Drama de dança ‘Nora’ da Tailândia inscrito na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO

01/02/2024 06:41

Tornou-se a segunda arte performática tailandesa a entrar na lista, depois que o drama de dança mascarada Khon foi adicionado em 2018.

por redação (com informações da TAT Newsroom)
Crédito da foto: pinterest.com

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - A forma 'Nora' de dança-teatro e canto improvisado do sul da Tailândia foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, segundo informa a Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT).

A decisão tomada na 16ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que foi realizada online de 13 a 18 de dezembro de 2021, torna Nora a segunda inscrição da Tailândia na lista depois do drama de dança mascarada 'Khon' foi inscrito em novembro de 2018. A Tailândia aderiu à Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em setembro de 2016.

Nora e Khon estão entre as artes cênicas mais importantes da Tailândia. O Departamento de Promoção Cultural do Ministério da Cultura em 2009 declarou Khon como Patrimônio Cultural Imaterial nacional.

A inscrição de Nora na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO diz:

 “Nora é uma forma animada e acrobática de dança, teatro e canto improvisado do sul da Tailândia. As apresentações normalmente incluem uma longa invocação oral, seguida por uma apresentação de um personagem principal que dança com movimentos vigorosos e elaborados das pernas, braços e dedos. (Foto: Nora, Archaic Dance-Drama | Asian Traditional Theatre & Dance/disco.teak.fi)

As apresentações são geralmente baseadas em histórias sobre as vidas anteriores de Buda ou sobre heróis lendários. Um conjunto toca música altamente rítmica e rápida com um oboé tradicional do sul fornecendo a melodia e ritmos fortes produzidos por tambores, gongos, pratos e badalos de madeira.

  

Os principais artistas do Nora - sejam homens ou mulheres - usam trajes coloridos com coroas ou cocares, contas, asas de pássaro amarradas na cintura, lenços ornamentados e rabos de cisne que lhes dão uma aparência de pássaro. Os artistas também usam unhas compridas e metálicas que saem das pontas dos dedos.

Nora é uma prática baseada na comunidade com profundo significado cultural e social para o povo do sul da Tailândia. As apresentações usam dialetos regionais, música e literatura para reforçar a vida cultural e os laços sociais entre a população local. (Foto acima: Nora, dance drama in southern Thailand - intangible heritage/ich.unesco.org)

Com mais de 500 anos, Nora é apresentada em centros comunitários locais e em feiras de templos e eventos culturais, e é transmitida por meio de treinamento por mestres em lares, organizações comunitárias e instituições educacionais. ”

  

Voltar

Powered by 12Go system

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode