Batik Sabah: uma tendência e orgulho

23/01/2024 09:39

Colorido, tipicamente desenhado à mão, tradicional e cheio de padrões são as palavras usadas para descrever o tecido com decoração clássica que conhecemos como ‘Batik’. Sinônimo na região do Sudeste Asiático, o Batik é criado usando uma técnica de tingimento resistente a cera, que se acredita ser uma arte antiga originada de Java

por redação (com informações de Elsie Mari's | Sabah) - GetYourGuide
Batik Sabah - Foto: pinterest.com

Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - Antigamente, o Batik era geralmente adornado como "sarongue" entre as mulheres para complementar um top tradicional e considerado um item básico do guarda-roupa diário. Hoje em dia, frequentemente recebemos um convite para um evento formal ou exclusivo com a Batik como o traje temático sugerido.

Na maioria dos departamentos e agências governamentais, o ‘Batik Thursday’ foi introduzido para encorajar os oficiais do governo a usar o batik como traje de escritório em apoio ao Batik feito na Malásia. Enquanto as pessoas ainda preferem vestir o Batik para uma função formal, o Batik agora também é projetado para uso casual.

Esse interesse muda com o tempo. Hoje, o Batik não é usado apenas como vestuário, mas também como designs de tecidos em acessórios, sapatos, móveis e pinturas.

Batik Sabah

No leste da Malásia, Sabah também produz e tem sua própria identificação de batique. O Batik Sabah difere dos outros porque apresenta os intrincados motivos tradicionais de Sabah em seus designs.

De acordo com Mustafa Alba, gerente do Sabah Batik, o Batik Sabah apresenta os únicos motivos, padrões, flora e fauna indígenas que são sinônimos de Sabah. “Existem mais de 30 etnias e subétnicas em Sabah e cada uma representa uma cultura única. A maioria dos motivos e padrões usados ​​em nossos designs de Sabah Batik foram inspirados em trajes tradicionais, artesanato e produtos diários produzidos por eles ”.

Técnicas

Existem muitas técnicas que podem ser usadas para projetar o Batik, mas a técnica mais comum usada é a inclinação. Gentilmente, o artista desenhará os padrões usando um pequeno bico de tubo com cera quente. Para alguns, essa ação graciosa parece terapêutica apenas de se olhar. (Crédito da foto acima: Canting Technique. Photo courtesy of Galleria Artisan)

Nova tendência - Têxtil Impresso Digital

Digitalização é uma palavra que se escuta muito neste século. Da mesma forma, Batik Sabah também evoluiu por meio da ‘digitalização’. (Crédito da foto acima: Photo courtesy Chanteek Borneo)

Os têxteis impressos digitais podem não ser novos na indústria, mas os padrões ‘Sabah’ são um design bastante novo no mercado. Além disso, hoje, os padrões tradicionais são vistos como exóticos, únicos e modernos entre a geração mais jovem.

Sobre Sabah, Malásia

Sabah é o segundo maior estado da Malásia, depois de Sarawak, ambos localizados na porção setentrional da ilha de Bornéu. Sua capital é Kota Kinabalu.

O estado também é conhecido como Sabah, negeri di bawah bayu, "Sabá, terra abaixo do vento", por se encontrar imediatamente ao sul da região sujeita a tufões nas Filipinas.

Sabah exibe notável diversidade de etnia, cultura e idioma. Sabah é dividido em cinco divisões administrativas e 27 distritos. Sabah possui abundantes recursos naturais e sua economia é fortemente orientada para a exportação. Suas principais exportações incluem petróleo, gás, madeira e óleo de palma. As outras grandes indústrias são agricultura e ecoturismo. (Crédito da foto acima: oikos.tur.br)

Sabah: melhores atrações

  1. Manukan Island
  2. Tanjung Aru Beach
  3. Imago Shopping Mall
  4. Gaya Street Sunday Market
  5. Kota Kinabalu City Mosque
  6. Sapi Island
  7. Mamutik Island
  8. Tunku Abdul Rahman Marine Park
  9. Poring Hot Springs
  10. Mount Kinabalu

GetYourGuide | Aventura de mergulho de dia inteiro a partir de Kota Kinabalu ►

Como chegar

Voos para o Kota Kinabalur, Sabah, Malásia com a KLM.com - Com a KLM suas férias começam no momento em que você embarca. Sua viagem passa voando com o sistema de entretenimento individual em voos intercontinentais: filmes, jogos e música gratuitos. PESQUISAR PASSAGEM ►

Hospedagem em Kota Kinabalu, Sabah, Malásia



Shangri La's Tanjung Aru Resort and Spa
5 estrelas | Excelente, 8.6 (2.733 avaliações)
Kota Kinabalu, Sabah



Cititel Express Kota Kinabalu
3 estrelas | Bom, 7.7 (557 avaliações)
Kota Kinabalu, Sabah
Ver ofertas
 ►



The Magellan Sutera Resort
5 estrelas | Excelente, 8.4 (2.733 avaliações)
Kota Kinabalu, Sabah

Mais ofertas de hospedagem em Kota Kinabalu, Sabah, Malásia ►

Voltar

Powered by 12Go system
Seguro Viagem Asia

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode