Conheça 10 mercados municipais pelo Brasil que valem uma visita

07/12/2021 10:33

Esses mercados municipais pelo Brasil carregam riqueza gastronômica, histórica e cultural. Saiba quais são e não deixe de visitá-los em sua próxima viagem!

por redação (com informaçõs momondo e MaxMilhas)
Mercado Público de Florianópolis - Foto: reprodução


Olinda, PE, Brasil (Ano VIII) - Na dúvida do que visitar primeiro quando chegar a uma nova cidade? Basta seguir para um mercado municipal para ter um gostinho da cultura local! Nas principais capitais brasileiras, os grandes mercados são o ponto de encontro da população e seus visitantes, muitas vezes instalados em prédios repletos de história e que se tornaram atrações turísticas.

Conheça 10 dos principais mercados municipais pelo Brasil que com certeza merecem uma visita

Mercado Modelo, Salvador (Bahia)

De frente para a Baía de Todos os Santos, e vizinho do Elevador Lacerda e do Pelourinho, o Mercado Modelo de Salvador é daquelas atrações turísticas obrigatórias na capital baiana. Inaugurado em 1912, inicialmente como Casa da Alfândega, o mercado ainda mantém a arquitetura neoclássica original mesmo depois de ter sido reconstruído em função de diferentes incêndios.

Hotéis em Salvador >

São 263 lojas em dois andares, especializadas em artesanato, souvenirs e, claro, gastronomia – destaque para restaurantes tradicionalíssimos da culinária baiana, como o Camafeu de Oxossi e o Maria de São Pedro.
Aos sábados, não dá para perder as rodas de capoeira que acontecem atrás do mercado.

Onde fica: Praça Visconde de Cayru s/n, Cidade Baixa, Salvador
Telefone: (71) 3241-0242
Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 19h; domingo das 9h às 14h

AliExpress - Aproveite as últimas tendências em moda feminina, masculina e infantil. Descubra ofertas incríveis e consiga cupons para economizar mais >

Mercado Municipal de São Paulo (São Paulo)

Polo gastronômico e cultural da capital paulista, o Mercado Municipal de São Paulo – ou simplesmente Mercadão de SP – foi inaugurado em 1933 e mantém-se como ponto de encontro entre moradores e turistas.
O prédio de estilo neoclássico com toques góticos impressiona pela beleza dos 55 vitrais que mostram vários aspectos da produção de alimentos. Tamanhos detalhes podem ser observados em visitas guiadas que acontecem durante a semana.

Hotéis em São Paulo >

São cerca de 280 boxes e mais de 50 mil visitantes semanais. Entre os menus dos bares e restaurantes do local, impossível não mencionar o popular (e gigante) sanduíche de mortadela e o maravilhoso pastel de bacalhau.

Onde fica: Rua Cantareira 306, Centro, São Paulo
Telefone: Telefone: (11) 3313-3365
Funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 18h; domingo das 6h às 16h

Mercado Ver-o-Peso, Belém (Pará)

Verdadeiro ícone cultural de Belém, o Mercado Ver-o-Peso está às margens da baía do Guajará e foi um dos primeiros mercados públicos do Brasil. Trata-se do maior mercado a céu aberto da América Latina, com um complexo arquitetônico e paisagístico de 35 mil metros quadrados.

Hotéis em Belém >

Dá para passar o dia por lá, passeando pelos diferentes prédios – a Praça do Relógio, o Mercado de Carne, a Feira do Açaí, a Praça do Pescador, a Ladeira do Castelo, entre outros.

Entre as muitas tendas de alimentos e especiarias, destaque para a infinidade de ervas medicinais, que vêm de todas as partes do interior do Pará de forma fluvial.

Onde fica: Av. Blvd. Castilhos França s/n, Cidade Velha, Belém
Funcionamento: diariamente das 6h às 21h30

Mercado Central de Belo Horizonte (Minas Gerais)

Visitar o Mercado Central de Belo Horizonte é a chance de conhecer mais a fundo a cultura de Minas Gerais e sua capital. Criado em 1929 e ocupando quase um quarteirão inteiro do centro de BH, o mercado é um espaço dos mais democráticos, misturando religiosidade, cultura popular e tradição.

Hotéis em Belo Horizonte >

São mais de 400 lojas, de artesanato a ervas medicinais até o melhor da gastronomia mineira, seja para comer em um dos gostosos bares ou restaurantes do local ou levar as maravilhas para casa.

Entre cachaças, queijos e tantas iguarias, fica difícil mencionar um item para não deixar de provar, mas o quibe recheado é quase uma unanimidade.

Onde fica: Av. Augusto de Lima 744, Centro, Belo Horizonte
Telefone: (31) 3274-9497
Funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 18h; domingo das 7h às 13h

Mercado Público de Porto Alegre (Rio Grande do Sul)

Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, o Mercado Público de Porto Alegre é um ponto de encontro clássico dos gaúchos e seus visitantes. Inaugurado em 1869, funciona até hoje como um grande shopping center, com seus 110 estabelecimentos (padarias, bancas de frutas, peixarias, pet shops, barbearia etc.).

Hotéis em Porto Alegre >

Destaque para o Bar Naval, com mais de um século de história, e a Banca 40, outro ponto super tradicional do mercado. A gastronomia não poderia ser mais variada, indo da cozinha japonesa à macrobiótica e portuguesa, passando por bares e lanchonetes que movimentam o centro histórico porto-alegrense todos os dias.

Onde fica: Largo Jornalista Glênio Peres, Centro, Porto Alegre
Telefone: (51) 3289-4801
Funcionamento: segunda à sexta das 7h30 às 19h30; sábado das 7h30 às 18h30

Mercado Público de Florianópolis (Santa Catarina)

Com mais de um século de história e reformado depois de graves incêndios, o Mercado Público de Florianópolis mantêm seu charme e continua um dos mais agradáveis pontos de encontro na capital catarinense.

Hotéis em Florianópolis >

Além de funcionar como centro de comércio e gastronomia – diversos bares e restaurantes bacanas oferecem o melhor da culinária local, como o famoso pastel de berbigão – o mercado é um grande palco de cultura e lazer.

O vão central do mercado costuma receber apresentações artísticas folclóricas com talentos da região, do tradicional boi-de-mamão a animadas rodas de samba.

Onde fica: Rua Jerônimo Coelho 60, Centro, Florianópolis
Telefone: (48) 3225-8464
Funcionamento: segunda à sexta, das 7h às 22h; sábado das 7h às 17h

Mercado Municipal de Curitiba (Paraná)

Nenhuma visita à capital paranaense é completa sem uma passada (de preferência demorada) pelo Mercado Municipal de Curitiba. O prédio no centro da cidade foi recentemente reformado e conta com um setor de produtos orgânicos.

Hotéis em Curitiba >

As lojas comercializam de tudo – temperos, queijos, frutas, verduras, doces, chocolates, embutidos, carnes exóticas, roupas, eletrônicos, artesanato, artigos para casa e por aí vai. Sem falar, claro, nos vários quiosques e restaurantes, onde pode-se provar as delícias locais, como o barreado ou a carne de onça, terminando com um espresso no Café do Mercado.

Onde fica: Av. Sete de Setembro 1865, Centro, Curitiba
Telefone: (41) 3363-3764
Funcionamento: de terça a sábado, das 7h às 18h; segunda das 7h às 14h; domingo das 7h às 13h

Mercado de São José, Recife (Pernambuco)

O mais popular entre os 24 mercados públicos de Recife, o Mercado de São José ocupa aquele que é considerado o mais antigo edifício pré-fabricado em ferro no Brasil. Foi inaugurado em 1875, adotando uma arquitetura neoclássica inspirada no mercado público de Grenelle, em Paris.

Hotéis em Recife >

Localizado na área conhecida como Praça do Mercado, onde fica também a Basílica de Nossa Senhora da Penha, o mercado possui mais de 500 boxes e lojas, vendendo frutas, carnes, peixes, bebidas, roupas, folhetos de cordel, produtos esotéricos, entre outros.

Entregue-se também ao momento nostalgia posando para um tradicional fotógrafo “lambe-lambe”.

Onde fica: Praça Dom Vital s/n, São José, Recife
Telefone: (81) 3424-1928
Funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 18h; domingo das 6h às 12h

Mercado Central de Fortaleza (Ceará)

Um dos maiores do Nordeste brasileiro, o Mercado Central de Fortaleza ocupa um prédio de cinco pavimentos no centro da cidade, ao lado da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção e da Catedral.

Hotéis em Fortaleza >

São 553 boxes, que comercializam produtos típicos cearenses a preços populares. Entre eles, artigos em couro, rendas e bordados, souvenirs típicos como as mini-jangadas, e inúmeros tipos de cachaça e castanhas. Quando bater a fome, basta escolher um dos restaurantes para provar alguma das deliciosas comidas nordestinas.

Onde fica: Av. Alberto Nepomuceno 199, Centro, Fortaleza
Telefone: (85) 3454-8586
Funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 18h; sábado das 8h às 16h; domingo das 8h às 13h

Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Manaus (Amazonas)

Uma das principais atrações turísticas em Manaus, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa destaca-se tanto pelo seu exterior quanto interior. O prédio segue o estilo rococó, inspirado no Mercado Les Halles, de Paris, e impressiona por seus detalhes arquitetônicos, como grades em ferro e vidros coloridos.

Hotéis em Manaus >

Já do lado de dentro, toda a diversidade de Manaus e do norte do Brasil está evidenciada nas centenas de bancas e lojas. Foi reaberto em 2013, após sete anos fechado, e hoje conta com pavilhões dedicados para o Pará e o Amazonas, às carnes peixes, aos hortifrutigranjeiros, além de praças de alimentação, bombonieres e restaurantes.

Onde fica: Rua dos Barés 46, Centro, Manaus
Telefone: (92) 3234-8441
Funcionamento: diariamente das 6h às 18h

  

Voltar

Maxmilhas
Quero Passagem BR
Seguro Viagem Brasil

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode