Koh Kood, a ilha da Tailândia onde o tempo não passa

04/02/2024 07:41

Ao contrário da vizinha Koh Chang, em Kood não há festas regadas a álcool ou trânsito intenso de automóveis

Escrito por Natália Becattini | 360meridianos*
Koh Kood, Tailândia - Foto: pinterest.com

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - Uma pequena ilha localizada no arquipélago de Koh Chang, na fronteira com o Camboja. Ko Kood tem praias com areia fina e águas calmas, daquele azul que a gente custa a acreditar que é real. Quando termina a praia, começa a floresta tropical, as plantações de coco e de borracha, as vilas de pescadores perdidas no tempo.

O acesso à internet é restrito e a população da ilha ainda não sabe o que é ter energia elétrica 24 horas por dia (hotéis e resorts usam seus próprios geradores). Esqueça os caixas eletrônicos e lojas de rede, esse parece ser um dos poucos lugares do país que ainda não foi dominado por 7-elevens. Parece um milagre que nos dias de hoje ainda possa existir lugares assim, mas Koh Kood está ali para provar que ainda é uma sobrevivente da exploração massiva do turismo na Tailândia.



A maior parte da população nativa da ilha tira seu sustento da pesca, da venda do coco e da borracha. Muitos descendem da etnia Khmer e seus antepassados chegaram ali na virada do século 20, fugindo do domínio francês no Camboja.

O que fazer em Koh Kood

Ao contrário da vizinha Koh Chang, em Kood não há festas regadas a álcool ou trânsito intenso de automóveis. Durante a noite, o único barulho é o das ondas batendo na praia e os ruídos da floresta. A ilha é um convite para relaxar em uma rede, agarrar uma água de coco e se desconectar. (Foto acima: Koh Kood entardecer/reisegeek.de)

Quando a rede cansar, o kayaking e o snorkeling estão entre as principais atrações da ilha. Mas não espere muito mais que isso. Toda a infraestrutura é bastante precária, e isso vai desde o número de estradas até de transporte disponível para explorar de um lado para o outro. Os serviços de barco só operam de novembro a março, época considerada a única temporada turística, por condições de clima e do mar.

Há três empresas que operam passeios de snorkeling e kayaking na ilha: BB Divers, Koh Kood Divers e a Paradise Divers. Os preços ficam em torno de 3.500 Baht para mergulho e 1.200 Baht para o snorkelling.

Como as opções de transporte são precárias, uma boa ideia para quem quer explorar mais é alugar uma scooter e percorrer a ilha por conta própria. Nessa empreitada, não deixe de visitar as praias de Ao Taopao, a mais comprida da ilha, Ao Noi, Klong Chao Bay, o atual centro turístico local, Ao Phrao beach e a cachoeira de Klong Chao.

Outro importante ponto de interesse turístico é a Makka Tree, uma árvore gigantesca de mais de 500 anos localizada bem no centro da ilha. Para chegar lá é preciso seguir uma trilha fácil em meio à floresta, e a localização exata está marcada em qualquer mapa de Koh Kood. (Crédito da foto acima: Makka Tree)

Para fotos estilo cartão postal, procure pelo mirante da vila de Ao Yai (conhecido localmente como Ban Ao Yai). Esse é um dos melhores lugares para seus cliques e também para passar algum tempo admirando a natureza ao redor.

Como ir de Bangkok para Koh Kood

Para chegar em Koh Kood é preciso pegar uma balsa que sai de Trat (Crédito da foto: elevation.maplogs.com), capital da província de mesmo nome. Há voos pra Trat desde Bangkok pela Bangkok Airways, além de trens e ônibus que fazem o trajeto. Já as balsas saem do Laem Sok Pier, custam 350 baht e demoram 90 minutos para chegar à ilha. Como não há transporte público até o pier, é preciso pegar um transfer privado ou micro-ônibus que saem do aeroporto.

Uma vez em Koh Kood, você pode pegar um dos songthaews (são táxis locais que funcionam em umas caminhonetes) que aguardam na chegada, mas a oferta é bem limitada, então corre o risco de você ter que esperar um pouco. Há também lojas para aluguel de motos a partir de 350 baht o dia. (Crédito da foto acima: songthaews/hailandee.com)

Transporte de Bangkok para Koh Kood



Como ir de Bangkok para Koh Kood

A maneira mais fácil e rápida de chegar a Koh Kood saindo de Bangkok é de van e balsa. Os bilhetes conjuntos são oferecidos por várias empresas e o nível de serviço é mais ou menos o mesmo. Você pode optar por uma viagem separada de Bangkok para Trat e de Trat para Koh Kood, mas não economizará tempo nem dinheiro.

Rotas populares em Koh Kood

De Koh Kood

Para Koh Kood

Onde se hospedar em Koh Kood

Há alguns anos, as poucas opções de hospedagem em Koh Kood se resumiam a resorts 5 estrelas vendidos no pacote. Hoje, no entanto, a oferta se tornou mais diversificada, e mochileiros, viajantes independentes e famílias também encontram seu lugar ali, em especial em pequenas pousadas, bangalôs e homestays, muitas vezes com nomes que remetem a conto de fadas, muito propício para a ilha. (Foto acima: Koh Kood Island Guide/explorekohchang.com)

A maior parte das habitações fica em Ban Khlong Hin Dam, uma vila próxima ao cais principal; em Ban Khlong Mat, um porto natural mais ao norte; e nas bucólicas vilas de pescadores Ban Ao Salat e Ban Ao Yai. Na costa sul há diversas praias com pequenas populações ao longo delas, nas quais é possível encontrar hospedagem econômica e opções de restaurantes locais, em especial em Ao Khlong Chao e Ao Ngamkho, duas vilas vizinhas que estão a uma curta distância uma da outra. Ao Bang Bao tem a fama de ser a melhor praia, mas não há muita estrutura além do bangalôs disponíveis para aluguel.

As opções mais bem cotadas entres os viajantes são os resorts Koh Kood Resort e o Suan Maprao Koh Kood. Para quem prefere algo mais local, o PD Guesthouse, Happy Days e Lungkluay Homestay são algumas boas pedidas.

*O 360meridianos visitou Ko Kood à convite da Embaixada da Tailândia no Brasil.

Hospedagem em Koh Kood, Tailândia



Koh Kood Paradi se Beach
4 estrelas | Excelente, 8.4 (1.105 comentários)
Tapao Bay, Koh Kood, Tailândia

Excelentes avaliações de hóspedes - 96% recomendam

Comodidades: Café da manhã grátis



Koh Kood Resort
3 estrelas | Excelente, 8.0 (1.622 avaliações)
Hat Bang Bao, Koh Kood, Tailândia

Excelentes avaliações de hóspedes - 86% recomendam

Comodidades: Café da manhã grátis, cancelamento grátis



Seafa r Resort
3 estrelas | Excelente, 8.6 (359 avaliações)
Tapao Bay, Koh Kood, Tailândia

Excelentes avaliações de hóspedes - 86% recomendam

Comodidades: Café da manhã grátis



Suanya Koh Kood Resort & Spa
3 estrelas | Muito bom, 7.4 (296 avaliações)
Laem Pong Lak Lak Uan, Koh Kood, Tailândia

Excelentes avaliações de hóspedes - 86% recomendam

Comodidades: Café da manhã, Wi-Fi gratuito, pagar na acomodação, cancelamento grátis, reserve sem cartão de crédito, pague depois,

Mais opções de hospedagem em Koh Kood, Tailândia ►

Voltar

Powered by 12Go system
Seguro Viagem Asia

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode