Conheça 8 passos bem simples para controlar gastos em viagem de férias

por redação (com informações acritica.net)
Imagens: reprodução/divulgação

Viajar bem é viajar seguro >

Jacytan Melo | Travel and Tourism (Ano V) - Chegou o verão, período de férias para muitos e chegou a hora de por em prática a tão desejada viagem. Só que esse momento exige muita cautela para que o orçamento não se dilua com um mal planejamento.

Passagens Promo encontra automaticamente os preços de toda a internet para você. Experimente! >

Para quem viaja, seja para o próprio país ou exterior, é comum a utilização do cartão de crédito e ele é um grande aliado para as viagens. É preciso apenas que se planeje os gastos de forma mais consciente.

O cartão de crédito sempre foi uma ferramenta importante como um auxílio no controle dos gastos por parte do viajante. Além disso, muitos cartões oferecem também a possibilidade dos gastos serem revertidos em benefícios, através dos programas de fidelidade que cada um oferece, contribuindo para uma maior economia no médio e longo prazo.

Veja abaixo algumas dicas feitas por especialistas:

Comunicar ao banco emissor do cartão da viagem

Antes de viajar para fora do país, comunique ao banco emissor do cartão com uma semana de antecedência da sua decisão para que eles possam liberar o uso do cartão de crédito durante a viagem. Informe também os dias de permanência no local, a data de início e data do retorno, e os países e cidades que pretende conhecer. Dessa forma, ajuda o banco a acompanhar as transações caso ocorra perda, roubo ou furto do cartão.

Você 100% seguro? Só com o Seguros Promo! Os melhores preços para os melhores planos de seguro viagem. Use o cupom CUPOMDEDESCONTO5 e garanta 5% de desconto! >

Concentrar os gastos em um único cartão

Com essa medida o viajante consegue planejar e organizar melhor as finanças. Fora isso, é possível acumular pontos no programa de fidelidade e reverter em benefícios que ajudam a ter uma economia em hospedagens, transporte, aluguel de carro, alimentação e outras atividades de viagens.

Levar sempre um cartão extra

Como em toda viagem, imprevistos podem acontecer, E para que que nada estrague a tão sonhada viagem, é sempre bom o viajante levar sempre um cartão de crédito reserva. Dessa maneira, se um cartão de crédito principal for perdido ou roubado, o viajante terá outro cartão em mãos para continuar a viagem sem problemas.

Rentalcars.com - Reserve seu carro pela internet hoje e economize até 5%. Melhor preço garantido. Procure agora! >

Ficar atento com a fatura

De volta, o viajante deve conferir com bastante atenção todos os itens listados na fatura. Verificar se as datas e valores correspondem e, se houver alguma suspeita, entrar em contato imediatamente com o banco emissor do cartão.

Mantendo o orçamento em dia

É sempre bom manter-se fiel ao orçamento planejado. Uma dica é realizar o pagamento antecipado de hospedagens e de algumas programações turísticas. Sempre evitar parcelamentos longos.

Para quem vai viajar para o exterior é essencial contratar um seguro viagem

Outra dica importante dos especialistas é contratar um seguro viagem, principalmente se a viagem for para o exterior. É uma ferramenta importante, na hora de necessitar de uma assistência médica, hospitalar e odontológica, além da proteção em caso de extravio da bagagem. É importante confirmar previamente todos os detalhes dos benefícios oferecidos e verificar se eles contemplam também o cônjuge ou companheiro.

Câmbio | Compra antecipada de moeda estrangeira pelo cartão de crédito ou no cartão pré-pago

Uma comodidade para o viajante para um destino internacional é a possibilidade de comprar antecipadamente dólares, euro e libras pelo cartão de crédito ou cartão pré-pago. Isso traz mais segurança e praticidade.

Fontes: acrítica.net, Itaú Unibanco e Seguros Promo