Porto das Caixas, Itaboraí, pode ter seu turismo reativado

por redação (com informações O São Gonçalo - Wikimapia Mapa)
(Publicado em 10/04/2017 - Atualizado em 18/04/2020)
Foto: reprodução

Olinda, PE, Brasil (Ano VI) -
A cidade de Porto das Caixas, Itaboraí, Estado do Rio de Janeiro, desde 2017 vem lutando para ter seu turismo reativado. A cidade completou 52 anos do conhecido milagre, que, de acordo com a história, a imagem de Jesus Crucificado sangrou de forma inexplicável e desde então o distrito - que fica a nove quilômetro do centro - se transformou em um dos principais polos do turismo religioso católico em todo o Brasil.

Encontre hotéis em Itaboraí, RJ >

A ideia da reativação do turismo na cidade, em 2017, partiu da vereadora Joana Lage (PTB), que se reuniu com o pároco local Norberto Donizete Brocarde, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ode ocorreu o milagre, e afirmou a parlamentar, que pretende buscar uma maneira de colocar o Santuário Jesus Crucificado novamente no roteiro dos peregrinos de todo o país. Para ela, revitalizar Porto das Caixas é fundamental para melhorar a cidade, com a visita dos viajantes.

AliExpress - Comprar online, produtos automotivos, acessórios para telefone, computador, eletrônicos, moda, roupa, sapato, beleza, saúde, casa e jardim, brinquedos, e muito mais >

Sobre Porto das Caixas, Itaboraí

Porto das Caixas foi uma das províncias mais importante do Rio de Janeiro na época do Império, século XVI. Devido à privilegiada localização, perto do rio Aldeia (uma das vertentes do Rio Macacu), foram criados um porto fluvial e armazéns destinados a recolher os produtos das regiões vizinhas. Isso fez com que crescesse depressa o número de habitantes e o comércio, tornando o local um centro comercial, político, cultural e religioso da região. O nome “Porto das Caixas” originou a partir do envio dessas mercadorias em “caixas”, embarcadas no porto.

Minizinha da PagSeguro - Quer vender? Então não inventa, adquira a sua por 12 vezes de R$ 9,90 >

Importante núcleo urbano do século XIX, o atual distrito de Porto das Caixas representa um marco urbano histórico para o Município de Itaboraí, não apenas por ter legado de filhos ilustres ao País, como o Visconde de Itaboraí, Alberto Torres e o barão de Itambi, como pelo fato de ter sido importante centro comercial da Província do Rio de Janeiro. Registros históricos desse passado, as Ruínas do Convento de São Boaventura e da Igreja de Santo antônio de Sá; a Igreja de N. Sra. Da Conceição e o túnel ferroviário, são belíssimos exemplos da riqueza histórica e cultural de Porto das Caixas.

Cidades vizinhas a Porto das Caixas: Nova Friburgo, Petrópolis, Macaé.

 

Quero Passagem BR