Cuidado com água-viva nos mares da Tailândia

Estão sendo tomadas medidas em todos os resorts de praia da Tailândia para manter os nadadores seguros

por redação (com informaçõs tatnews.org e 12Go Asia)
Essa água-viva é o único animal imortal do planeta
Foto: Hypeness/reprodução

Viajar bem é viajar seguro! Faça agora seu Seguro Viagem >

Olinda, PE, Brasil (Ano VI) -
Se você está planejando uma viagem para Tailândia quando tudo voltar ao normal, com certeza, dependendo da cidade em que quer conhece, irá dar um mergulho nas belíssimas praias que o país oferece.

Vai viajar para Tailândia? Obtenha o Certificado Tailândia Saúde (T.8 Form), um documento obrigatório para quem pretende viajar para a Tailândia >

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) aconselha os turistas a serem mais cuidadosos ao nadar ou mergulhar com snorkel nas águas tailandesas devido à estação de águas-vivas venenosas, e não se arriscar entrando nas águas onde as placas foram postadas.

Seguro Viagem Coronavirus - A Assist Card é a única seguradora que estará dando cobertura para todos os casos de infectados por coronavírus. >

Estão sendo tomadas medidas em todos os resorts de praia da Tailândia para manter os nadadores seguros. Placas de aviso dos perigos das águas-vivas foram erguidas e postos de primeiros socorros foram montados para lidar com qualquer pessoa que pudesse ter sido picada.

Hotéis na Tailândia >

O que fazer e o que não fazer

  • Sempre observe os sinais de aviso de água-viva que podem ser publicados na praia.
  • Continue olhando ao seu redor quando estiver na água e tente nadar com um parceiro. Muitas vezes, uma picada pode imobilizar uma pessoa, dificultando a volta à costa sozinha.
  • Para ajudar a prevenir picadas de água-viva ao nadar, use um traje de lycra ou uma camisa e calça de mangas compridas que cubram todas as superfícies da pele.
  • Cuidado com as águas-vivas aparentemente mortas na praia. Se eles foram recentemente encalhados, ainda podem picar.
  • Não nade se houver sinais de alerta e sempre verifique a localização do centro de primeiros socorros mais próximo antes de tomar banho.

Primeiros socorros para um caso suspeito de água-viva tóxica

Se você entrar em contato acidentalmente com uma água-viva tóxica ou for picado, mantenha a calma e lembre-se de seguir estas etapas:

  • Traga a pessoa ferida para fora do mar para um local seguro e chame imediatamente uma ambulância (Tel. 1669). Não deixe a pessoa desacompanhada.
  • Acalme a pessoa e faça com que ela permaneça imóvel para evitar a propagação de qualquer toxina e não esfregue a ferida.
  • Despeje vinagre continuamente sobre a ferida por pelo menos 30 segundos (não use água fresca), o que ajudará inicialmente na maioria dos casos. Hotéis, restaurantes de praia e roupas de mergulho na Tailândia foram encomendados para manter garrafas de vinagre facilmente acessíveis como parte de sua preparação para os primeiros socorros. * É uma boa idéia levar uma garrafa de vinagre com você.

Observe a pessoa ferida por 45 minutos e observe pelo menos um destes sinais / sintomas:

  • Dor intensa na ferida, costas, tronco ou cabeça.
  • Inquietação ou confusão.
  • Sudorese, calafrios, náuseas ou vômitos.
  • Palpitações, dor no peito ou aperto no peito.
  • Dificuldade respiratória, respiração rápida ou ofegante.
  • Face pálida ou descoloração azulada ou arroxeada das mãos ou pés.

Se a pessoa ferida estiver inconsciente, realize a RCP antes de derramar vinagre continuamente sobre a ferida por pelo menos 30 segundos. Continue bombeando o coração até que o ferido melhore ou a ambulância chegue.

Voos para Bangkok (BKK) a partir de BRL 4.904* - Reserve agora >

Procure assistência médica se tiver sintomas em andamento.

Embora seja extremamente raro que nadadores e mergulhadores na Tailândia sejam picados por água-viva, pedimos que todos os visitantes que planejam nadar ou mergulhar, principalmente na região sul do país, estejam cientes de que pode haver água-viva presente.

Várias espécies de água-viva, principalmente inofensivas, podem ser encontradas sazonalmente na Tailândia. No entanto, às vezes, as Box Jellyfish são encontradas nas praias de Ko Lanta e Hat Nopparatthara - Parque Marinho Nacional Mu Ko Phi Phi, na província de Krabi, na Baía Nam Bo, na província de Phuket, e frequentemente nas praias de Hua Hin e Cha-am, na província de Phetchaburi. como Koh Tao na província de Chumphon, Koh Samui e Koh Pha Ngan na província de Surat Thani.

 

Seguro viagem asia 300x250
Powered by 12Go Asia system