Dicas para sua viagem em família

por redação (com informações Seguros Promo)
Imagem: reprodução/divulgação

Jacytan Melo | Travel & Tourism
- Planejar uma viagem em família pode ser um desafio e tanto. Fazer um orçamento, escolher um roteiro que agrade todo mundo, pesquisar o melhor preço, procurar uma boa hospedagem, separar documentos, arrumar as malas, controlar a ansiedade das crianças, UFA!

Diga sim para sua viagem em família

Definitivamente não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. E o melhor é que pode ser mais barato do que você imagina. Separamos algumas dicas práticas para que você possa curtir a sua viagem em família sem precisar arrancar os cabelos ou estourar o orçamento.

Quanto antes você começar a se planejar, melhor!

Sempre existe aquela vozinha dentro da gente implorando pra viver a emoção de deixar tudo pra última hora, né? Mas no caso de uma viagem em família, você pode trancar a vozinha em um baú e jogar no mar.

Quando se trata de viagens, deixar pra última hora é quase sempre sinônimo de pagar mais caro.

Por isso, se a ideia for viajar na alta temporada, você pode começar a planejar com 2 ou 3 meses de antecedência. Se a viagem for durante a baixa temporada você vai conseguir encontrar bons preços de passagens aéreas e quem sabe até pacotes com pouco mais de 1 mês de antecedência.

Airport Services - Serviços do Aeroporto para o viajante >

Parece imperdível, mas cabe no seu orçamento?

Muitas vezes nos empolgamos com promoções de passagens e pacotes de viagem com preços que parecem imperdíveis. Mas você sabe se o destino em si, cabe no seu bolso? A passagem barata pode ajudar muito, mas os custos no destino podem extrapolar todo o seu orçamento.

Por isso, antes de fechar qualquer coisa, pesquise bem sobre o destino escolhido, os preços das atrações, das refeições e principalmente da hospedagem. Também é importante definir um limite de gastos, assim, você não vai ser pego de surpresa durante a viagem.

Viajar com crianças é garantia de escutar um “Eu quero” a praticamente cada esquina. É claro que nem sempre dá pra atender os pedidos das crianças, então, aproveite o momento para ensinar a elas um pouquinho sobre o orçamento, se eles tiverem idade para entender, é claro.

TransferWise - Serviço online que permite que as pessoas enviem e recebam dinheiro internacionalmente. Confira >

Escolha um destino que atenda todos os viajantes

Um pensamento comum ao organizar uma viagem com crianças é que não vai valer a pena pois eles não vão se lembrar de nada. Mas não deixe que isso seja um empecilho para sua viagem em família.

Na verdade, é até bom aproveitar a pouca idade, pois até os 2 anos de idade, muitas companhias não cobram a passagem dos pequenos – algumas cobram 40% do valor. Mas de qualquer forma, não deixe que seu destino seja definido pela idade dos seus filhos. Escolha um lugar que seja do interesse de todos, assim todo mundo volta feliz.

Além disso, viajar é sempre algo que auxilia no amadurecimento das crianças, sem contar que é quase sempre uma escola a céu aberto levar os pequenos para conhecer outras culturas, histórias, ter contato com outros idiomas e muitas outras coisas.

Mantenha as crianças entretidas

”Já tá chegando?”, as únicas crianças que não fizeram essa pergunta durante uma viagem estavam dormindo ou não sabiam falar ainda. Fato é, crianças têm muita energia para gastar e deixar elas confinadas por horas, sem nada pra fazer, em um carro, ônibus ou avião, é sempre uma má ideia.

Por isso, antes da viagem, você já pode começar a programar formas de manter as crianças ocupadas. Pode levar desenhos e lápis de cor, massinha de modelar, brinquedos no geral, ipad com joguinhos, livro de história pra quem já sabe ler e etc. Se a sua viagem em família for feita de carro, dá até pra separar alguns DVD’s de filmes ou musicais.

Economize nas passagens aéreas. Encontre os melhores voos. BUSCAR! >

Esteja sempre preparado(a) para os imprevistos

Qualquer viagem está sujeita a imprevistos, mas quem tem crianças em casa sabe que durante uma viagem em família a chance de aumentar os imprevistos é 50% maior. Crianças são naturalmente imprevisíveis, então é melhor estar sempre prevenido para qualquer situação.

Sempre tenha por perto roupas de troca, para as crianças e para os adultos também. Durante um voo por exemplo, vários pequenos acidentes podem acontecer. Um copo de suco pode virar, a criança pode ficar enjoada, a fralda pode vazar, enfim, vai ser mais fácil passar por situações assim se você tiver uma peça de roupa reserva por perto.

Viaje também com uma mini farmácia, com remédios para enjoo, febre, etc. Se seu filho for mais arteiro vale até um kit de primeiros socorros, com esparadrapo, gaze e o famoso Merthiolate. Se estiver de avião, também vale levar alguma coisinha para os pequenos mastigarem nos pousos e decolagens, para evitar as dores de ouvido.

Reserve seu carro pela internet hoje e economize até 15%. Melhor preço garantido. Procurar agora! >

Não se esqueça dos documentos e vacinas

Antes de viajar, deixe sempre separado os documentos originais de todos os viajantes. Atenção especial para os documentos infantis, leve sempre uma cópia consigo, caso precise deixar em algum lugar.

Se a sua viagem for internacional, procure saber se o destino exige alguma vacina e se sim, pode recolher os cartões e correr pra imunizar todo mundo. Viagem em família boa é viagem em que todo mundo consegue embarcar sem ser barrado por um descuido desse tipo.

Achar o hotel que você procura ficou muito mais fácil. Pesquise + de 100 sites Agora >

Uma dica: bônus para economizar com hospedagem

Não é novidade pra ninguém que existem formas alternativas de hospedagem. E pode até parecer loucura quando falamos de uma viagem em família, mas é completamente possível. Além de promover um intercâmbio cultural para toda a família você vai se hospedar de graça na casa de um local.

Entre os serviços mais conhecidos estão o Hospitality Club e o Couchsurfing. Se a família for mais aventureira e é claro, se vocês estiverem seguros quanto ao anfitrião, não custa nada tentar.

Encontre as melhores ofertas de Seguro Viagem da internet >

Não se esqueça do seguro viagem em família

O seguro viagem é essencial para qualquer destino. Mas durante uma viagem em família ele pode ser ainda mais necessário. Como já falamos antes, crianças são imprevisíveis, fazem o que dá na telha e isso deixa os pais sempre alertas, mas nem sempre isso é suficiente.

Com o seguro viagem, você tem a tranquilidade de que se algum imprevisto acontecer você tem a quem recorrer independente de onde estiver. Além disso, não vai ser necessário desembolsar um dinheiro que você não tinha planejado gastar, pois o seguro vai cobrir tudo pra você.