Conheça os voos mais longos do mundo

04/05/2020 11:30

Na aviação comercial, um trecho é a saída da aeronave de um ponto A para um ponto B sem escalas.

por redação (Publicado em 2016 - Atualizado em 04/05/2020)
Foto: ilustração/reprodução

VIAJAR BEM É VIAJAR SEGURO >

Olinda, PE, Brasil (Ano VI) -
Você já deve ter ouvido esse comentário ou semelhante “Meu voo para o Japão demorou 36 horas”., se isso aconteceu, provavelmente você sentiu desânimo por ficar horas sentado em um avião antes de conhecer algum país que esteja do outro lado do mundo.

AliExpress - Aproveite as últimas tendências em moda feminina, masculina e infantil. Descubra ofertas incríveis e consiga cupons para economizar mais antes de viajar >

A boa notícia, no entanto, é que voos demorados são diferentes de voos longos. Quando uma pessoa fala que o voo demorou 36 horas para chegar no Japão, por exemplo, provavelmente está contando as conexões feitas, e não só o trecho. Afinal, é impossível passar 36 horas ininterruptas dentro de um avião comercial, no ar.

Os trechos e as conexões fazem o voo ser demorado. O que pode ser longo, nesse caso, é o trecho.

O que é um trecho?

Na aviação comercial, um trecho é a saída da aeronave de um ponto A para um ponto B sem escalas.

Citando um exemplo: se você tem um voo saindo de Curitiba para Miami com escala em São Paulo, Curitiba-São Paulo é um trecho e São Paulo-Miami é outro. A duração média de um voo de São Paulo a Miami é de 8 horas, enquanto a de Curitiba para São Paulo é de uma hora.

As melhores ofertas para a Europa. Surpreenda-se no continente da história e da modernidade. Reserve já >

Entenda, esse voo poderia contar apenas com 9 horas para o passageiro, mas o tempo que ele passa em São Paulo é o que vai determinar a duração completa da viagem.

Até 2013, o trecho mais longo do mundo percorrido por um avião comercial era Cingapura-Nova York, com 15.300 quilômetros percorridos em 18 horas e 10 fuso horários diferentes.

Por motivos óbvios de “ninguém tem condições físicas ou mentais para estar dentro de um avião por quase um dia inteiro, na classe econômica, sem ir à loucura”, esse voo foi abolido pela Singapure Airlines em 2013.

O trecho de maior duração do mundo

Em 2017, o novo “maior voo do mundo” decolou em fevereiro. O trecho é Doha-Auckland, que liga o Qatar à Nova Zelândia – uma distância de aproximadamente 14.500 quilômetros – em 16 horas e 23 minutos. A viagem estava originalmente prevista para durar cinco minutos a mais.

Minizinha da PagSeguro - Quer vender? Então não inventa, adquira a sua por 12 vezes de R$ 9,90 >

Para esse feito, a equipe de bordo contou com quatro pilotos e 15 comissários de bordo, além de 1.100 xícaras de chá, 1.036 refeições servidas e 2 mil copos de bebida gelada, como água e refrigerante. O mesmo trecho, com correntes de ar mais fortes, pode chegar a 17 horas de voo.

Afinal, voar é um privilégio – e algumas horas dentro do avião podem ser tão legais quanto o resto da viagem.

Conheça a lista de voos mais longos do mundo

Sydney-Dallas

Feita em 16 horas em um Boeing 747-400, a viagem entre a Austrália e os Estados Unidos corta 13.800 quilômetros e é operado pela Qantas Airlines.

TransferWise - Serviço online de envio e recebimento de dinheiro internacionalmente. Confira >

Para aproveitar os 2/3 do seu dia no ar, a aeronave conta com bar de drinks e snacks e assentos com ergonomia especial. Se você tiver condições, faça um upgrade para a classe executiva, que tem apenas 58 lugares – mas bastante espaço para esticar as pernas.

Atlanta-Johannesburgo

A Delta Airlines liga os 13.581 quilômetros que separam os Estados Unidos da África do Sul em 16 horas e 55 minutos. Na classe executiva desse voo, as poltronas viram cama – e, por isso, o viajante não precisaria se preocupar tanto com o passar das horas.

Reserve sua transferência de táxi do aeroporto. No mundo todo. >

Se este não for o caso, tente aproveitar as opções de entretenimento do trecho, como os filmes e as estações musicais individuais dos assentos.

Dubai-Los Angeles

São 13.420 quilômetros entre as duas cidades – e um A380 pode facilmente percorrer esse trecho em 16 horas e 35 minutos. Com a Emirates esse voo pode ficar interessante para quem viaja de primeira classe, uma vez que a aeronave conta com suítes – e não poltronas – para quem pode pagar a mais.

Airport Services - Serviços do Aeroporto para o viajante >

Esse avião também conta com lounge de música e drinks e assentos especiais para ajudar os passageiros a matar o tempo enquanto voam para os Estados Unidos.

Doha-Huston

12.900 quilômetros, para uma aeronave comercial estilo Boeing 777, correspondem a, aproximadamente, 103.200 litros de combustível, em voo de cruzeiro.

A iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. >

Nenhum problema para a Qatar Airways, que liga, exatamente nessa aeronave, as duas principais capitais do petróleo do mundo. São 16 horas e 20 minutos de voo que fazem com que os 259 passageiros a bordo  fiquem completamente sem energia.

Nova York-Hong Kong

Pense em 13 mil quilômetros percorridos em 16 horas e 5 minutos. Se você estiver fazendo o trecho pela Cathay Pacific, adicione a essa fantasia as três refeições servidas a bordo inteiramente de acordo com o cardápio chinês.

GetYourGuide | Tours e atividades turisticas no mundo todo >

Se esse tipo de cozinha não lhe agrada muito, tente procurar passagens em outra companhia. Ou, pelo menos, faça o trajeto em trechos mais curtos, apesar disso poder deixar a viagem um pouco mais demorada. Lembra que falamos sobre a espera nas conexões?

Voo mais longo do mundo saindo do Brasil?

No Brasil, o voo mais longo é o que sai de São Paulo em direção a Dubai, nos Emirados Árabes. São aproximadamente 14 horas e 30 minutos de voo entre a capital paulista e a cidade de destino.  

Rentcars.com - Faça da sua viagem um momento inesquecível economizando mais. >

Mas, se você estiver saindo de Dubai com destino ao Brasil, devido as corrente de ar, adicione mais alguns minutos à viagem e veja ela chegar na marca de 15 horas e 15 minutos de voo.

Já em direção ao Rio de Janeiro, o avião com saída de Dubai leva 14 horas e 27 minutos para chegar – e, saindo do Rio, a contagem final é de 13 horas e 40 minutos no caso de um Boeing 777.

Mas lembre-se! Não importa qual voo você está pegando – ou se ele figura ou não na lista dos mais longos do mundo –, não esqueça de se vestir confortavelmente e se divertir durante o período no ar.  Qualquer cansaço ou desânimo pode ser facilmente substituído pelas alegrias que você terá quando chegar ao país de destino.

 

 

Voltar

TAP Air Portugal

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode