Conheça Jalapão, Tocantins: excelente destino de ecoturismo

17/10/2023 08:33

O local fica em mata de transição entre o cerrado e a caatinga e tem vegetação bem parecida com savanas

por redação (com informações de Renan Campos | Rentcars.com)
Cachoeira da Velha, Jalapão, Tocantins - Foto: turismo.to.gov.br

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - Muitos viajantes perguntam onde realmente fica o Jalapão? Esse destino maravilhoso fica no Brasil, há cerca de 180 km de distância de Palmas, no Tocantins, e é um destino muito procurados por viajantes amantes do ecoturismo. O Parque Estadual do Jalapão ocupa uma área de 34 quilômetros e envolve os municípios de Lagoa de Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e por último São Félix do Tocantins.

O local fica em mata de transição entre o cerrado e a caatinga e tem vegetação bem parecida com savanas, onde vez ou outra, o visitante é surpreendido por animais exóticos, como lobos e araras, além de belíssimas cachoeiras, rios de águas cristalinas, chapadas, corredeiras e outros caprichos aquáticos da natureza. Não é a toa que o lugar faz sucesso entre aventureiros do mundo todo, apesar de não ser um destino muito popular entre os brasileiros. Contraditoriamente, o local é conhecido também como deserto Jalapão, por conta das dunas de areia que chegam a cerca de 30 metros de altura, que sozinhas, já são atração aos olhos dos visitantes. (Foto acima: Pedra Furada, Jalapão/reprodução)

Atrações turísticas

O que vai fazer em Palmas?

Melhor período para conhecer

A melhor época é de maio a setembro, quando as estradas de acesso estão em melhores condições e o período é melhor para a prática de esportes aquáticos.

Para os que vão de carro, é importante lembrar: A maior parte das estradas são de terra; opte por um carro de preferência 4×4 ou caminhonete com boa potência, abasteça nas principais cidades e não tenha pressa, é uma viagem com paisagens espetaculares, para serem admiradas e cuidadas. Fique atento, animais cruzam as pistas a todo momento.

Como chegar

Não há aeroportos para voos comerciais no Jalapão e a única maneira de chegar à região é por via terrestre. O asfalto, a partir de Palmas, vai até Ponte Alta do Tocantins, de onde o trajeto segue em estrada de terra ou areia e um veículo com tração nas quatro rodas se torna obrigatório para chegar às atrações.

O Aeroporto de Palmas (PMW) recebe voos diretos apenas das cidades de São Paulo, Brasília e Goiânia. Quem chega de outras regiões terá que fazer ao menos uma conexão para chegar à capital do Tocantins. Também é possível chegar a Palmas por via terrestre, com ônibus interestadual ou de carro.

Onde se hospedar

As pousadas do Jalapão costumam ficar próximas às cidades e, no geral, oferecem quartos com televisão, ar-condicionado ou ventilador, banheiro e diárias com café da manhã. Algumas disponibilizam ainda opção de almoço e jantar no restaurante da própria pousada. (Fonte: Monique Renne | Melhores Destinos)

Hospedagem em Jalapão

Pousada e Restaurante Mãe e Filhas
Excelente, 9.6 (4 avaliações)
Rua Raimundo R. Lemos Qd 50 Lot 01 A Centro, Mateiros, Brasil

A Pousada e restaurante Mãe e Filhas in Mateiros tem um bar e um jardim. Entre as comodidades da propriedade estão um restaurante, recepção 24 horas e cozinha compartilhada, além de Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. O estacionamento privativo gratuito está disponível e o hotel também oferece aluguel de carro para os hóspedes que querem explorar a área circundante. Todos os quartos do hotel dispõem de área de estar. Os quartos da Pousada e Restaurante Mãe e Filhas dispõem de mesa de trabalho, TV de tela plana e banheiro privativo. Os hóspedes da acomodação podem desfrutar de um café da manhã continental ou buffet.

Pousada Cristal Dourado
Excelente, 9.3 (41 avaliações)
Perto de R. Nove, Mateiros, Brasil

A Pousada Cristal Dourado dispõe de restaurante, bar, lounge compartilhado e jardim em Mateiros. A propriedade dispõe de estacionamento privativo gratuito e Wi-Fi gratuito. Todos os quartos da pousada estão equipados com TV de tela plana. Na Pousada Cristal Dourado os quartos estão equipados com ar-condicionado e banheiro privativo. Um buffet de café da manhã é servido todas as manhãs na acomodação.

 Pousada Bela Vista de Mateiros 
Excelente, 9.3 (16 avaliações)
Mateiros, Brasil

Localizada em Mateiros, a Pousada Bela Vista de Mateiros oferece acomodações com sacada ou varanda, Wi-Fi gratuito, TV, jardim e terraço. Um café da manhã continental é servido diariamente no camping.

Turismo Comunitátio Belezas do Prata
Bom, 7.3 (9 avaliações)
Comunidade do Prata, São Félix do Tocantins, Brasil

Com vista do jardim, o Turismo Comunitário Belezas do Prata em São Félix. O do Tocantins oferece acomodações, um restaurante e um bar. O Wi-Fi é gratuito. Há um banheiro compartilhado totalmente equipado com chuveiro e amenidades de banho gratuitas. Um buffet de café da manhã é servido diariamente neste Cama e Café (B&B). Um serviço de aluguel de bicicletas está disponível no Turismo Comunitário Belezas do Prata.

 

Voltar

Compre ingressos online FC Barcelona

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode