Em sua próxima viagem vá conhecer o que há de melhor em Ananindeua, Pará

10/07/2023 08:30

O nome Ananindeua é de origem tupi, e deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani

por redação
com informações do Guia do Turismo Brasil e UNAMA
Ananindeua, PA, Brasil - Foto: pinterest.com

Olinda, PE, Brasil (Ano X) - Há 76 anos, Ananindeua se tornava oficialmente município e é considerado um dos mais populosos da região Amazônica. Ananindeua é o segundo município mais populoso do estado. A cidade está distante cerca de 20 km da capital. O nome Ananindeua é de origem tupi, e deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações, ensebar cordas e é utilizada até mesmo na fabricação de tochas.

A área de Ananindeua, fica ao norte do município, sendo composta por nove ilhas: Viçosa, João Pilatos, Santa Rosa, Mutá, Arauari, São José da Sororóca, Sassunema e Guajarina. As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas.

O que ver

Parque Seringal

É o primeiro museu de Ananindeua. O local pertence ao cadastro Nacional de Museus pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura, e também Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) do Ministério do Meio Ambiente.

O parque que fica no bairro do Coqueiro, em Cidade Nova VIII, oferece aos visitantes espaços para lazer com playground, lanchonetes e academia ao ar livre. Também dispõe de anfiteatro e conta com reserva de seringueiras, cultivadas durante o ciclo da Borracha. Sendo um ambiente de preservação ecológica, com visitação gratuita.

Ilh as

São aproximadamente 14 ilhas ao redor do Rio Maguari. As mais conhecidas são Santa Rosa, Igarapé Grande, João Pilatos, Sororoca, Viçoza e a de Boa Esperança. (Foto acima: Balneário da Bica/tripadvisor.com.br)

Existem algumas delas que são bem exploradas pela população e pelos turistas, outras menos e ainda existem as quase intocadas. Quase todas são habitadas e podem-se encontrar povoados com igrejas, campinhos, escolas.

As ilhas são como um centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônia. Entre os principais atrativos estão os Festivais temáticos, como Açai, da Ilha de Sorocaba e o da Macaxeira, da Boa Esperança. A ilha de João Pilatos é uma das mais famosas e maiores de Ananindeua. Entre as opções de lazer está a trilha de cabeceira, que envolve caminhada pela floresta e passeios de barco.

Não deixe de visitar: Shopping Metrópole Ananindeua, Ilha João Pilatos, Balneário da Bica, Portal Amazônico - Day Tours.

Como chegar em Ananindeua

Hospedagem em Ananindeua



Holiday Inn Expr ess Belém Ananindeua
3 estrelas | Excelente, 8.4 (493 avaliações)
Ananindeua, Pará, Brasil
VER OFERTA




Pousada Tropical (Adults Only)
2 estrelas | Regular, 4.0 (12 avaliações)
Ananindeua, Pará, Brasil
VER OFERTA




Belém, meu lugar
(Aguardando avaliações)
Ananindeua, Pará, Brasil
VER OFERTA




Rede Andrade Hangar
3 estrelas | Bom, 7.6 (3.027 avaliações)
Ananindeua, Pará, Brasil
VER OFERTA

Voltar

Seguro Viagem Brasil

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode