Veja seis dicas para diminuir os efeitos do jet lag

por informações Diário do Turismo (Edição do DIÁRIO com agências)

Jacytan Melo Passagens | Sua próxima viagem começa aqui!
- Muitas pessoas viajam em férias nesta época do ano. Seja qual for o país de destino, próximo ou distante, é comum sofrer com o jet lag, sensação de cansaço ocasionada pela diferença de horário entre a origem e o destino.

Real Seguro Viagem - Comparação de seguradoras em tempo real. Consultoria para contratação. Suporte até o fim da viagem. Clique e confira!

Quando uma pessoa viaja entre diferentes fusos horários, o relógio biológico perde a sincronização com o horário cronológico do novo ambiente, pois o ritmo dia/noite em que a pessoa estava acostumada a viver sofre uma mudança súbita. Desde o momento da chegada no destino, inicia-se um processo de adaptação ao horário local, durante o qual a pessoa está sofrendo um jet lag”, afirma Dr. Luiz Riani, clínico que integra o corpo de médicos do Alta Excelência Diagnóstica.

Porém, existem algumas dicas que podem ajudar a acelerar o processo e aliviar os desconfortos causados pelo jet lag. Confira:

Seguro viagem com 10% de desconto em todos os planos, +5% no boleto ou em até 6 vezes no cartão.

Você precisa de ajustes?

Se o fuso do país de destino tiver uma diferença pequena, de até duas horas e a viagem for curta, não lute contra seu relógio biológico, siga sua rotina normalmente, apenas adaptando as horas de diferença.

Momondo - Economize nas passagens. Encontre os melhores voos. BUSCAR!

Prepare-se

Se você tiver uma agenda a cumprir, programe-se para chegar ao destino com antecedência, dessa forma você estará mais disposto e descansado para seus afazeres. Mas, se sua viagem for a lazer, viaje descansado. Fazendo isso, você facilitará sua readaptação.

Rentalcars.com - Reserve seu carro pela internet hoje e economize até 15%. Melhor preço garantido. Procure agora!

Evite cochilos

Opte por voos noturnos, assim você pode dormir durante todo o trajeto, acelerando o processo de “troca” de referências: você acorda e inicia um novo dia no horário local, facilitando imensamente a adaptação ao novo fuso. Evite dormir ao chegar no hotel, a melhor opção é iniciar imediatamente as atividades, mesmo que a viagem tenha sido cansativa, deixando para dormir apenas no horário local.

Rentalcars.com | Compare 221 fornecedores em mais de 42.000 localidades. Igualaremos o seu preço se achar uma oferta melhor!

Fique sem comer

Apenas o tempo necessário para que você consiga fazer a primeira refeição no horário correto em seu local de destino, para que seu ciclo circadiano seja reiniciado por meio do estômago. Atenção para não estender o jejum para mais de 12 horas.

Mas não fique sem beber

Ingerir bastante água é importante para amenizar os efeitos do jet lag e diminuir o desconforto causado pelo ar seco dos aviões; por isso, beba água durante e depois da viagem e evite o consumo de café e bebidas alcoólicas.

Detecta Hotel - O mais querido pelos viajantes - Mais de 307 milhões de viajantes confiaram em nós na hora de escolherem a melhor oferta de hotel no ano passado.

Melatonina pode ser uma opção

Converse com seu médico antes da viagem. O hormônio melatonina, desde que tomado no horário e na dosagem correta, ajuda a controlar a qualidade do sono quando existir dificuldade para descansar no período disponível para dormir.

Detecta Hotel garante o melhor preço. Sem taxa de reserva, sem margem de lucro: essa é a promessa da Detecta Hotel para você. Reserve agora!

Controle a exposição à luz

Se o fuso do seu destino for atrasado em relação ao nosso, procure se expor à luz do fim da tarde para que seu organismo entenda que ainda é dia, porém, se seu destino tiver o fuso adiantado, acorde mais cedo e exponha-se à luz do sol imediatamente.