Conheça Parques Nacionais para visitar em 2023

25/08/2023 07:34

Dentre os principais atrativos do parque estão a Praia Deserta da Ilha do Superagui, com 38 km de praias virgens e a sua trilha de acesso, uma caminhada de cerca de 1h30 em áreas de floresta e restinga

por redação
(com informações Diário do Turismo e TripAdvisor)
Parque Nacional do Itatiaia
Foto: IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico

Olinda, PE, Brasil (Ano IX) - Não é novidade para ninguém: o contato com a natureza faz bem para saúde. Diferentes estudos e pesquisas já comprovaram o fato e, inclusive, um pediatra carioca ficou famoso recentemente por apostar nesse remédio como cura para diversos males de seus pequenos pacientes. Entre os benefícios estão o exercício e a sensação de bem-estar que melhoram tanto a saúde física quando mental, além da elevação dos níveis de vitamina D (obtida com a exposição ao sol), entre tantos outros.

Então, porque não iniciar o ano de 2023 mais próximo da natureza? Uma ótima opção é aliar lazer e turismo. Como incentivo, a  Fundação Grupo Bo ticário de Proteção à Natureza listou em 2017 seis opções de parques nacionais espalhados pelos quatro cantos do Brasil que valem a pena conhecer.

Parque Nacional do Superagui

Localizado no município de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná, o Parque Nacional do Superagui é considerado Patrimônio Natural e Histórico do Paraná (Paraná, 1970), Reserva da Biosfera (UNESCO, 1991) e Sítio do Patrimônio Natural (UNESCO,1999).

Dentre os principais atrativos do parque estão a Praia Deserta da Ilha do Superagui, com 38 km de praias virgens e a sua trilha de acesso, uma caminhada de cerca de 1h30 em áreas de floresta e restinga. O parque agrega também a Ilha das Peças, onde o visitante poderá avistar botos no deck da vila de pescadores. Ao entardecer, uma boa opção é fazer um passeio de barco até as Ilhas Pinheiro e Pinheirinho, para observação da revoada de papagaios-da-cara-roxa. Para chegar no parque é possível pegar barcas em Guaraqueçaba e em Paranaguá.

Parque Nacional da Tijuca

O Rio de Janeiro continua lindo e o Parque Nacional da Tijuca é peça fundamental nisso. O parque abrange o Corcovado, o Cristo Redentor e a primeira grande floresta replantada do mundo. Repleto de trilhas e cachoeiras, além de ruínas históricas da década de 1790, o Parque Nacional da Tijuca pode ser visitado por diferentes caminhos e meios: a pé, de bicicleta, carro, moto ou ônibus.

Entre seus atrativos estão os circuitos do Vale Histórico e o dos Picos, os mirantes Dona Marta e do Excelsior e as pedras da Gávea e a Bonita – que também abriga uma rampa de saltos, utilizada para voo livre. É possível chegar no parque de condução própria, trem, van ou paineiras.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Diferentes tipos de vegetação, nascentes e cursos d’água localizadas em uma bela paisagem que contempla o Cerrado brasileiro. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás, é o cenário perfeito para um passeio pelo segundo maior e mais ameaçado bioma da América do Sul.

Famoso por suas cachoeiras e formações de chapadões, no parque os visitantes passeiam por rotas que antigamente eram utilizadas por garimpeiros. Entre as principais atividades estão o cicloturismo e o balonismo. A entrada do parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km do município de Alto Paraíso de Goiás.

Parque Nacional Marinho de Abrolhos

  

Localizado no litoral sul da Bahia, Abrolhos é o primeiro Parque Nacional Marinho. Criada em 1983, a área ajuda diretamente a proteger a região com maior biodiversidade marinha no Atlântico Sul.

O parque pode ser visitado durante o ano inteiro e em cada época o turista encontra particularidades encantadoras. No verão, por exemplo, as águas mais quentes e com maior visibilidade tornam o período o melhor para mergulhos; já no inverno e na primavera o destaque fica com a observação de baleias jubarte.  A cidade mais próxima para acessar o parque é Caravelas (BA).

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Diversas praias com águas verde-esmeralda esperam o público no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Além de praias paradisíacas – como a do Sancho e a do Leão, ambas eleitas as mais bonitas do Brasil – os visitantes também desfrutam de piscinas naturais e trilhas ecológicas.

A Praia da Atalaia, onde o visitante tem a oportunidade de mergulhar em um aquário natural, é um dos atrativos mais procurados do Parque Nacional. O parque, localizado em Fernando de Noronha (PE), tem sítios históricos que guardam mais de 500 anos de história do país, tornando o arquipélago, além de patrimônio natural, um patrimônio histórico.

De fácil acesso, Fernando de Noronha é servida por voos diários, de aproximadamente uma hora, que partem de Recife (PE) e Natal (RN). Além disso, a ilha tem uma vasta lista de pousadas.

Parque Nacional da Amazônia

O representante da região Norte do Brasil é o Parque Nacional da Amazônia. Localizado no oeste do Pará, o parque é responsável pela proteção de inúmeras nascentes que desaguam nos rios Amazonas e Tapajós.

A área também é habitat de animais ameaçados de extinção no Brasil, como a anta (Tapirus terrestres), a arara juba (Aratinga guarouba) e a onça pintada (Phantera onca). Entre as atividades que esperam os turistas estão as trilhas sinalizadas no interior da floresta e, no verão, o banho no rio Tapajós. É possível chegar por via aérea, rodoviária ou fluvial.

Voltar

Save-25-Percentl 728x90
Voopter banner buscador d0031080
O que vai fazer no Brasil?

Portal das Malas

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode