5 melhores destinos de festas juninas no Brasil

Escrito por Verônica Vasque

 

Jacytan Melo | Travel & Tourism - Além de frio, junho combina com festas juninas, gente bonita com trajes caipira (sô!), quadrilhas, comidinhas típicas à base de milho (pois é o mês da colheita), fogueira e aquele som de sanfona para levantar a alma.

 

Pensando em você, que adora tudo isso e que não perde por nada a oportunidade de curtir essas celebrações folclóricas, a Momondo listou algumas das melhores festas de São João do país.

 

Por aqui, as festas juninas, que tradicionalmente originaram-se na Idade Média em celebração a santos populares como São Pedro, São João e Santo Antônio, ocorrem desde meados do séculos XVII e são bastante famosas, em especial no Nordeste, que reúne as mais famosinhas.

 

Banda de pífanos, atração típica da Festa de São João de Caruaru, PE, Brasil
Imagem: reprodução/divulgação/viajeaqui.abril.com.br

Festa Junina de Caruaru (Pernambuco)

 

Uma das maiores festas caipiras do país, o São João de Caruaru de 2016, que acontece no agreste de Pernambuco, tem início no dia 4 de junho e vai até o fim do mês, dia 29 de junho. O evento oferece mais de 300 opções de atrações musicais (gratuitas) e as famosas Drilhas - grupos de quadrilha que se apresentam de maneira semelhante aos blocos de carnaval de Salvador.

 

Encontre hotéis em Caruaru >

 

Festa Junina em Campina Grande, Paraíba, Brasil
Imagem: reprodução/divulgação/pro.casa.abril.com.br

Campina Grande (Paraíba)

 

Em meio a quadrilhas, tocadores de sanfona, trem do forró, o conhecido Círio de São João e muitos shows nacionais, a cidade de Campina Grande, na Paraíba, lidera o ranking de maior São João do Mundo. E não é por menos: o evento caipira, que já tem mais de 30 anos, oferece uma estrutura mega: são cerca de 300 barracas e 42  mil metros quadrados do Parque do Povo, região do palco principal. O destaque também fica para a fogueira cenográfica, cuja altura chega a de 18 metros.

 

O evento acontece entre 3 de junho e 3 de julho e muitas atrações de peso já se apresentaram por lá, tais como Aviões do Forró, Jorge e Mateus, Gabriel Diniz, Matheus e Kauan e Wesley Safadão.

 

Encontre hotéis em Campina Grande >

 

Programação do Mossoró Cidade Junina 2016 já foi anunciada
Imagem: reprodução/divulgação

Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)

 

Também na lista de uma das maiores celebrações juninas do Brasil, que reúne anualmente milhares de moradores e turistas, o Mossoró Cidade Junina promete bons momentos ao público em 2018.

 

O evento sempre ocorre entre os dias 4 e 26 de junho e conta com uma oferta variada de atrações, que incluem shows com grandes artistas nacionais, festivais de humor, quadrilha, iguarias, circo do forró e outras. O espetáculo "Chuva de Bala", que tradicionalmente acontece todo ano é apresentado em homenagem  aos mossoroenses, que expulsaram o bando de Lampião da cidade (1927).

 

Encontre hotéis em Mossoró >

 

Forro Caju 2016 é um dos maiores eventos juninos que ocorrem no Nordeste
Imagem: reprodução/divulgação

Forró Caju - Aracaju (Sergipe)

 

Muito presente na vida dos aracajuanos, o Forró Caju, que geralmente acontece na praça de eventos Hilton Lopes, em meio aos mercados municipais no Centro da capital, atrai todo ano cerca de um milhão de pessoas e é um dos festejos mais esperados pela cidade no mês de junho. Como toda digna festa junina, por lá, há te tudo: muitas comidinhas típicas, bandeirinhas coloridas, forró, xaxado, baião, fogos de artifício e muito mais. A programação oficial do evento geralmente acontece entre os dias 18 e 29 de junho.

 

Encontre hotéis em Aracaju >

 

Decoração do Pelourinho para o São João de Salvador
Imagem: reprodução/divulgação/Camila Souza

São João de Salvador e Bahia

 

Não só de axé, carnaval e Olodum vive a Bahia. Saiba que o estado também se sobressai por conta das várias festas juninas que tomam as ruas de mais de 20 cidades baiana. Do interior à capital, o destaque das festas fica por conta das iguarias: as comidas típicas de São João se misturam com as da Bahia e o resultado são pratos maravilhosos, como não poderiam deixar de ser. Delícia! Os eventos acontecem entre os dias 19 e 27 de junho.

 

Encontre hotéis em Salvador >