Como tirar passaporte de bebê e criança

17/08/2019 08:35

por redação (com informações Passagens Promo) - Seguros Promo
Imagens: reprodução/divulgação

Jacytan Melo | Travel and Tourism (Ano V) -
O bebê ainda não nasceu, mas você já está planejando as viagens internacionais da família? Então, saiba como tirar passaporte de bebê e criança!

O processo para tirar o passaporte de bebês, crianças e adultos é super parecido, mas é bom ficar atento à algumas exigências. Vamos às dicas?

De promo você pode! - Encontre a melhor tarifa para sua próxima viagem. >

Passaporte para bebê

Antes de mais nada, só vale a pena tirar o passaporte para o bebê se sua viagem para o exterior for para países fora do Mercosul, onde o documento realmente é exigido.

Para viagens nacionais, a certidão de nascimento é o suficiente para embarcar – já para os integrantes do Mercosul, o documento necessário é a carteira de identidade.

Vai realmente precisar do passaporte? Atenção aos prazos! Se organize para começar o processo de solicitação à tempo. Talvez a parte mais difícil seja conseguir um horário para o atendimento presencial – também é bom estar preparado para qualquer outro imprevisto.

A validade do passaporte de bebês e crianças também é menor, se comparado ao documento de adultos – então, só vale a pena tirar quando surgir uma viagem. Caso contrário, você pode precisar refazer tudo de novo para embarcar.

Fique atento à validade do passaporte!

  • Menores de 1 ano: validade 1 ano
  • 1 ano completo a 2 anos incompletos: validade 2 anos
  • 2 anos completos a 3 anos incompletos: validade 3 anos
  • 3 anos completos a 4 anos incompletos: validade 4 anos
  • 4 anos completos a 18 anos incompletos: validade 5 anos
  • 18 anos completos ou mais: validade 10 anos

Como tirar passaporte de bebê e criança

1. Documentos necessários:

  • Certidão de Nascimento: menores de 12 anos precisam apresentar o documento original;
  • Carteira de Identidade e CPF dos pais: atenção à validade e conservação, só são aceitos documentos em bom estado;
  • Foto do bebê: crianças menores de 3 anos devem apresentar uma foto tamanho 5×7, recente, colorida, sem data e com fundo branco;
  • Protocolo de agendamento impresso;
  • Comprovante de pagamento da GRU impresso;
  • Formulário para autorização de expedição de passaporte para menor.

2. Solicitação de passaporte:

Para fazer a solicitação, entre no site da Polícia Federal. Lá você vai preencher os dados do bebê e dos pais. Ao final, será gerado um protocolo – você deve guardar o número para levar no momento do atendimento presencial.

3. Pagamento:

Depois do preenchimento dos dados, o site da PF irá gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) que deverá ser paga (atualmente o valor é de R$ 257,25*) até a data do vencimento. Guarde o comprovante de pagamento, pois ele será exigido no dia da entrevista. (*Verificar valor atual no site da Polícia Federal)

4. Formulário de autorização de expedição de passaporte para menor:

Outro formulário que precisa ser preenchido é a autorização de expedição do passaporte e autorização da viagem. Existem três modelos para que os pais possam escolher qual o tipo de passaporte será feito para a criança:

Poderes para genitores: com essa autorização, a criança só poderá viajar acompanhada de pelo menos um dos pais. Nesse caso, não é necessário apresentar uma autorização de viagem quando for sair do país.
Poderes amplos: autoriza a criança a viajar com um dos pais ou desacompanhada, também não sendo necessário apresentar autorização de viagem.

Formulário padrão: nesse caso, sempre que a criança for sair do país, mesmo que acompanhada de um dos pais, deverá ser apresentada uma autorização de viagem autenticada.

5. Agendamento

O último passo online é o agendamento, e só pode ser feito após o pagamento do GRU. É só pesquisar o local e escolher entre os dias e horários disponíveis.

6. Posto da Polícia Federal

Com os documentos, número do protocolo, comprovante da GRU e o formulário de autorização de expedição de passaporte em mãos, é só comparecer ao posto da PF no dia e horário marcado para terminar o procedimento.

Atenção: o bebê precisa estar presente, acompanhado dos pais. Caso um dos pais não possa ir, é necessário levar uma autorização autenticada para a emissão do passaporte.

7. Entrega do passaporte:

Durante o atendimento presencial, um novo protocolo será gerado com a data da entrega – que, se não houver nenhum imprevisto, costuma ser rapidinho.

No site da PF diz que a criança precisa estar presente na hora de retirar o documento juntamente com um dos pais, mas em alguns postos de atendimento pode não ser necessário. Vale a pena conferir com antecedência!

A foto 5×7

Agora que você já sabe o passo-a-passo para tirar passaporte de criança, deve estar se perguntando: mas como é a tal foto 5×7 para o passaporte de bebê? Veja algumas dicas para conseguir a foto ideal e não correr o risco de ter a emissão do passaporte barrada.

Como é um documento oficial, a foto do passaporte precisa obedecer alguns critérios. Crianças menores de 3 anos de idade não podem tirar a foto na hora, como é feito com adultos. Isso porque a chance de não conseguir a foto ideal é grande e a emissão do passaporte pode não dar certo.

Assim, se sua criança tem 3 anos incompletos, o jeito é procurar um lugar que faça a foto ou improvisar em casa. A imagem precisa ter tamanho 5×7, ser recente, colorida, sem data, com fundo branco e o ideal é não ter nada cobrindo o rosto da criança (sem enfeites no cabelo) e, claro, com o rostinho tranquilo – nada de careta ou choro!

Uma dica é levar mais de uma opção no dia do agendamento, assim não corre o risco de ter o passaporte barrado por causa da imagem.

Encontre sua passagem >

 

Voltar

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode