Em sua próxima viagem vá conhecer o que há de melhor em Ananindeua, Pará

O nome Ananindeua é de origem tupi, e deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani

por redação
com informações do Guia do Turismo Brasil e UNAMA
Ananindeua, PA, Brasil - Foto: reprodução

Viajar bem é viajar seguro >

Olinda, PE, Brasil (Ano VI) -
Há 76 anos, Ananindeua se tornava oficialmente município e é considerado um dos mais populosos da região Amazônica. Ananindeua é o segundo município mais populoso do estado. A cidade está distante cerca de 20 km da capital. O nome Ananindeua é de origem tupi, e deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações, ensebar cordas e é utilizada até mesmo na fabricação de tochas.

AliExpress - Comprar online, produtos automotivos, acessórios para telefone, computador, eletrônicos, moda, roupa, sapato, beleza, saúde, casa e jardim, brinquedos,  muito mais >

A área de Ananindeua, fica ao norte do município, sendo composta por nove ilhas: Viçosa, João Pilatos, Santa Rosa, Mutá, Arauari, São José da Sororóca, Sassunema e Guajarina. As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas.

O que ver

Parque Seringal

É o primeiro museu de Ananindeua. O local pertence ao cadastro Nacional de Museus pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura, e também Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) do Ministério do Meio Ambiente.

O parque que fica no bairro do Coqueiro, em Cidade Nova VIII, oferece aos visitantes espaços para lazer com playground, lanchonetes e academia ao ar livre. Também dispõe de anfiteatro e conta com reserva de seringueiras, cultivadas durante o ciclo da Borracha. Sendo um ambiente de preservação ecológica, com visitação gratuita.

Ilhas

São aproximadamente 14 ilhas ao redor do Rio Maguari. As mais conhecidas são Santa Rosa, Igarapé Grande, João Pilatos, Sororoca, Viçoza e a de Boa Esperança.

Existem algumas delas que são bem exploradas pela população e pelos turistas, outras menos e ainda existem as quase intocadas. Quase todas são habitadas e podem-se encontrar povoados com igrejas, campinhos, escolas.

As ilhas são como um centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônia. Entre os principais atrativos estão os Festivais temáticos, como Açai, da Ilha de Sorocaba e o da Macaxeira, da Boa Esperança. A ilha de João Pilatos é uma das mais famosas e maiores de Ananindeua. Entre as opções de lazer está a trilha de cabeceira, que envolve caminhada pela floresta e passeios de barco.

Não deixe de visitar: Shopping Metrópole Ananindeua, Ilha João Pilatos, Balneário da Bica, Portal Amazônico - Day Tours.

Como chegar em Ananindeua

Compre sua passagem rodoviária em até 12 vezes nos principais cartões de crédito e pelo Mercado Pago >

Hospedagem em Ananindeua

Hotel Cabana Azul
(91) 3275-7277
Trevo SN-21, 26, Centro, Ananindeua, PA

Hotel Casinha Feliz
(91) 3287-6622
Travessa WE-74, S/N, Cidade Nova, Ananindeua, PA

Hotel Hilma
(91) 3245-4231
Rua Barão do Rio Branco, 316, Centro, Ananindeua, PA

Hotel Nacional Rip
(91) 3235-0458
Passagem Olinto Meira, S/N, Guanabara, Ananindeua, PA

Hotel Spaço Animal
(91) 3237-3672
Passagem Coletiva, 217, Coqueiro, Ananindeua, PA

Martan Spa & Hotel
(91) 3184-8600
Rodovia Mario Covas, 91, Coqueiro, Ananindeua, PA

Zaia Apart Hotel
(91) 3346-5304
Travessa We Cinqüenta e Sete, 1271, Cidade Nova,Ananindeua, PA

 

Quero Passagem BR
Seguro Viagem Brasil