As melhores praias do litoral paulista

07/07/2022 09:47

Praias do litoral paulista: conheça as melhores praias para curtir as altas temperaturas da capital paulista.

por redação (com informações Buser Brasil)
Praia do Julião, Ilhabela, SP - Foto: br.pinterest.com

Olinda, PE, Brasil (Ano IX) - Visit Brazil - As praias do litoral paulista são muito belas e repletas de lugares interessantes para conhecer, pois tanto no litoral norte quanto no litoral sul, é possível encontrar um canto de areia e mar cristalino para chamar de seu, especialmente durante o verão.

As praias de São Paulo, inclusive, surpreendem aqueles que se aventuram por essa parte da região sudeste, já que se trata de uma área rodeada por montanhas cobertas pela densa e exuberante mata atlântica.

Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir quais são as melhores praias do litoral paulista para conseguir aproveitá-las nos períodos que estiver na região, continue a leitura deste post, pois vamos apresentar diversas opções. Confira!

Ilha das couves

Conhecer a Ilha das Couves, em Ubatuba, é um dos passeios mais procurados pelos turistas que vão para a cidade, especialmente em razão de seu belo mar sem ondas com cores que variam do verde ao azul. Também vista como um paraíso no litoral norte paulista, a ilha conta com duas faixas de areia que são separadas por uma pequena trilha de somente 5 minutos. (Foto: pbase.com)

O menor dos trechos (Praia de Fora ou Praia do Japonês), local em que chega grande parte dos barcos de passeio, é um excelente local para mergulho e que tem água em tom de esmeralda. Já o trecho de areia maior (Prainha das Couves ou Praia de Dentro), a principal praia da Ilha das Couves, tem um visual maravilhoso e um mar que apresenta tons entre verde e azul.

Para chegar até a Ilha das Couves é preciso pegar um barco, sendo que o trajeto mais rápido e econômico é pegá-lo na Praia de Picinguaba. É válido ressaltar que, hoje em dia, há a limitação de 500 visitantes por dia, por isso, o ideal é chegar cedo.

Vá para Ubatuba >

Hotéis em Ubatuba, São Paulo >

Praia da Laje

A praia na Laje, na Ilha do Cardoso, litoral sul de São Paulo, é uma praia isolada por obstáculos naturais e, portanto, um local praticamente deserto. Por isso, ela é ideal para as pessoas que apreciam trilhas e piscinas de águas naturais.

A sua faixa de areia conta com aproximadamente 5 km cercada de Mata Atlântica e só é possível chegar ao local por meio de uma trilha de 10 km, de barco ou atravessando as rochas da Praia de Marujá.

Vá para Cardoso >

Praia de Guaratuba

A praia de Guaratuba, em Bertioga, fica localizada a aproximadamente 30 minutos da região central da cidade e é o local perfeito para as pessoas que querem aproveitar e relaxar. Para frequentá-la, é preciso respeitar determinadas regras e que visam manter o respeito ambiental, como a proibição de trafegar com carros, acampar ou fazer piquenique.

Na areia, de um lado há o mar e do outro Rio Guaratuba, sendo que há o encontro do rio com o mar, o que possibilita que o visitante alterne banhos de água salgada com água doce.

Vá para Bertioga >

Praia de Picinguaba

A praia de Picinguaba, em Ubatuba, além de ser o local de onde saem os barcos para a Ilha das Couves, também é uma opção de praia bonita e bem-preservada, já que está localizada no núcleo de conservação do Parque Estadual Serra do Mar.  (Foto: ubatubaguide.com.br)

No local, que já é perto do estado do Rio de Janeiro, há a vila de pescadores de Picinguaba e muita natureza, sendo o cenário perfeito para aqueles que gostam de apreciar muito verde e um mar calmo.

Praia de Calhetas

A praia de Calhetas, localizada em São Sebastião, em uma península que segue em direção ao mar, é mais uma das melhores praias do litoral paulista. No local, há duas faixas de areia distintas, possibilitando que você opte pelo melhor visual para aproveitar o dia, afinal, ambos os lados são igualmente bonitos.  (Foto: essemundoenosso.com.br)

Ao fundo, é possível observar, ainda, uma montanha coberta por intenso verde bem-preservado, o que torna o visual ainda mais encantador. A ponta da península também conta com uma pequena área verde.

Contudo, o acesso à Praia de Calhetas é um pouco complexo, já que ela está localizada em uma propriedade particular que permite acesso somente a pedestres, sendo preciso fazer uma pequena caminhada de aproximadamente 10 minutos dentro de um condomínio, a partir da portaria, para chegar até ela.

Vá para São Sebastião >

Hotéis em São Sebastião, São Paulo >

Ilha do Tamanduá

Já a Ilha do Tamanduá, em Caraguatatuba, é a maior da cidade. O seu acesso é feito por barcos que saem das praias de Cocanha, Mococa e Tabatinga. A Ilha do Tamanduá costuma atrair os visitantes que gostam de mergulhar, por causa da sua rica vida marinha, e apresenta praias tranquilas, de areia fina branca e água cristalina.

Um dos maiores atrativos da Ilha do Tamanduá é a sua natureza intocada que encanta os seus frequentadores, já que se trata de um local que ainda é pouco conhecido e visitado.

Vá para Caraguatatuba >

Hotéis em Caraguatatuba, São Paulo >

Praia Brava

A praia Brava, localizada entre Boiçucanga e Maresias em São Sebastião, é considerada um dos locais mais preservados do litoral norte de São Paulo, já que ela é selvagem, deserta e cercada pela Mata Atlântica. Em seu canto direito há, ainda, uma pequena cachoeira de água doce.

Para chegar à praia Brava é preciso contratar um barco ou encarar uma trilha de aproximadamente 1 hora e, ao chegar lá, o visitante se depara com areias claras e ondas fortes que costumam atrair surfistas. Durante a íngreme trilha há uma atração à parte: um mirante que permite uma bela vista das praias de Cambury e Boiçucanga.

Praia de Castelhanos

A praia de Castelhanos, em Ilhabela, apesar de não fazer parte da rota mais urbana da cidade, é uma das mais famosas da região, especialmente por ser um ambiente repleto de natureza e marcado pelo mar agitado que apresenta formato de um coração, atraindo os visitantes mais aventureiros. (Foto: tourbrazil.com.br)

Castelhanos tem uma longa faixa de areia e é cercada por muito verde nas encostas que protegem a praia, localizada dentro da área do Parque Estadual de Ilhabela. Já o seu acesso é mais difícil, sendo possível chegar até o pela pelo mar (com lancha ou flexboat), com veículos 4×4 ou por longa trilha que pode ser percorrida a pé ou de bicicleta.

Vá para Ilhabela >

Hotéis em Ilhabela, São Paulo >

Barra do Una

A praia da Barra do Una, em São Sebastião, merece destaque entre as praias do litoral paulista, já que ela conta com características específicas que a diferem das demais, como o belo encontro do mar com o Rio Una em região navegável, sendo possível transitar entre ambos os trechos para aproveitar o melhor de cada um.

O local é perfeito para aqueles que desejam aproveitar um passeio de barco, lancha, jet-ski, prancha de Stand Up Paddle ou caiaque, além de contar com vegetação abundante e areia clara e fofa.

Já o mar tem trechos calmos, que se assemelham a uma piscina, e outros mais agitados de tombo. Da praia da Barra do Una também é possível contratar um passeio de barco para as ilhas próximas, como a Ilha dos Gatos, As Ilhas e o Montão de Trigo.

Praia do Sangava

A Praia do Sangava é um verdadeiro paraíso em um local que conta com praias tão agitadas como a cidade do Guarujá. O local é cercado por vegetação, pedras e a tranquilidade se dá por causa do seu difícil acesso. (Foto: tourbrazil.com.br)

A beleza natural da Praia do Sangava é marcada pelo seu mar com águas claras, limpas e calmas e em sua proximidade há, também, a menor praia do Guarujá, a Cheira Limão, com somente 20 metros de extensão.

Vá para Guarujá >

Hotéis em Guarujá, São Paulo >

Praia Brava da Almada

A praia Brava da Almada é uma das 5 praias de Ubatuba que integram a área de preservação do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Em geral, ela recebe muitos surfistas por causa de suas onde e, para chegar até o local, é necessário andar por uma trilha de aproximadamente 40 minutos que sai da Praia do Engenho.

Em razão do seu acesso mais complexo, a Praia Brava da Almada é quase deserta, cheia de abricós que fazem sombra aos visitantes, areia clara e fofa, e muitas conchas — ou seja, repleta de beleza natural!

Hotéis em Ubatuba, São Paulo >

Praia de Puruba

A praia de Puruba é mais uma das praias praticamente desertas de Ubatuba que em razão da sua beleza já foi, inclusive, usada como cenário para filmes e minisséries, como a Invenção do Brasil. Para chegar até ela é necessário atravessar um riacho de águas verdes, seja em barcos de pescadores ou a nado.

Depois da travessia, o visitante encontra uma praia de cerca de 1.500 metros e areias finas e fofas, mata nativa e mar tranquilo. A praia de Puruba também é cercada pelos rios Puruba e Quiririm, que se encontram para desaguar no mar.

Praia do Cedro

A praia do Cedro, também em Ubatuba, conta com mar calmo, em tons de azul-esverdeado que formam diversas piscinas naturais, sendo ideal para a prática do mergulho. Para chegar até o local é preciso fazer uma trilha, mas o sacrifício é recompensado pela paisagem preservada. (Foto: pinterest.com)

A trilha, de aproximadamente 40 minutos, sai do canto direito da praia da Fortaleza ou da Praia Grande do Bonete e é justamente o seu acesso dificultado que mantém a praia do Bonete vazia e preservada.

Praia do Prumirim

A praia do Prumirim, em Ubatuba, tem fácil acesso, lindo visual, mar de tombo, bons restaurantes e até mesmo um pequeno rio que oferece um banho refrescante de água doce aos turistas que frequentam o local.

Uma das principais atrações dessa praia é a Ilha do Prumirim que fica apenas a 5 minutos de travessia de barco da praia do Prumirim. A Ilha, que tem faixa de areia longa, costuma ser ainda mais vazia e tem mar de águas transparentes, ideal para a prática de snorkel!

Praia de Itamambuca

A praia de Itamambuca, por sua vez, conta com mais de 2 km de extensão de areia clara, visual maravilhoso e boas ondas. Em geral, esse é o local que o público mais jovem e descolado de Ubatuba frequenta, como os surfistas e atletas. Se você deseja aproveitar um canto da praia mais deserto, o lado esquerdo é o ideal.

Em geral, a praia de Itamambuca é tranquila e propícia para a prática de esportes, como surfe, caiaque e stand up paddle. Contudo, apesar de ser boa para o surfe, ela também tem regiões de mar tranquilo e raso.

Para completar a visita, os turistas que frequentam o local também podem aproveitar o Rio Itamambuca, que é abastecido com água da serra e deságua no mar, deixando o cenário ainda mais espetacular.

Praia do Bonete

O Bonete é uma das praias mais famosas e bonitas de Ilhabela, mas chegar até ela não é uma tarefa fácil, já que é preciso fazer o percurso de barco e, como ela está do lado de mar aberto da ilha, nem sempre é possível o passeio. (Foto: aecviagens.blogspot.com)

Outra opção para chegar até o local é fazer uma trilha de 12 km pelo Parque Estadual de Ilhabela, que começa na Ponta da Sepituba, no extremo sul da ilha e exige uma caminhada de 3 a 6 horas até a praia.

Ao chegar à Praia do Bonete, o visitante se depara com um cenário grandioso, cercado por montanhas e isolado de frente para o mar que, por sua vez, é repleto de ondas — motivo pelo qual o destino é muito procurado por surfistas.

No local, também há uma vila de pescadores, opções de restaurantes e hospedagens simples para os visitantes que desejam passar mais tempo por lá. A partir do Bonete é possível acessar o mirante que oferece lindo visual para a praia e conta com uma pequena queda d’água excelente para banho.

Agora que você já conhece diferentes praias do litoral paulista, deve ter percebido como essa região pode ser encantadora seja para ir sozinho ou com uma companhia para viajar, não é mesmo?! Para fazer o seu plano de passeio pela região, o ideal é sempre pesquisar e buscar pela opinião de outras pessoas para se programar da maneira correta e já saber o que esperar do seu passeio! (Fonte: Buser Brasil)

 

  

Voltar

Seguro Viagem Brasil
Quero Passagem BR
PagSeguro BR

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode