Vale a pena comprar passagem de última hora?

por redação (com informações momondo)
Imagens: reprodução/divulgação

Passagens baratas e de última hora existem de verdade? Descubra os prós e contras de reservar pouco antes de viajar com as dicas do guia momondo

Jacytan Melo | Travel & Tourism -
Para alguns viajantes, reservar uma viagem de última hora pode significar esperar até as duas últimas semanas antes da partida para escolher passagens aéreas e hospedagem. Para os realmente espontâneos, pode ser meras 24 horas antes de viajar! Em qualquer caso, se você pensou em esperar até o último minuto para sair de férias, é sempre bom conhecer os prós e contras dessa decisão.

Será que você realmente vai economizar grana? Vai conseguir encontrar voos e hotéis decentes? Prepare-se para o que vem pela frente com essas dicas da momondo sobre como reservar viagens de última hora.

Economize nas passagens aéreas. Encontre os melhores voos. BUSCAR! >

Os prós de reservar viagens de última hora

Uma das melhores coisas de reservar suas viagens de última hora é aquela adrenalina de não saber para onde vai até praticamente o último segundo. Passar o verão nos Alpes, um fim de semana em Dubai ou uma trip de duas semanas pela América Central – por que não? Já que tudo depende muitas vezes da sorte ou do acaso, pode ser que você acabe em um destino que normalmente você não pensaria caso não achasse uma oferta tentadora pelo caminho.

Além de não ter todo o stress de planejamento, organização e pesquisa da viagem, caso você seja do tipo mais tranquilo que prefere deixar o destino te levar.

Outra vantagem é a possibilidade de economizar. Nesse caso, especialmente quanto à hospedagem, já que muitos hotéis tendem a baixar os preços quanto mais perto você está da data de chegada. Afinal, melhor vender aqueles quartos vazios a preços mais baixos do que deixá-los sem ocupação.

Encontrar passagens aéreas de última hora e baratas é um pouco mais complicado se comparado à acomodação, já que os preços costumam subir perto da data de voar em função da alta demanda. Mas, conforme você vai ler abaixo, existem algumas maneiras de encontrar passagens de última hora que podem gerar uma boa economia.

Achar o hotel que você procura ficou muito mais fácil. Pesquise + de 100 sites Agora >

Os contras de reservar viagens de última hora

Reservar viagens de última hora é para os fortes. O principal ponto contra é o risco de acabar não indo para lugar algum. Esse pode ser o caso quando você espera demais para comprar uma oferta e acaba perdendo.

Também o fato de reservar com antecedência traz uma maior opção de passagens e hotéis, diferente de quando se compra de última hora. Então se você tiver um destino ou hotel específico em mente, poderá acabar ficando desapontado se não conseguir mais achar disponibilidade neles tão perto da data da viagem.

Outro ponto negativo para aqueles que têm tempo limitado de férias, ou precisam viajar em datas específicas durante o ano, é a falta de flexibilidade. Pode tornar-se difícil organizar uma viagem de última hora se você precisa seguir dias específicos que não podem ser alterados por causa de compromissos anteriores.

Encontre passagens baratas de última hora >

Como encontrar ofertas de última hora

Não existe uma fórmula secreta para encontrar ofertas de última hora. Existem, porém, diversas maneiras de aumentar as chances de conseguir passagens mais baratas, seja reservando de última hora ou com bastante antecedência. A regra básica é: seja flexível. Comumente, as rotas menos populares são de manhã cedo ou durante a noite; então vale cogitar voar em horários menos desejáveis se o resultado for boa economia.

Procure por voos que saiam num dia de semana ao invés de finais de semana. Apenas mudando as opções da data de voo pode gerar uma bela economia. Às vezes também vale a pena voar em feriados como o dia de Natal ao invés de alguns dias antes ou depois do feriado, por exemplo.

Outra opção a ser considerada é voar para um destino mais barato e depois alugar um carro para chegar à parada final. Por exemplo, quem estiver pensando em passar uns dias em Barcelona, e só encontra passagens mais baratas para o aeroporto vizinho de Girona (a 45-60 minutos de carro), pode muito bem voar para lá e depois fazer uma rápida viagem de carro até Barcelona.

Também leve sempre em consideração o fato de que é bem mais difícil coordenar uma viagem de última hora com um grupo de pessoas. Então será bem mais fácil reservar uma viagem espontânea se você decidir viajar sozinho ou com um só acompanhante.