O que fazer chegando ao aeroporto para sua primeira viagem de avião

por informações Aeroporto de Guarulhos
Imagem: Reprodução/Divulgação
 
#JACYTANMELOPASSAGENS - Chegou o dia em que você vai viajar de avião pela primeira vez. Passagens compradas, malas prontas e documentos separados, mas bate aquele frio na barriga e o medo de fazer algo errado chegando ao aeroporto. Para entender melhor o que vai acontecer e como você deve proceder no terminal, confira as orientações abaixo.
 
 
Check-in
 
A primeira coisa a fazer chegando ao aeroporto – ou antes mesmo de sair de casa – é o check-in. Apenas após realizá-lo você receberá seu cartão de embarque e poderá ir para o avião. Sobre isso, é importante deixar um aviso: o tal cartão de embarque nada mais é do que um papel com algumas informações impressas, não espere receber de fato um cartão.
 
 
Uma boa opção é fazer o check-in pela internet antes de ir para o aeroporto, possibilidade oferecida pela maioria das companhias aéreas. O check- online é fortemente recomendado, pois com ele você economizará um tempo que seria gasto com filas e atendimento. Para realiza-lo basta ter, em geral, o número do seu localizador – código que a companhia passa assim que é comprada a passagem -, do CPF ou do RG.
 
 
Opção com procedimento similar é o check-in através dos aplicativos das companhias aéreas. O recurso é simples, funciona praticamente da mesma forma que o online e diversas empresas já disponibilizam-no.
 
 
Outro modo mais ágil de fazer check-in, mas dentro dos aeroportos, é utilizando os totens que as companhias aéreas possuem nos terminais. Ao chegar no aeroporto, busque os balcões da empresa pela qual você vai viajar. Próximo a eles estarão algumas máquinas onde bastará passar as informações necessárias, como localizador, RG ou CPF, e imprimir ali mesmo seu cartão de embarque.
 
 
Essas duas opções são recomendadas principalmente se você não vai despachar bagagem. Fazendo o check-in de uma dessas formas não será necessário entrar nas filas, por vezes enormes, que se formam em frente aos balcões das companhias.
 
 
Algumas empresas organizam filas diferentes para check-in e para despacho de bagagem, entretanto, quando os dois procedimentos envolvem a mesma fila, não há grande vantagem em fazer o check-in em casa ou nos totens, caso você precise despachar a mala. O tempo economizado será o de realização do procedimento pelo atendente, mas os minutos gastos esperando chegar sua vez serão os mesmos.
 
Assim, caso prefira realizar o check-in presencial, pois terá que pegar fila de qualquer forma, basta apresentar um documento original com foto. Ainda que costume ser suficiente, é sempre interessante ter também o número do localizador.
 
 
Despacho de bagagens
 
Após fazer o check-in, basta entregar sua mala, esperar que a pesem e que lhe entreguem uma espécie de comprovante de que a bagagem é sua. Talvez esse papelzinho não precise ser utilizado, mas pode ser que o cobrem quando você for sair do terminal com as bagagens após desembarcar, logo, é importante guarda-lo.
 
Quando estiver com sua passagem e livre das malas dirija-se para o portão de embarque indicado no bilhete.
 
 
Embarque
 
Quando for para a sala de embarque é importante que você tenha em mãos o cartão de embarque e um documento original com foto. Você vai precisar mostra-los para entrar na sala e na hora de ir para o avião.
 
Dentro da sala de embarque o primeiro passo é passar pelo detector de metais. Para evitar transtornos nesse momento deixe tudo de metal que você estiver utilizando dentro da bolsa. Enquanto suas bagagens de mão passarão por um raio-x para que verifiquem se não há nada lá dentro que não possa embarcar, você passará por um detector de metais. Caso ele apite não se desespere, o funcionário do aeroporto perguntará se você está com algum objeto de metal como cinto, chaves ou celular e você logo lembrará que esqueceu de tirar algo.
 
Em seguida, você deve conferir no cartão de embarque qual o portão do qual seu voo sairá. É interessante também olhar os painéis eletrônicos presentes no terminal para conferir se ele não mudou. Feito isso, dê uma olhada nas placas de localização e vá até seu portão aguardar o chamado para embarcar no avião.
 
Fique muito atento aos painéis eletrônicos da sala de embarque, onde é possível ver os números dos voos, o portão de embarque e se eles estão atrasados ou não, e ao que é dito no auto-falante, pois lá será avisado caso o portão seja alterado. É muito comum que essa mudança aconteça, então sempre preste atenção.
 
Em algum momento será anunciado que o embarque para o seu voo começou. Talvez haja alguma divisão relacionado aos números das poltronas, como filas diferentes para os primeiros e últimos assentos, por exemplos. Assim, fique atento ao que é dito.
 
Depois que chamarem seu voo é só entra na fila, mostrar a passagem e os documentos, embarcar e aproveitar a viagem.
 
 
O que muda para voos internacionais
 
1. Se você estiver indo para uma viagem internacional algumas coisas serão um pouco diferentes.
 
2. Não são todas as companhias que oferecem as opções de check-in online, através de aplicativos ou de máquinas nos terminais. Consulte antes quais possuem esse serviço para se planejar.
 
3. Dependendo do destino, mais documentos serão necessários na hora do embarque. Se você pecisar de passaporte e visto deverá apresentá-los quando for fazer o check-in e mantê-los sempre à mão.
 
4. Logo que entrar na sala de embarque e passar pelo detector de metais você chegará à Imigração, onde vão conferir seus documentos como visto e passaporte.
 
 
Banner 728x90