Arraial do Cabo: o Caribe Brasileiro

Com jeito de interior e menos de 30 mil habitantes, Arraial do Cabo oferece aos visitantes um clima propício para férias.

por redação (com informações de Monique Renne | Melhores Destinos)
Arraial do Cabo, Rio de Janeiro - Foto: Rio Passeios e Trilhas/reprodução

Seguro Viagem  - Cotação online >

Olinda, PE, Brasil (Ano VI) -
A fama de “Caribe Brasileiro” está estampada na placa oficial de boas-vindas da cidade de Arraial do Cabo. Ela prepara o coração dos turistas para o inevitável susto ao avistar a primeira praia à beira da estrada. Com acesso fácil, preços baixos, dias ensolarados e praias deslumbrantes, Arraial é um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja curtir um descanso com pé na areia.

Pesquise passagens aéreas baratas. A melhor maneira de comprar voos baratos >

O mar de Arraial é especial por uma razão muito particular. Na região, acontece o fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície águas profundas ricas em vida marinha. A fartura de alimento transforma Arraial em um dos melhores pontos de mergulho do país, com águas claras e muita vida. É perfeito para o mergulho de batismo, para profissionais ou mesmo para quem quer se divertir com o snorkeling.

Ver rotas de transportes em Brasil. Escolha sua cidade preferida e compre seu bilhete >

Com jeito de interior e menos de 30 mil habitantes, Arraial do Cabo oferece aos visitantes um clima propício para férias. Emancipada em 1985 e oficialmente jovem, a cidade, antes, era parte de Cabo Frio. A história da região, entretanto, data do início do século XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou naquele mar com a segunda expedição europeia a percorrer o litoral brasileiro.

Encontre hotel em Arrai al do Cabo, Brasil >

Pouco resta daquele período. Um pequeno obelisco marca o ponto da chegada dos conquistadores, onde viviam principalmente índios tamoios antigamente. No centro histórico, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios ostenta o ano de 1503 na fachada, data da chegada de Américo Vespúcio. O local, originalmente uma igreja de pau a pique, marca o ponto onde teria ocorrido a primeira missa coberta do Brasil, no ano de 1506. Na mesma região, está a Casa da Pedra, dita como uma das primeiras construídas no país.

Rentcars.com - Faça da sua viagem um momento inesquecível economizando mais. >

Descubra o Parque Estadual da Costa do Sol, a região tem natureza preservada e, em muitos pontos, quase intocada. Desbrave as areias de Arraial do Cabo e seja-bem vindo a este paraíso. Não deixe de fazer o passeio de barco até a Praia do Farol e de curtir um dos mais belos espetáculos locais, o pôr do sol do Pontal do Atalaia.

Quando ir a Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é destino para ir o ano inteiro. O clima é sempre agradável e sem grandes variações de temperatura. Mesmo os meses mais chuvosos não costumam ser frios e as chuvas não duram muito tempo. Dificilmente você passará por Arraial do Cabo sem ver o sol. As praias são tão incríveis que, mesmo em dia nublado, o mar é transparente e sempre colorido. É impressionante como a chuva não consegue tirar o brilho da água.

Compre sua passagem rodoviária em até 12 vezes nos principais cartões de crédito e pelo Mercado Pago >

Para quem prefere tranquilidade e pouca gente, o melhor é fugir da alta temporada, que vai do Natal até a Semana Santa. Nesse período, Arraial recebe uma quantidade enorme de visitantes. As praias ficam mais cheias, pode haver falta de água e será difícil encontrar uma praia quase deserta para chamar de sua. Arraial do Cabo é bastante tranquila durante todo o resto do ano, especialmente se comparada à badalada cidade de Búzios, também na Região dos Lagos.

Nos finais de semana, Arraial do Cabo também recebe um número maior de visitantes, por isso espere sempre um aumento de movimento entre sexta e domingo. Se estiver na cidade nos dias de semana, aproveite para já fazer o passeio de barco para a Praia do Farol. Com número limite de visitantes por dia, o ideal para conseguir ver a praia é ir em dia de menor movimento ou sair no primeiro barco a realizar o passeio.

Veja as médias anuais* na ordem de temperatura mínima, temperatura máxima e índice pluviométrico.

  • Janeiro - 25°C / 27°C / 204 mm
  • Fevereiro - 25°C / 27°C / 140 mm
  • Março - 25°C / 28°C / 165 mm
  • Abril - 25°C / 27°C / 132 mm
  • Maio - 23°C / 25°C / 97 mm
  • Junho - 22°C / 24°C / 79 mm
  • Julho - 21°C / 24°C / 78 mm
  • Agosto - 21°C /24°C / 65 mm
  • Setembro - 21°C / 24°C / 113 mm
  • Outubro - 22°C / 25°C / 119 mm
  • Novembro - 23°C / 25°C / 173 mm
  • Dezembro - 24°C / 26°C / 218 mm
  • Meses mais chuvosos - Dezembro e Janeiro
  • Meses mais secos - Julho e Agosto
  • Alta temporada - Dezembro até a Semana Santa

*Com dados do Clima Tempo.