Brotas investe no turismo para terceira idade

26/08/2019 07:15

por redação (com informações Diário do Turismo) - Detecta Hotel
Brotas, São Paulo, Brasil - Imagem: reprodução

Seguro Viagem - Cotação online >

Jacytan Melo | Travel and Tourism (Ano V) - Destino Brasil -
De acordo com a Secretaria de Brotas, a cidade recebeu 280 mil turistas em 2017.  Neste ano, esse número deve crescer, caso mantenha o desempenho do primeiro semestre. O município recebeu 8% mais visitantes de janeiro a junho na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Brotas está consolidada como destino de aventura na água, na terra e no ar. São quase 40 diferentes atividades. Mas o município busca novos segmentos de público. Para nortear quais caminhos trilhar, contratou uma pesquisa de demanda, realizada pelo Senac no final de 2017. O estudo tem o objetivo de entender quem é o turista de Brotas, o que ele procura e como atendê-lo melhor. Uma das conclusões é que há potencial para atrair mais o público da terceira idade.

Ver vídeo | Brotas, São Paulo, Brasil

A pesquisa revelou que uma boa fatia dos visitantes é formada por pessoas mais maduras em busca de descanso e contato com a natureza. O estudo feito com os turistas de Brotas mostrou que 48% deles têm entre 30 e 45 anos e 20% entre 46 e 65 anos. Os mais jovens, de 19 a 39 anos, são 30%.

Motivo da viagem

Os dados sobre o motivo da viagem afirmam que cerca de 27% responderam turismo de aventura, mas 26% contemplação da natureza e 22%, descanso. Essa informação apresenta que 46% dos turistas querem a natureza e tranquilidade.

Para curtir Brotas não é necessário fazer trilha, rapel, rafting, queda livre, etc. Mas quem tem mobilidade reduzida e quer adrenalina, não fica de fora porque há algumas atividades adaptadas. Outro atrativo da cidade, principalmente entre a terceira idade, é o turismo rural. Várias fazendas e sítios abrem suas porteiras aos turistas que podem acompanhar comer fruta no pé, acompanhar a lida com os animais e ainda levar guloseimas para casa.

Distribuídos entre a cidade e a zona rural, são mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts.

Dia do Turismo

O turismo é uma importante atividade econômica em Brotas. Segmento responde por 25% dos empregos diretos, com carteira assinada, além dos temporários e indiretos. Pela relevância da atividade, foi criado o Dia do Turismo de Brotas, comemorado em 15 de setembro.

A data é feriado municipal e geralmente existe comemoração e facilidades para que o morador da cidade tenha um “dia de turista”. A programação deste ano inclui o Brotas Rock, que será realizado dias 15 e 16 na Praça Armador Simões. Já as empresas que trabalham com turismo abrem as portas para a comunidade. Juntas, elas distribuirão cerca de 600 cortesias para visitação de cachoeira, atividades do turismo de aventura e almoços em restaurante.

Como chegar em Brotas

Saindo de São Paulo, pegar a Anhanguera ou a Bandeirantes até Limeira (145 km), entrando agora na rodovia Washington Luis. No alto da serra de Rio Claro, logo após o posto da Polícia Rodoviária, há um Posto de Informações Turísticas do Codetur, no km 200,6. Após poucos quilometros, o viajante vai alcançar o trevo de Analândia. Fazer o contorno para Brotas, onde vai chegar depois de passar por Itirapina. A distância total da viagem é de aproximadamente 242 km.

Hotéis em Brotas, São Paulo


Hotel Pousada Natural
2 estrelas | Muito bom, 8,0 (955 avaliações)
Brotas, Brasil
Ver ofertas >


Brotas Eco Resort
4 estrelas | Fabuloso, 8,9 (631 avaliações)
Brotas, Brasil
Ver ofertas >


Pousada Pé na Terra
3 estrelas | (Aguardando avaliações)
Brotas, Brasil
Ver ofertas >


Pousada do Lago Brotas
Ótimo, 9,0 (223 avaliações)
Brotas, Brasil
Ver ofertas >

Mais ofertas de hospedagem em Brotas, São Paulo >

  

 

Voltar

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode