Alter do Chão, Santarém: um dos paraísos perdidos no Brasil

A origem do nome é uma homenagem à vila portuguesa de Alter do Chão.

por redação (com informações de Wikipédia.com)
Praia Alter do Chão, Pará - Foto: reprodução

Seguro Viagem - Cotação online >

Olinda, PE, Brasil (Ano VI) -
Alter do Chão, do município de Santarém, no Pará, é uma vila que tem 260 anos que tem seis mil habitantes. Localizado na margem direita do Rio Tapajós, distante do centro da cidade cerca de 37 quilômetros através da rodovia Everaldo Martins (PA-457). É o principal ponto turístico de Santarém, pois abriga a mais bonita praia de água doce do mundo segundo o jornal inglês The Guardian, ficando conhecida popularmente como Caribe Brasileiro.

Ver rotas de transportes em Brasil. Escolha sua cidade e compre seu bilhete >

Uma pesquisa de tendências nacionais e internacionais, promovida pelo Estadão em 2019 elegeu os 10 melhores lugares do mundo para se visitar. A famosa praia de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, está entre os destinos e ocupa o 8º lugar na lista.

Principais atrações

Praias em Alter do Chão

Nas margens do rio Tapajós e do Lago Verde, em Alter do Chão, existem diversas praias. A mais famosa delas é a praia de mesmo nome do distrito, localizada em uma península com terrenos arenosos e inundáveis e também conhecida como Ilha do Amor. Existem também praias menores, como Cajueiro, na orla do distrito.

Alter do Chão também é a porta de entrada para outros balneários, como Pindobal e Porto Novo, em Belterra, e Ponta de Pedras, em Santarém.

 Festa do Sairé 

O festival folclórico conhecido como Festa do Sairé é o mais importante do município de Santarém. Durante o período de festejos, ocorre o sincretismo entre os rituais religiosos ligados ao catolicismo e os profanos, estes últimos de origem indígena e enraizados entre os atuais habitantes. Lendas regionais, como a do boto amazônico, também são representadas. (Fonte: Wikipédia.org)

Busque hospedagens em Alter do Chão >

Como chegar

O acesso se dá pela rodovia estadual Everaldo Martins, a PA-457, totalmente pavimentada. Outra maneira de chegar até a vila é pelo rio Tapajós, de barco ou de lancha.

A viagem dura em média 45min de carro e 3h pelo rio. Na vila, existem hotéis e pousadas e um albergue.

Quero Passagem BR

 

Seguro Viagem Brasil