Ouro Preto, Minas Gerais, cidade de um rico e variado ecossistema em seu entorno

01/12/2023 09:40

A Cidade Histórica foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, título que recebeu em 1980

por redação
(Fontes: ouropreto.mg.gov.br e Wikipédia)
Crédito da foto: virtourist.com

Olinda, PE, Brasil  (Ano XI) - Visit Brazil - Ouro Preto, Minas Gerais, localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Ouro Preto chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina, contando com cerca de 40 mil pessoas em 1730 e, décadas após, 80 mil, mas é bom lembrar que a área de Villa Rica/Ouro Preto era muito maior englobando as atuais Congonhas, Ouro Branco e Itabirito. Àquela época, a população de Nova York era de menos da metade desse número de habitantes e a população de São Paulo não ultrapassava 8 mil.

A Cidade Histórica foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, título que recebeu em 1980. Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.

O que ver e fazer em Ouro Preto

Ecoturismo - Apesar de ter a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu. (Crédito da foto acima: turismoouropreto.com)

Um dos pontos de ecoturismo frequentado tanto por turistas como também por moradores é o Horto dos Contos. Fundado em 1799, o parque foi o segundo jardim botânico criado no Brasil, em uma área de 32 hectares de extensão, oferecendo 2,5 km de trilha em pleno centro histórico. (Foto acima: Horto dos Contos/jornalvozativa.com)

No município está localizada também a Estação Ecológica Estadual Tripuí, uma unidade de conservação mantida pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais.

O que vai fazer em Ouro Preto?

Outras atrações

Turismo guiado

Como chegar

De avião

  • Ouro Preto está a 97 km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Belo Horizonte, MG).
  • 23 companhias aéreas operam voos saindo de Aeroporto Internacional Tancredo Neves.
  • Aeroporto Internacional Tancredo Neves oferece voos sem escalas para 29 cidades.
  • Toda semana, pelo menos 1.082 voos domésticos e 8 voos internacionais saem de Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

De ônibus

De Belo Horizonte para Ouro Preto - O tempo de viagem em ônibus entre Belo Horizonte e Ouro Preto é de aproximadamente 2h15m e cobre uma distância aproximada de 134 km. Operado por Passaro Verde, o serviço de ônibus entre Belo Horizonte e Ouro Preto parte de Belo Horizonte e chega a Ouro Preto Bus Station.

De carro

Aluguel de carros em Ouro Preto, MG, Brasil com a Rentcars - Aproveite para facilitar a sua viagem e não se preocupar com isso depois!

Hospedagem em Ouro Preto



Hotel Solar do Rosário
3 estrelas | Excelente, 8,7 (870 avaliações)

O que oferece: Wi-Fi grátis, estacionamento grátis



Hotel Pousada Classica
4 estrelas | Excelente, 9,1 (1.348 avaliações)

O que oferece: Wi-Fi grátis, café da manhã grátis, estacionamento grátis



Grande Hotel de Ouro Preto
3 estrelas | Excelente, 8,6 (1.616 avaliações)

Mais ofertas de hospedagem

Voltar

Arte 300x250

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode