Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é reaberto para visitantes

16/07/2020 08:03

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabriu na última quinta-feira (09) mais um importante atrativo turístico do país: o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

por redação Diário do Turismo - GetYourGuide
Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro - Foto: reprodução

Seguro Viagem - Cotação online >

Olinda, PE, Brasil (Ano VI) -
A retomada das atividades no local acontece de forma gradual, obedecendo a todas as medidas para garantir a segurança sanitária dos visitantes. Em junho outros parques foram reabertos: Aparados da Serra e Serra Geral, no Rio Grande do Sul, o de Brasília e o de Foz do Iguaçu (PR).

Fuja das filas nas maiores atrações no mundo todo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no GetYourrGuide. >

Entre as medidas adotadas, está a redução no número de visitantes e o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Além disso, o uso de cachoeiras, duchas, reservatórios, pequenas lagoas e a realização de confraternizações nas áreas abertas ainda não será permitida. Também não será possível o acesso aos mirantes e áreas de convivência ao ar livre, como espaços para piquenique e churrasco. O Cristo Redentor não estará aberto nesse momento.

Compre sua passagem rodoviária em até 12 vezes nos principais cartões de crédito e pelo Mercado Pago >

Para alertar a população, o parque está todo sinalizado com cordões de isolamento nas áreas onde não estão permitidas a circulação e serão instalados banners com regras gerais para o funcionamento do parque. Devido à diversidade de atividades realizadas no local, outros protocolos devem ser estabelecidos: para o funcionamento da rampa de voo livre,  do Parque Lage, além de orientações para as atividades voltadas aos operadores de turismo que atuam nos limites da unidade de conservação.

 Pesquise passagens aéreas baratas. A melhor maneira de comprar voos baratos > 

Segundo o ICMBio, o Parque Nacional da Tijuca recebeu no ano passado quase 3 milhões de pessoas e é o campeão de visitas no Brasil. Desde o mês de março, as atividades de visitação nos parques nacionais e demais unidades de conservação foram suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus.

Sobre o Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada integralmente na cidade do Rio de Janeiro.

Economize até 75% - Detecta Hotel ajuda o viajante a economizar até 75% em sua oferta de hotel em Rio de Janeiro. Escolha e Reserve Agora! >

Entre os pontos turísticos do parque, trilhas, grutas e cachoeiras, encontram-se marcos famosos da cidade, como a Pedra da Gávea, o Corcovado, e o Pico da Tijuca, ponto mais alto do parque, elevando-se 1.022 metros acima do nível do mar. De relevo montanhoso, inclui áreas do Maciço da Tijuca. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Rotas de transportes em Brasil. Escolha seu destino e compre seu bilhete >

A área é composta por vegetação secundária, uma vez que é fruto de um reflorestamento promovido à época do Segundo Reinado, quando se tornou patente que o desmatamento causado pelas fazendas de café estava prejudicando o abastecimento de água potável da então capital do Império. Vivem, no parque, mais de 230 espécies de animais e aves: entre eles, macaco-prego, quati, cutia, cachorro-do-mato, sagui, beija-flor e sabiá.

O parque funciona diariamente das 8h às 17h, e até às 18h no verão. (No momento, devido a pandemia, existe restrições) Suas muitas estradas permitem visitá-lo a pé, de bicicleta, motocicleta, auto e ônibus. Para conhecer a Estátua do Cristo Redentor e o espetacular Mirante do Corcovado, é oferecida também a opção do trem, com percurso pela Estrada de Ferro Corcovado, que se inicia na Estação localizada na Rua Cosme Velho. Diversas empresas de turismo fazem circuitos no parque em veículos especiais. Também de helicóptero, o Parque Nacional da Tijuca pode ser observado, sendo possível contratar um voo panorâmico na área do Mirante Dona Marta. (Fonte: Wikipédia.org)

O parque, que possui 3 972 hectares, é a quarta maior área verde urbana do país, superada apenas pelo Parque Estadual da Cantareira (7 916,52 hectares), da Reserva Floresta Adolfo Ducke (10 000 hectares) em Manaus e do Parque Estadual da Pedra Branca (12 500 hectares).

Rotas de destinos populares em Brasil

Para onde você pode ir do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro → São Paulo Rio de Janeiro → Angra dds Reis
Rio de Janeiro → Fortaleza Rio de Janeiro → Minas Gerais
Rio de Janeiro → Belo Horizonte Rio de Janeiro → São Paulo
Rio de Janeiro → Brasília Rio de Janeiro → Sao Luis Airport
Rio de Janeiro → Vitória Rio de Janeiro → Aeroporto de Congonhas
Rio de Janeiro → Santos Rio de Janeiro → Espírito Santo
Rio de Janeiro → Maranhão Rio de Janeiro → São Paulo
Rio de Janeiro → Santa Catarina Rio de Janeiro → Montes Claros
Rio de Janeiro → Sao Luis Rio de Janeiro → O porto de Santos
Rio de Janeiro → Florianópolis Rio de Janeiro → Indaiatuba

 

Voltar

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode