Levei uma multa com carro alugado, e agora?

14/11/2023 10:24

Levou uma multa enquanto dirigia um carro alugado? Veja neste post como você vai receber a multa, como recorrer e se há alguma taxa adicional da locadora!

Escrito por Renan Campos | Rentcars.com*
Crédito da foto: definicionabc.com

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - Quem nunca entrou na contramão, atendeu ao celular enquanto dirigia ou não prestou atenção na placa e passou da velocidade máxima permitida? São erros que tentamos evitar, mas, vez ou outra, acabam acontecendo.

Se você levou multa com um carro alugado, preste atenção nas nossas dicas para saber o que você deve fazer.

Como a locadora sabe quem estava dirigindo o carro alugado quando ele leva a multa?

Quando acontece a infração de trânsito e a multa é registrada, o número da placa é gravado e o proprietário do carro é notificado. No caso dos carros alugados, o seu nome não estará na documentação do carro, mas a locadora saberá, pelos registros em seu sistema, quem estava com o carro alugado quando ele foi multado.

Além disso, quando você está preenchendo o cadastro no nosso site para efetuar a reserva, as informações sobre os seus documentos são enviadas à locadora. Durante a assinatura do contrato para a retirada do veículo, a locadora pedirá os documentos originais para conferir os dados e ver se tudo foi preenchido corretamente.

Para se preparar contra qualquer incidente ou multa, as locadoras ficam com uma fotocópia da sua carteira de habilitação, assim como as dos condutores autorizados (ou condutores adicionais). Assim, ela consegue identificar quem estava dirigindo no momento da multa e repassá-la para o condutor responsável.

Em quanto tempo a locadora avisa sobre a multa no carro alugado?

O intervalo entre a multa com o carro alugado e o contato da locadora é de, normalmente, três meses. Antes de pagar a multa, ela entrará em contato para informar que o valor será debitado do seu cartão de crédito (aquele utilizado para o valor caução).

Após o aviso, você poderá pedir à locadora mais detalhes sobre o incidente que levou à multa. O próprio DETRAN, responsável por emitir as multas, envia ao responsável (a locadora) um link com informações relativas à ocorrência e, para você não ter nenhuma dúvida, este mesmo link será enviado por e-mail para você.

Posso recorrer da multa que levei com carro alugado?

Se a cobrança é indevida e você não infringiu nenhuma lei de trânsito, faça um requerimento informando os erros encontrados na Notificação de Autuação, que podem ser: data errada, veículo diferente daquele que você estava conduzindo, via inexistente e lei inadequada para enquadramento da infração. Ou seja, se algo estiver incorreto, será necessário informar no pedido.

Juntamente com o requerimento é preciso anexar uma cópia de um Documento de Identidade, do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo e a Notificação da Autuação de Infração de Trânsito.

Como o veículo não é de sua propriedade, peça à locadora os dados referentes à reserva. Os documentos devem ser entregues ao órgão responsável pela autuação da multa.

Há alguma taxa adicional quando se leva uma multa com carro alugado?

Sim. Geralmente, o valor da taxa administrativa flutua entre 10% e 20%. Este valor é a soma de todas as despesas administrativas geradas em função da multa e a cobrança será feita diretamente no cartão de crédito utilizado no pagamento da locação ou bloqueio caução.

Algumas locadoras são rígidas em relação ao pagamento da multa. No contrato já há uma cláusula sobre isso e o condutor só poderá recorrer após efetuar o pagamento, por isso, fique atento!

Se você tem certeza que a multa foi indevida, entre com uma ação junto ao órgão de trânsito e, se for comprovado o erro, o reembolso será feito.

Qual o valor das multas?

As infrações são categorizadas em: leves (3 pontos na carteira), média (4 pontos), graves (5 pontos) e gravíssimas (7 pontos). O valor varia conforme a gravidade. A tarifa mais baixa de uma multa é numa infração leve, como buzinar em local indevido ou acender o farol alto desnecessariamente. Já ser pego falando ao celular é uma infração gravíssima.

E atenção: se a infração resultou em apreensão do veículo, as despesas decorrentes deste processo, como reboque, despachante e depósito, também ficarão por sua conta.

Os pontos da multa com o carro alugado vão para a minha carteira de motorista?

No momento da reserva há a possibilidade da inclusão de condutores adicionais, e, ao receber uma multa no carro alugado, o motorista principal é quem receberá os pontos na carteira. Mesmo que outra pessoa autorizada para a condução tenha cometido a infração, o responsável pela assinatura do contrato é quem vai responder pela multa.

Por esta razão, quando você receber a notificação sobre a multa, informe à agência de locação sobre o motorista adicional, para que seja feita a transferência da pontuação.

Se você tem alguma dúvida ou já passou por esta experiência, compartilhe a sua opinião!

*Artigo patrocinado - Você acabou de ler um texto publicitário. Este aviso representa nosso compromisso e transparência diante de sua opinião.

Voltar

Ingressos mais populares NBA (Basketball)
Arte 300x250

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode