O que todo viajante precisa tomar conhecimento antes de alugar um carro

11/08/2023 07:25

Os veículos são divididos por categoria, variando entre modelos populares (pequenos), esportivos, espaçosos e potentes.

por redação (com informações Rentcars*)
(Publicado em 16.11.22 - Atualizado em 11.08.23)
Foto: ilustração/reprodução

Olinda, PE, Brasil (Ano X) - O viajante que vai alugar um carro para desfrutar de mais facilidade de locomoção em seu destino escolhido, deve ficar atento sobre alguns detalhes para evitar dores de cabeça na hora da locação do automóvel. A Rent cars.com dá algumas dicas para o viajante no processo de aluguel de carro. Confira abaixo.

DOCUMENTAÇÃO - Um dos requisitos básicos básicos para alugar é o condutor possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida há mais de um ano e e seja válida durante todo o período que for utilizar o carro. O documento original deve ser apresentado no momento da retira. É bom lembrar que alguns países fazem a exigência da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

IDADE DO CONDUTOR - É comum as locadoras aceitarem motoristas com idades acima de 21 anos. Os mais novos, de 19 a 20 anos, tem a opção de optar por determinadas categorias de automóveis, e normalmente pagam taxas extras se quiser alugar o carro.

CARTÃO DE CRÉDITO - Durante a retirada do carro, uma valor no cartão de crédito do locador fica bloqueado pela locadora. É preciso estar ciente se tem limite suficiente antes de viajar. Os valores variam de acordo com a categoria do carro escolhido, bem como o tempo de locação e as proteções escolhidas. Esse procedimento é realizado com fins de garantia e não há outra forma de realizar esse procedimento. O viajante pode utilizar o cartão de outra pessoa, desde que ela esteja presente no ato da locação. O valor será devidamente estornado quando o automóvel for devolvido em ordem. A locadora faz a solicitação para a operadora do cartão, que imediatamente comunica ao banco. O locador não precisa se preocupar: esse procedimento é habitual e ocorre em todas as empresas de locação de automóveis.

QUEM PODE DIRIGIR O VEÍCULO - O locador que deseja revezar com os companheiros de viagem precisa antecipadamente comunicar a a empresa de locação no momento da retirada. Para isso, é necessário cadastrar antes todos os viajantes que podem dirigir o veículo.

MODELO DO CARRO ESCOLHIDO - Os veículos são divididos por categoria, variando entre modelos populares (pequenos), esportivos,espaçosos e potentes. A escolha se faz no momento da reserva, onde o usuário escolhe a sua opção preferida. Na hora em que for feita a retirada, o modelos dos veículos veículos pode sofrer variação, mas sem fugir da categoria escolhida.

MULTAS - Se o condutor cometer alguma infração de trânsito, a locadora irá recebê-la. O nome do condutor que fez a locação será apresentado ao órgão competente e a empresa fará o pagamento, mas será cobrado do condutor, responsável pela locação, com uma taxa administrativa.

FICAR ATENTO AO COMBUSTÍVEL - Normalmente, um carro ao ser retirado da locadora é entregue com tanque cheio. No entanto, se o locador preferir não perder seu tempo abastecendo, pode pagar a taxa de combustível na devolução. Uma dica da Rentcars.com: fazer a compra, que é a mais econômica, na hora da retida do veículo.

HORÁRIO MARCADO - A locação tem horário certo para a retirada e devolução do veículo. Verificar se está devidamente higienizado na hora da entrega. Lembre-se de ser pontual, para não arcar com custo extra.

*Artigo patrocinado - Você acabou de ler um texto publicitário. Este aviso representa nosso compromisso e transparência diante de sua opinião.

  

Voltar

Seguro Viagem Geral

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode