Aluguel de carros: o que é e como funciona o valor caução

14/07/2021 09:32

Você tem dúvidas sobre como acontece o pagamento do bloqueio caução no aluguel de carros? Veja como funciona o uso do cartão de crédito para o aluguel de carros, para a caução e outros tópicos que você precisa saber antes de alugar!

Escrito por Renan Campos | Rentcars.com
Foto: ilustração/reprodução

Compare os melhores seguros de viagem >


Olinda, PE, Brasil (Ano VII) - Uma das dúvidas mais comuns de quem está alugando um veículo, principalmente para quem vai alugar pela primeira vez, é sobre como funciona o bloqueio caução no cartão de crédito do locatário. Mas, afinal, o que é a caução e por que as locadoras exigem isso? Confira como funcionam estas questões quando você aluga um carro na Rentcars.com!

Como funciona o valor caução? Tire todas as suas dúvidas!

O que é o bloqueio caução no aluguel de carros?

O bloqueio caução nada mais é do que um valor determinado pela locadora para sua própria segurança. Ele fica retido no seu cartão de crédito durante o período de locação e devolvido após a entrega do carro. O valor não é debitado na fatura, ou seja, não é cobrado do locatário, apenas bloqueado.

Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos >

A origem da palavra caução vem do latim, de precaução, ou seja, a caução nada mais é do que uma garantia, uma precaução, caso ocorra algum dano ao carro alugado. Fique atento: algumas locadoras também chamam o bloqueio caução de pré-autorização.

Como funciona a caução no aluguel de carros?

A locadora, no momento da retirada do carro, retém um valor no seu cartão de crédito como garantia. Após a devolução e vistoria do carro alugado, a locadora solicita à administradora do seu cartão o desbloqueio desse valor.

Qual o valor do bloqueio caução?

O valor a ser bloqueado no seu cartão de crédito varia de acordo com a categoria do carro alugado, da locadora, da quantidade de diárias e do local em que você está alugando.

Qual o prazo para a desbloqueio do valor caução?

O prazo para o desbloqueio pode variar de acordo com a operadora do cartão de crédito. As locadoras geralmente pedem o desbloqueio logo após a devolução do carro e então é de responsabilidade da operadora do cartão disponibilizar novamente o valor no seu limite.

O que eu faço se não tiver cartão de crédito para a caução?

Se você pretende alugar um carro no Brasil, existe uma alternativa. Caso não tenha um cartão de crédito em seu nome ou limite de crédito suficiente para a caução do carro que deseja alugar, algumas locadoras permitem que você indique um responsável financeiro, que ficará responsável pela caução e assinatura do contrato de locação, e deve estar presente no momento da retirada do veículo.

Aluguel de Carros nos Destinos mais Populares do Brasil >

Nesse caso, o responsável financeiro seria o locatário da reserva e, quem for efetivamente dirigir o carro poderá se apresentar como condutor adicional, mediante uma taxa extra no valor da diária, que varia de acordo com a locadora.

Alugue Carros nos Lugares mais Visitados no Exterior >

Atenção! Apenas algumas locadoras nacionais permitem o procedimento. Confira se a locadora escolhida aceita o responsável financeiro. No exterior, as locadoras exigem que o locatário preencha todos os requisitos de locação, sem exceção. Fique atento!

É possível alugar sem cartão de crédito ou sem o bloqueio caução?

Infelizmente, não. O cartão de crédito é indispensável para fazer essa operação e retirar o carro, independentemente da forma de pagamento que você tenha escolhido ao efetuar sua reserva com a Rentcars.com.

As locadoras de carros também não permitem efetuar a caução em cartões de débito, dinheiro ou cheques. Além disso, o cartão de crédito precisa ser nominal e ter data de vencimento, o que significa que cartões pré-pagos, muito utilizados por quem viaja ao exterior, também não podem ser usados, porque não há como a locadora fazer o estorno do caução ao final da reserva.

Fique atento para que você não tenha problemas no seu momento de descanso e lazer!

Como encontrar as informações de pagamento e caução na reserva do meu aluguel de carro?

As informações de pagamento e caução estão disponíveis no site da Rentcars.com e, para encontrá-las, é fácil!

Após realizar a pesquisa da reserva desejada, escolha a categoria do veículo e locadora. Em seguida, basta conferir o detalhes da reserva, onde estarão as informações sobre bloqueio caução. Após esta etapa, basta preencher os seus dados e finalizar a reserva.

Ao fazer uma reserva com a Rentcars.com, você pode optar pelas seguintes formas de pagamento: Visa, Master, Diners Club, Elo, Itaú Shopline ou boleto bancário (com 5% de desconto). Além disso, o pagamento pode ser feito diretamente no balcão da locadora, basta selecionar um carro com a opção “pagamento no destino”.

Por fim, você receberá em seu e-mail de cadastro no site a confirmação da reserva e código do voucher Rentcars.com. E está tudo pronto! Depois disso, basta ir até a loja escolhida, retirar o carro desejado e curtir a experiência de alugar um carro escolhendo sempre a melhor opção dentre as mais de 100 locadoras no Brasil e exterior.

Na mesma página em que você está preenchendo seus dados cadastrais, você encontrará informações referentes às facilidades de pagamento, como bandeiras de cartões aceitos, número máximo de parcelamento e valor mínimo de parcela, além de informações detalhadas sobre o valor necessário para o bloqueio caução.

Lembre-se que cada locadora possui suas próprias regras quanto às tarifas e formas de pagamento, então fique atento!

*Você acabou de ler um texto publicitário. Este aviso representa nosso compromisso e transparência diante de sua opinião.

Voltar

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode