Cuidado com água-viva nos mares da Tailândia

20/09/2023 10:48

Estão sendo tomadas medidas em todos os resorts de praia da Tailândia para manter os nadadores seguros

por redação (com informaçõs tatnews.org e 12Go.asia)
Essa água-viva é o único animal imortal do planeta
Crédito da foto: Hypeness

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - Se você está planejando uma viagem para Tailândia, com certeza, dependendo da cidade em que quer conhece, irá dar um mergulho nas belíssimas praias que o país oferece.

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) aconselha os turistas a serem mais cuidadosos ao nadar ou mergulhar com snorkel nas águas tailandesas devido à estação de águas-vivas venenosas, e não se arriscar entrando nas águas onde as placas foram postadas.

Estão sendo tomadas medidas em todos os resorts de praia da Tailândia para manter os nadadores seguros. Placas de aviso dos perigos das águas-vivas foram erguidas e postos de primeiros socorros foram montados para lidar com qualquer pessoa que pudesse ter sido picada. (Crédito da foto acima: dreamstime.com

O que fazer e o que não fazer

  • Sempre observe os sinais de aviso de água-viva que podem ser publicados na praia.
  • Continue olhando ao seu redor quando estiver na água e tente nadar com um parceiro. Muitas vezes, uma picada pode imobilizar uma pessoa, dificultando a volta à costa sozinha.
  • Para ajudar a prevenir picadas de água-viva ao nadar, use um traje de lycra ou uma camisa e calça de mangas compridas que cubram todas as superfícies da pele.
  • Cuidado com as águas-vivas aparentemente mortas na praia. Se eles foram recentemente encalhados, ainda podem picar.
  • Não nade se houver sinais de alerta e sempre verifique a localização do centro de primeiros socorros mais próximo antes de tomar banho.

Primeiros socorros para um caso suspeito de água-viva tóxica

Se você entrar em contato acidentalmente com uma água-viva tóxica ou for picado, mantenha a calma e lembre-se de seguir estas etapas: (Crédito da foto acima: pa-divingidc.com)

  • Traga a pessoa ferida para fora do mar para um local seguro e chame imediatamente uma ambulância (Tel. 1669). Não deixe a pessoa desacompanhada.
  • Acalme a pessoa e faça com que ela permaneça imóvel para evitar a propagação de qualquer toxina e não esfregue a ferida.
  • Despeje vinagre continuamente sobre a ferida por pelo menos 30 segundos (não use água fresca), o que ajudará inicialmente na maioria dos casos. Hotéis, restaurantes de praia e roupas de mergulho na Tailândia foram encomendados para manter garrafas de vinagre facilmente acessíveis como parte de sua preparação para os primeiros socorros. * É uma boa idéia levar uma garrafa de vinagre com você.

Observe a pessoa ferida por 45 minutos e observe pelo menos um destes sinais / sintomas:

  • Dor intensa na ferida, costas, tronco ou cabeça.
  • Inquietação ou confusão.
  • Sudorese, calafrios, náuseas ou vômitos.
  • Palpitações, dor no peito ou aperto no peito.
  • Dificuldade respiratória, respiração rápida ou ofegante.
  • Face pálida ou descoloração azulada ou arroxeada das mãos ou pés.

Se a pessoa ferida estiver inconsciente, realize a RCP antes de derramar vinagre continuamente sobre a ferida por pelo menos 30 segundos. Continue bombeando o coração até que o ferido melhore ou a ambulância chegue.

Procure assistência médica se tiver sintomas em andamento.

Embora seja extremamente raro que nadadores e mergulhadores na Tailândia sejam picados por água-viva, pedimos que todos os visitantes que planejam nadar ou mergulhar, principalmente na região sul do país, estejam cientes de que pode haver água-viva presente.

Várias espécies de água-viva, principalmente inofensivas, podem ser encontradas sazonalmente na Tailândia. No entanto, às vezes, as Box Jellyfish são encontradas nas praias de Ko Lanta e Hat Nopparatthara - Parque Marinho Nacional Mu Ko Phi Phi, na província de Krabi, na Baía Nam Bo, na província de Phuket, e frequentemente nas praias de Hua Hin e Cha-am, na província de Phetchaburi. como Koh Tao na província de Chumphon, Koh Samui e Koh Pha Ngan na província de Surat Thani. (Crédito da foto acima: bes-reporter.com)

  

Voltar

Seguro viagem asia 300x250
Powered by 12Go Asia system
Portal das Malas

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode