Cidades históricas do Brasil incentivam o turismo religioso

15/01/2022 09:13

Em minas Gerais, o mestre Aleijadinho é um dos maiores expoentes dessa cultura.

por redação (com informações de O Liberal Revista)
(Publicado em 14/03/2017 - Atualizado em 15/01/2022)
Foto: reprodução

Viajar bem é viajar seguro! Faça agora seu Seguro Viagem >


Olinda, PE, Brasil (Ano VIII) - Já é um fato comprovado pelas estastística que o turismo religioso vem atraindo muitos visitantes às cidades históricas do Brasil. Isso é devido a cultura religiosa muito forte, ligada, sobretudo, ao barroco e às artes sacras.

Hotéis em Ouro Preto, Minas Gerais >

Minas Gerais, o mestre Aleijadinho (foto/reprodução) é um dos maiores expoentes dessa cultura. Nas igrejas, festejos populares, santuários e padroeiros vem atraindo, todos os anos, milhares de turistas ao estado, contribuindo para aquecer, de forma significativa, a economia das cidades históricas.

AliExpress - Comprar online, produtos automotivos, acessórios para telefone, computador, eletrônicos, moda, roupa, sapato, beleza, saúde, casa e jardim, brinquedos, e muito mais >

Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 2017, cerca de 8,1 milhões das viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé. E grande parte desses visitantes têm Minas Gerais como principal destino. Aa cultura do estado tem base nos festejos ligados às crenças das mais diversas formas de manifestação da fé.

Como forma de cada vez mais atrair mais turistas ao estado, a Associação do Circuito do Ouro lançou o roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça, que foi oficialmente apresentado durante o evento do primeiro Salão Nacional do Turismo Religioso. O roteiro destaca dois dos maiores pontos religiosos de Minas, o Santuário Nossa Senhora da Piedade e o Santuário do Caraça.

Quem for visitar poderá circular pelos quatro munícipios, devido a ligação do roteiro, sendo eles, Caeté, Santa Bárbara, Catas Altas e Barão de Cocais. Com isso o turista poderá conhecer os atrativos de cada cidade, se hospedar em pousadas tipicamente mineiras e ter o prazer de desfrutar da saborosa gastronomia regional.

Rentcars.com - Alugue um carro e tenha descontos de até 30% >

O ponto alto do turismo religioso em Minas Gerais é a Semana Santa, que atraem milhares de turistas para vivenciarem a fé, a arte e a cultura mineira. Os municípios mineiros contam com uma programação toda especial para os fiéis nessa época do ano. A encenação da Paixão de Cristo (foto/reprodução), através dos rituais, é contada de uma maneira de relembrar dos últimos momentos até a ressurreição de Cristo.

Compre sua pass agem rodoviária em até 12 vezes nos principais cartões de crédito e pelo Mercado Pago >

Em Ouro Preto é oferecido diversas atrações aos turistas durante a semana como encenações litúrgicas nas escadarias e adros das igrejas, vias sacras com quadros vivos, filmes e folhetaria, com o histórico e a descrição das cerimônias, indicando rituais e locais, exposições de artes em diversas salas e galerias da cidade, além da confecção do tradicional tapete (Foto: iG Turismo/reprodução) com 22 quilômetros, feitos com serragem, borra de café, raspa de couro e afins.

Voltar

Maxmilhas
Seguro Viagem Brasil

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode