Pirenópolis, Goiás, um ambiente de extrema beleza natural

20/12/2023 08:13

Pirenópolis é conhecida em todo o Brasil por suas festas populares, com destaque para as "Cavalhadas", instituídas em 1826

por redação
(com informações: pirenopolis.tur.br e Wikipédia)
Crédito da foto: agitapirenopolis.com.br

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - Pirenópolis é uma pequena cidade do interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional, que conserva seu aspecto antigo e bucólico, cercada de morros e cachoeiras. Um retrato vivo da história goiana, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural.

Pirenópolis é conhecida por suas cachoeiras e arquitetura colonial portuguesa, além de uma festa popular envolvendo cavalos montados chamada Festa do Divino Espírito Santo, que acontece 45 dias após a Páscoa.

Turismo

As principais atrações incluem a Igreja Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte, a igreja mais antiga de Goiás, e a Igreja Nosso Senhor do Bonfim. Possui também uma colônia hippie que comercializa roupas e ourivesaria.

Festas de Cavalhadas

Hoje Pirenópolis é conhecida em todo o Brasil por suas festas populares, com destaque para as "Cavalhadas", instituídas em 1826, nas quais cavaleiros representando mouros e cristãos recriam uma batalha travada por Carlos Magno. Essa tradição, que faz parte da Festa do Espírito Santo, foi trazida para a cidade pelos colonizadores portugueses. (Foto acima: Cavalhadas/cidadedepirenopolis.blogspot.com)

As Festas de Cavalhadas apresentam um desfile que começa com uma fanfarra de corneta anunciando as páginas do cavaleiro, depois os cavaleiros montados exibindo suas cores. Usando capacetes de papel machê, os cavaleiros cristãos usam azul, os mouros usam vermelho.

A batalha dura três dias e atrai milhares de visitantes à cidade. As Cavalhadas decorrem em trajes medievais, com destaque para a batalha simulada, realizada na praça de touros da cidade. Os mouros invariavelmente são derrotados e convertidos ao cristianismo. Cavalhadas

Seguro Viagem Brasil

Atrações turísticas em Pirenópolis
Lugares para ver, maneiras de explorar e experiências típicas

Hospedagem em Pirenópolis

Pirenópolis conta mais de uma centena de opções de hospedagem, entre hotéis, pousadas, campings, casas e chácaras para aluguel de temporada, suítes e quartos. Oferece uma excelente infraestrutura para feiras, congressos, eventos esportivos, shows etc.

As melhores opções de hotéis e pousadas em Pirenópolis



Pousada Villa Das Pedras
2 estrelas | Excelente, 8,1 (3.333 avaliações)

O que oferece: estacionamento grátis, Wi-Fi grátis, café da manhã grátis, cancelamento grátis



Pousada Flores do Cerrado
3 estrelas | Excelente, 9,0 (362 avaliações)

O que oferece: Wi-Fi grátis, café da manhã grátis



Pousada Casa Grande
3 estrelas | Excelente, 8,7 (682 avaliações)

O que oferece: estacionamento grátis, Wi-Fi grátis, café da manhã grátis



Viagem Sustentável
Pousada Tajupá
3 estrelas |Excelente,  9,4 (304 avaliações)

O que oferece: Wi-Fi grátis, café da manhã grátis, cancelamento grátis



Viagem Sustentável
Pouso, Café e Cultura
1 estrelas | Excelente, 9,1 (210 avaliações)

O que oferece: estacionamento grátis, Wi-Fi grátis, café da manhã grátis

Mais ofertas de hospedagem ►



Como chegar

A cidade de Pirenópolis está localizada no estado de Goiás, distante 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, praticamente no meio do caminho entre elas. As duas capitais são boas portas de entrada para quem viaja a partir de outros estados. Os aeroportos mais próximos de Pirenópolis são o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) — distante 151 km — e o Aeroporto de Goiânia Santa Genoveva (GYN) — distante 120 km. Em Pirenópolis, não chegam voos comerciais, por isso o último trecho obrigatoriamente será por via terrestre, seja de carro ou de ônibus. As estradas que levam a Pirenópolis são de boa qualidade e foram recentemente recuperadas, tornando a viagem mais rápida e segura. (Fonte: Melhores Destinos - Monique Renne)

Voltar

Ingressos mais populares NBA (Basketball)

Seguro Viagem Brasil

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode