Conheça destinos de montanha para visitar pelo Brasil

28/10/2023 07:28

O Brasil é repleto de destinos para fazer esse tipo de turismo prazeiroso pelos apaixonados por trilhas

por redação (com informações da Buser Brasil)
Pico do Jaraguá, Parque Estadual do Jaraguá, São Paulo
Crédito da foto: Flickr.com

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - Visit Brazil - Sabia que é possível fazer uma bela viagem para destinos de montanha pelo Brasil? Esse tipo de turismo cheio de aventura costuma ser muito prazeroso para as pessoas que são apaixonadas por trilhas, sendo possível realizar percursos maiores ou menores, a depender do seu nível de preparo e experiência.

Nosso país é repleto de destinos para fazer esse tipo de turismo, por isso que esse tipo de viagem costuma ser uma excelente aventura e uma alternativa diferente dos destinos tradicionais.

Pensando em ajudar você a aproveitar ao máximo essa experiência, a Buser Brasil selecionou os 7 melhores destinos de montanha para visitar pelo Brasil. Continue a leitura e confira!

1. Pico do Jaraguá

O Pico do Jaraguá, que tem altitude de 1135m, é o ponto mais alto de São Paulo. O local fica cercado pelo Parque Estadual do Jaraguá, que fica a oeste da Serra da Cantareira, em uma área de preservação ambiental criada no ano de 1961.

Para subir até lá existem quatro trilhas, sendo que o caminho mais rápido é pela Trilha do Silêncio, com 828m para a ida e a volta. Ao final do percurso, ainda é possível subir uma escadaria que leva até o topo do Pico do Jaraguá — local em que é possível ter uma vista privilegiada da cidade de São Paulo.

2. Monte Roraima

O Monte Roraima, na Serra de Pacaraima, no estado de Roraima, fica localizado na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana Francesa. Esse é um dos destinos mais buscados do país por viajantes que são apaixonados por aventura. (Crédito da foto acima: nattrip.com.br)

Trata-se de um dos locais mais cobiçados e exóticos do Brasil, que atrai especialmente trilheiros por conta de sua beleza, história e excentricidade, já que existem mistérios e lendas que rodeiam essa montanha.

O Monte Roraima conta com mais de 2.800m de altura – é por isso que a expedição até o seu topo é uma grande aventura e a vista da sua base é indescritível. Para conhecer o local é preciso encarar uma trilha que pode levar cerca de 5 dias entre subida e descida.

Aqueles que conseguem chegar ao topo do Monte Roraima podem contemplar as suas diferentes formações rochosas, pequenos riachos e falésias gigantes com mais de mil metros de altura.

  3. Pico da Neblina

O Pico da Neblina tem quase 3 mil metros de altura e é considerado o ponto mais alto do Brasil, um dos destinos de montanha mais famosos do país. Está localizado na Serra do Imeri, ao norte do estado do Amazonas e, por isso, é possível curtir a viagem para aproveitar a beleza da Floresta Amazônica. (Foto acima: es.touristlink.com)

Em razão da sua altura, chegar ao topo do Pico da Neblina não é uma tarefa fácil e é o sonho de diversos montanhistas experientes. Para enfrentar a subida é preciso ter um pouco mais de técnica. Mas se você não tem tanta experiência, é melhor tomar cuidado redobrado e contar com a ajuda de guias.

4. Pedra do Baú

Mais um destino de montanhas no Brasil é a Pedra do Baú, localizada na Serra da Mantiqueira, no município de São Bento do Sapucaí – SP. Para subir até o seu topo é possível ir pela trilha turística que sai do Restaurante Pedra do Baú ou pela trilha do Estacionamento Chico Bento. (Foto acima: Pedra do Baú/pinterest.com)

Em seguida, é preciso enfrentar mais uma trilha com duração aproximada de 1 hora e meia, que leva até uma escadaria de ferro com grampos cravados nas pedras.

Apesar de não ser uma caminhada fácil, pois o trajeto é um pouco íngreme, até mesmo aqueles que não têm experiência conseguem chegar ao topo da Pedra do Baú se souberem respeitar o seu próprio ritmo.

5. Pico das Bandeiras

O Pico das Bandeiras fica localizado na Serra do Caparaó, entre os municípios de Ibitirama – ES e Alto Caparaó – MG. Trata-se do terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2891m de altitude. (Foto acima: pinterest.com)

O local é conhecido por ser um dos pontos mais frios da região Sudeste do Brasil, por isso, se deseja viajar para o local, separe os agasalhos. Sua trilha é longa (com 14 km de extensão) e é preciso se preparar para enfrentá-la. Contudo, os turistas costumam parar para descansar e até mesmo acampar durante o percurso.

Pico das Agulhas Negras e Pico das Prateleiras

O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, abriga o Pico das Agulhas Negras e o Pico das Prateleiras. Este foi o primeiro parque nacional do Brasil.

Ambos os picos são considerados como os melhores pontos do país para praticar atividades de aventura, como trekking e escalada. A trilha do Pico das Prateleiras, que tem 10 km de um percurso bem demarcado, é considerada mais fácil. Já a trilha do Pico das Agulhas Negras conta com trechos expostos que exigem a utilização de cordas, apresentando um grau de dificuldade mais alto.

7. Pico dos Três

O Pico dos Três tem esse nome justamente porque o seu topo está localizado entre a divisa de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Assim, ao subir essa montanha é possível dizer que você realmente esteve em três lugares ao mesmo tempo. (Foto acima: Pico dos Três/minube.com.br)

  A trilha para chegar até o topo do pico conta com alguns locais de acampamento que são excelentes para descansar e o trajeto é considerado de nível fácil. Por isso, também é indicada para iniciantes.

Agora que você já conhece os 7 melhores destinos de montanha para a sua próxima viagem por esse Brasil, escolha o local que mais te agradou e comece a planejar sua viagem. Lembre-se de adotar alguns cuidados que são necessários para aproveitar ao máximo essa experiência, como:

  • levar itens essenciais como kit de primeiros socorros, itens de segurança, água e comida
  • usar uma roupa apropriada e um tênis reforçado
  • passar protetor solar e repelente
  • utilizar os equipamentos de segurança recomendados e até considerar contratar um guia
  • respeitar o seu próprio ritmo
  • curtir o passeio!

 

O que vai fazer no Brasil?

Voltar

Seguro Viagem Brasil

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode