surf. A World Surf League (WSL), entidade mais relevante do esporte, escolheu o país para realizar as principais provas do calendário mundial, o que mostra bem o potencial luso e a diversidade de ondas que são uma das maiores atrações da costa portuguesa. Portugal está, de fato, no mapa dos principais torneios, em todas as categorias.

O Turismo de Portugal tem apostado no esporte como um dos ganchos de promoção, de tal modo que Portugal é hoje reconhecido internacionalmente como o melhor destino de surf da Europa. Ele representa um estilo de vida bem português, que alia a relação do mar e com a natureza. O país carrega características amplamente favoráveis, como a boa localização, o clima apropriado durante todo o ano, custos acessíveis e ótimas infraestruturas. E cada vez mais não se tem idade para pegar ondas.

Para alavancar a promoção desta modalidade, dentro e fora do país, o Turismo de Portugal criou a marca Portuguese Waves, que tem percorrido o areal das praias de diversos países, como Espanha, França e agora Brasil, promovendo as ondas e características ímpares, que fazem de Portugal um novo spot do surf. (Crédito da foto acima: filsurf.com)

Um dos mais conhecidos spots é Peniche, na região central, onde se realiza a etapa portuguesa do Mundial, mais precisamente na Praia de Supertubos, cujo nome já indica a grande presença de ondas tubulares de até quatro metros, além de ser reconhecida pela sua qualidade ambiental.

Aos que se aventuram nas grandes ondas, o pico é a cidade de Nazaré, conhecida mundialmente pelas big waves da Praia do Norte, onde está a maior onda do mundo: são mais de 40 metros, o que coloca Nazaré no livro dos recordes e atrai muitos surfistas de todo o mundo que são especializados em ondas gigantes, sendo palco de uma etapa do Big Wave Tour. (Crédito da foto acima: tripadvisor.pt)

A Ericeira, Santa Cruz e Figueira da Foz, são também referência para surfar no centro do pais. Para quem quer pegar ondas na região de Lisboa, por exemplo, há spots em Carcavelos, Costa de Caparica e Guincho. No Norte, há praias como Espinho e Matosinhos, na região do Porto.

Para quem busca surfar no sul do país, destaque para Sagres, Cordoeira e praia do Amado, no Algarve (foto) e a costa vicentina, no Alentejo, que também oferecem praias para todos os níveis de dificuldade. Por fim, as ilhas também têm suas ondas, com destaque para as praias das Contendas e de Santa Bárbara, nos Açores, e Lugar de Baixo, na Madeira.

Com ondas simples e complexas, tubos e big waves, Portugal oferece uma grande diversidade de praias para a prática do esporte em toda a sua costa. Cabe ao surfista escolher o melhor pico e pegar ondas onde quiser – além de ter a oportunidade de conhecer um país único, autêntico e genuíno, e de um povo que gosta de receber bem todos os que o visitam.

Save on your hotel - hotelscombined.com

Voltar

Compre ingressos online FC Barcelona
Save on your hotel - hotelscombined.com

Seguro Viagem Europa
Portal das Malas

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode