Curta a história e vida marinha na bela Praia do Forte (BA)

31/08/2023 08:48

 

Nas ruas, algumas calmas, outras repletas de movimento, convivem nativos locais, pescadores, artesãos e pequenos empreendedores

por redação (com informações praiadoforte.org.br)
Praia do Lorde, Praia do Forte, Bahia - Foto: Partiu pelo Mundo

Olinda, PE, Brasil (Ano X) - Consagrada por ser a primeira região do Brasil a sediar uma instalação do Projeto Tamar, o vilarejo de Praia do  Forte, localizado na região da Mata de São João (BA), abrange duas extremidades: A simplicidade de uma antiga vila de pescadores, e o charme e beleza de boutiques e lojas sofisticadas que adornam a avenida central da praia do Porto.

Suas vias, compostas de casas simples – que resistem ao tempo e a história – exalam um ar bucólico, ocasionado pela extrema tranquilidade. Ares de vilarejo que não está disposto a abrir mão de suas raízes.

Acredita-se que a formação da vila tenha começado em torno da fortaleza que o fidalgo português Garcia D’Ávila mandou construir, ainda no século XVI, para dar mais proteção ao lugar. Tinha a finalidade de armazenar as mercadorias que chegavam à costa da colônia, pelo mar, e que depois seriam enviadas para Salvador.

Nas ruas, algumas calmas, outras repletas de movimento, convivem nativos locais, pescadores, artesãos e pequenos empreendedores de várias regiões do Brasil e exterior, que vêm desenvolvendo o comércio e serviços locais, dentre eles barzinhos e restaurantes.

Localizada a aproximadamente 50 quilômetros de Salvador (BA), a região dispõe de mais de 12 quilômetros de praias, com diversas piscinas naturais. Além disso, outros atrativos populares para os turistas são os passeios culturais nas ruínas do castelo da família Garcia d’Ávila: a Casa da Torre, e para o Projeto Tamar, localizado no final da avenida central da praia do Porto.

Portal das Malas

Natureza

Praia do Forte não encanta somente seus visitantes, a região também foi escolhida por tartarugas marinhas e baleias Jubartes para ser o seu refúgio, em determinados períodos do ano.

Já as baleias Jubartes, fugindo das águas frias da Antártida, chegam à orla da região no período de julho a outubro. Suas praias se tornaram uma área de concentração e reprodução desses mamíferos, que frequentemente podem ser vistos pelos olhos e lentes dos turistas.

O que vai fazer na Praia do Forte?

Turismo guiado na Praia do Forte

Viva a experiência inesquecível de conduzir um quad pela Reserva de Sapiranga, na Praia do Forte. Você conhecerá um entorno natural único.

Duração: 1 hora - R$ 267* - RESERVAR ►

Mergulhe nas piscinas da Praia do Lord e faça snorkel em um dos melhores entornos naturais da Praia do Forte. Você vai adorar essa experiência aquática!

Duração: 1 hora - R$ 83* - RESERVAR

Hotéis em Praia do Forte, Mata de São João, BA
Ver os mais procurados por viajantes



Iberostar Bahia
5 estrelas | Ótimo, 9.0 (9.146 avaliações)
Praia do Forte, Mata de São João, Bahia



Tivoli Ecoresort Praia do Forte
5 estrelas | Ótimo, 9.0 (4.233 avaliações)
Praia do Forte, Mata de São João, Bahia



Refugio da Vila
4 estrelas | Ótimo, 9.0 (532 avaliações)
Praia do Forte, Mata de São João, Bahia



Praia do Forte Hostel
2 estrelas | Ótimo, 9.0 (142 avaliações)
Praia do Forte, Mata de São João, Bahia



Pousada Porto da Lua
4 estrelas | Ótimo, 9.0 (604 avaliações)
Praia do Forte, Mata de São João, Bahia

Mais ofertas de hotéis em Praia do Forte, Mata de São João, Bahia ►

Como chegar em Praia do Forte

De ônibus: Se o ponto de partida for a Capital Baiana, Salvador, há linhas regulares com destino a Praia do Forte (Atlantico Transportes), consulte o app Siga Atlântico ou através do whatsapp  (71) 99979-1000 (Rodoviária e Aeroporto/Calçada)

De carro: Partindo de Salvador, seguindo em direção a Estrada do Coco e logo adiante passando o pedágio rumo a BA-099, a CLN aceita desde agosto/2023 (dinheiro, débito, crédito e pix). Após percorrer 54 km, encontrará a entrada que dá acesso a bucolica vila de Praia do Forte.

Chegando de avião: O aeroporto mais proximo ao paraiso é o Luiz Eduardo Magalhães, localizado em Salvador, e fica cerca de 50km, 01h aproximadamente a depender do trânsito. Chegando no aeroporto existem varias opções de transfer, taxi e até onibus para a Praia do Forte.

Voltar

Seguro Viagem Brasil

Portal das Malas

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode