Guia de comida asiática: 8 pratos de curry e onde prová-los

Viaje pela Ásia para experimentar todos os tipos de curry em diversos países

por redação (com informações de agoda.com e 12Go Asia)
Cà Ri Gà | Chicken Curry, Vietnam - Foto: Plated Palate/reprodução

Viajar bem é viajar seguro! Faça agora seu Seguro Viagem >

Olinda, PE, Brasil (Ano VI) -
Com uma textura espessa e cremosa, reconfortante e farto, o curry é uma comida afetiva por excelência. Reconhecido imediatamente pelo seu aroma único, este prato é servido em muitos países e, geralmente, o molho é preparado com coentro, cominho, açafrão-da-terra e leite de coco, mas praticamente todos os países dão um toque especial.

Seguro Viagem Coronavirus - A Assist Card é a única seguradora que estará dando cobertura para todos os casos de infectados por coronavírus. >

Os japoneses gostam do curry espesso e adocicado, já os cambojanos abusam da pasta de camarão. A Índia geralmente leva o crédito pela criação deste ensopado maravilhoso, mas os europeus gostaram tanto do curry que o Reino Unido o nomeou como um prato nacional. Picantes, cítricos, com caldo leve ou espesso, viaje pela Ásia para experimentar todos os tipos de curry.

1. MASSAMAN CURRY | Chiang Mai, Tailândia

Você pode não acreditar que está comendo um prato tailandês ao provar este farto ensopado de batatas, cenouras e cebolas, cozidas em um maravilho e complexo caldo. Pode até existir uma pequena (e centenária) discussão sobre quem merece os louros pela criação deste prato inesquecível, mas tanto faz se foi preparado pela primeira vez para a realeza de Ayutthaya ou trazido pelos malaios para o sul, todos são gratos por este ensopado, que é uma mistura perfeita e reconfortante!

12Go - Compra de bilhetes para transportes aéreo, terrestre, ferroviário e marítimo na Ásia. Clique aqui! >

Devore uma tigela de caril massaman no  Dash! Restaurant and Bar : Moon Muang Road, Lane 1, Tambon Phra Sing, Chiang Mai

Hospede-se no Thai Akara-Lanna Boutique Hotel, conheça o Dash! Restaurant and Bar

Transporte de Bangkok para Chiang Mai >

Descubra mais pousadas e resorts na orla dos rios de Chiang Mai >

2. RENDANG | Ubud, Bali, Indonésia

Se você estiver devorando um prato de rendang na Indonésia, considere-se privilegiado: alguém colocou muito amor e carinho ao cozinhar este prato! Isso porque a preparação exige muita paciência e este suculento ensopado de carne e coco normalmente é servido em cerimônias e para convidados especiais. A combinação de polpa de tamarindo, capim-limão, folhas de limão kaffir e coco tostado faz este prato brilhar, mas são os pedaços de carne cozidos por horas no caldo que fazem com que o rendang seja considerado uma iguaria!

Prove esta especialidade da casa no Waroeng Bernadette: Jalan Gautama Utara, Ubud

Hospede-se no The Evitel Resort Ubud, visite o Mercado de Ubud

Trnasporte de Bangkok para Ubud >

Descubra mais bangalôs e pousadas em Ubud >

3. TIKKA MASALA DE FRANGO | Chandigarh, Índia

Muitas pessoas conhecem o sabor reconfortante do tikka masala e isso faz com que este prato seja um dos favoritos em muitos lugares do mundo, incluindo a Escócia, que reivindica a criação dele. No entanto, o povo Punjabi, na Índia, discorda. Mas algo indiscutível é a popularidade deste ensopado cremoso e alaranjado ao redor do mundo. Alguns conhecedores dizem que a marinada picante dos pedaços de frango vem da Índia, mas o molho masala foi adicionado pelos britânicos, que adoram servir carnes em molho.

Saboreie um prato de frango tikka masala com naan caseiro (pão indiano) no Pal Dhaba, Panchkula: 287, Sector 20 Rd, Sector 20, Panchkula, Haryana

Hospede-se no Golden Tulip Chandigarh – Panchkula, explore o Pal Dhaba, Panchkula

Transporte de Delhi para Chandigarh >

Descubra mais hotéis e bangalôs em Chandigarh, Índia >

4. AMBUL POLOS (CURRY DE JACA VERDE) | Galle, Sri Lanka

Talvez não devêssemos descrever o ingrediente deste prato como “a fruta que tem sabor de carne”, mas vamos fazer isso! E é perfeitamente aceitável, já que este prato popular entre os vegetarianos é uma delícia. A jaca verde, ingrediente principal do ambul polos, tem textura parecida com a mandioca e a batata e, por isso, é muito popular no Sri Lanka. Pedaços de jaca são fervidos em um caldo suculento até que fiquem bem macios. Alguns dizem que os pedaços de jaca podem se passar por carne. Saboreie esse prato com um pouco de arroz e decida você mesmo se é verdade!

Experimente um suculento curry de jaca no Lucky Fort Restaurant and Cooking Class and Boat Rides: No 7, Parawa Street, Fort Galle, Sri Lanka

Hospede-se no The Fort Printers Hotel, visite o Lucky Fort Restaurant and Cooking Class and Boat Rides in Galle

Transporte de Colombo para Galle >

Descubra mais pousadas e hostels em Galle >

5. KARI AYAM | Gombak, Malásia

Existe um risco real de você se viciar ao passar perto de um curry de frango na Malásia. O sabor do gengibre, capim-limão e alho misturados com leite de coco é elevado com a adição de pimentas locais. Pedaços suculentos de frango são cozidos no caldo base até que a carne se desprenda dos ossos de tão macia. Aproveite até a última gota com um pouco de roti (pão malaio) quente ou arroz branco.

Depois de explorar as Cavernas de Batu em Gombak, recarregue as energias no Restoran Kari Kepala Ikan SG, onde o kari ayam é tão famoso quanto o curry de cabeça de peixe.

Hospede-se no Cempaka Apartment Hotel, visite o Restoran Kari Kepala Ikan SG
 
6. CÀ RI GÀ | Hanói, Vietnã

Os vietnamitas que cresceram comendo cà ri gà normalmente preferem a versão com carne de cordeiro, mas você pode optar por frango, que é o sabor mais popular. A comida afetiva mais querida desse país é preparada com batatas, cenouras e cebolas, mas o segredo deste prato é a forma como os sabores do curry são preparados. Cozinheiros mais tradicionais marinam a carne em temperos secos antes de selá-la em uma frigideira quente. Em seguida, a carne e os vegetais são cozidos até que os ingredientes casem perfeitamente. Saboreie essa mistura com arroz branco, macarrão ou baguetes crocantes.

Inscreva-se nas aulas de culinária do Blue Butterfly Restaurant e leve para casa receitas saborosas de curry: 69 Mã Mây, Hàng Buồm, Hoàn Kiếm, Hà Nội

Hospede-se no MK Premier Boutique Hotel, conheça o Blue Butterfly Restaurant

Transporte de Ho Chi Minh para Hanói >

Descubra mais hotéis e apartamentos em Hanói >

7. SAMLA CURRY (KHMER) DE FRANGO | Siem Reap, Camboja

A pasta de camarão é o ingrediente que distancia o samla curry de frango dos pratos similares da Tailândia e da Malásia. Você vai encontrar o curry mais popular do Camboja, também conhecido como Khmer curry, nos restaurantes locais e nas ruas, mas a melhor forma de devorar uma tigela desta iguaria aveludada à base de capim-limão é em volta de uma mesa com uma simpática família Khmer!

Visite Angkor Wat e complete sua experiência cultural com uma tigela de samla curry no Khmer Kitchen Restaurant: Street 09, Siem Reap

Hospede-se no Galaxy Angkor Boutique Hotel, conheça o Khmer Kitchen Restaurant

Transporte de Phnom Penh para Siem Reap >

Descubra mais pousadas e resorts em Siem Reap >

8. CURRY JAPONÊS | Tóquio, Japão

Existem muitas maneiras de provar o curry japonês e isso se deve ao fato de que não existe uma forma exata de prepará-lo. Os ingredientes mais comuns são batata, cenoura e cebola, mas os tipos de carne variam entre frango, porco, bovina e carne moída. O molho, claro, é a estrela, mas a ironia é que os japoneses raramente o preparam do zero. Leve e adocicado, engrossado com farinha, o curry japonês é preparado com cubos de “mistura de curry”, vendidos em todos os mercados do país. Esse ingrediente pré-fabricado é tão popular que é o produto selado à vácuo mais vendido do Japão!

Menos é mais no Yoshida Curry, onde os clientes fazem fila para comer arroz com curry em uma das sete mesas: 167-0032 Tōkyō-to, Suginami-ku, Suginami-ku Amanuma, 3 Chome-8-2

Hospede-se no Hotel Route Inn Tokyo Asagaya, faça uma refeição no Yoshida Curry in Suginami

Transporte de Tóquio para Yokohama >

Descubra mais ryokans e hotéis cápsula em Tóquio >

 

Powered by 12Go Asia system