ACESSIBILIDADE

 
por informações VisitPortugal
 
Acessibilidade em Portugal
Ao planear a sua viagem, poderá encontrar aqui informações e conselhos sobre o acesso, a assistência e transportes acessíveis na sua viagem e estadia em Portugal. Antes de viajar, sugerimos que obtenha previamente informação pormenorizada relativamente aos serviços que irá utilizar.
 
ALOJAMENTO
Em Portugal, a oferta hoteleira disponibiliza quartos adaptados a pessoas com necessidades especiais, existindo igualmente unidades hoteleiras que apostam na disponibilização de serviços e alojamentos totalmente adaptados. No entanto, será aconselhável um contacto direto com o estabelecimento hoteleiro para informações sobre o tipo de equipamento disponível. No www.visitportugal.com, as unidades hoteleiras que são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida possuem a indicação de “Acesso para deficientes” nas suas Características e Serviços.
 
MEIOS DE TRANSPORTE
 
Transportes públicos
Os transportes públicos têm, por norma, lugares reservados para pessoas com necessidades especiais, embora nem todos sejam acessíveis para utilizadores de cadeiras de rodas.
 
Em Lisboa, a Carris disponibiliza o Serviço Mobilidade Reduzida nas carreiras do Serviço Público Regular. A maior parte dos autocarros dispõe de piso rebaixado entre as portas de entrada e saída, cerca de metade está equipada com condições de acessibilidade total para Passageiros de Mobilidade Reduzida, tem espaço para cadeira de rodas, espaldares e rampa de acesso. Mais informações em www.carris.pt.
 
No Porto, a STCP dispõe de uma frota de autocarros urbanos acessíveis e disponibiliza autocarros equipados com rampa e lugar reservado para cadeiras de rodas. Todos têm piso rebaixado e permitem que um carrinho de bebé possa viajar aberto. Mais informações em www.stcp.pt
 
Metro de Lisboa e Porto
O Metro de Lisboa possui estações com acessibilidade plena a clientes de mobilidade reduzida. Os invisuais podem viajar acompanhados dos seus cães, desde que estes usem coleira e açaime. 
Contactos: Tel. + 351 213 500 115 / relacoes.publicas@metrolisboa.pt / www.metrolisboa.pt
 
O Metro do Porto é totalmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Contactos: Tel. +351 225 081 000 / metro@metro-porto.pt / www.metrodoporto.pt
 
Aeroportos
Todos os aeroportos portugueses têm instalações sanitárias adaptadas e transfers para pessoas com necessidades especiais. Sempre que requisitado, poderá ainda ser disponibilizado o MyWay, serviço personalizado de assistência a passageiros com mobilidade reduzida que viajem num estado membro da UE. Inclui meios mecânicos facilitadores da mobilidade, escadas e tapetes rolantes, elevadores, sinalização e orientação adequadas, bem como profissionais capacitados para o efeito, que asseguram total assistência. 
Mais informações em www.ana.pt
 
Barcos
A Transtejo e a Soflusa, que asseguram a travessia do Rio Tejo entre Lisboa e a margem sul, disponibilizam algumas embarcações preparadas com equipamentos para receber pessoas com necessidades especiais. Para mais informações, contactar + 351 210 422 411 / 808 20 30 50
 
Comboios
A CP-Comboios de Portugal disponibiliza o SIM - Serviço Integrado de Mobilidade, contactável através do tel. + 351 808 208 746 e disponível nos dias úteis, das 07h00 às 18h00. Através deste serviço o Cliente com Necessidades Especiais poderá obter informações sobre a acessibilidade dos comboios e nas estações, o serviço de assistência no embarque, em viagem e no desembarque, entre outros serviços. 
 
A Fertagus, que serve a Área Metropolitana de Lisboa, possui carruagens preparadas para a utilização de utentes em cadeiras de rodas. A maioria das estações ferroviárias possibilita o acesso às plataformas de embarque através de elevadores e/ou rampas. Contacto: tel. +351 707 127 127
 
Táxis
Existem táxis adaptados às necessidades de quem possui mobilidade reduzida nas cidades de Lisboa, Faro e Porto, entre outras. Os novos táxis adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida estão equipados com plataformas de embarque, cintos de segurança adaptados, dispositivos para fixação de cadeiras de rodas ou uma porta com ângulo de abertura superior. Estes táxis estão presentes nos pontos de táxis dos aeroportos e/ou mediante solicitação às centrais de táxis. Ver contactos em www.ant ral.pt.
 
CONDUÇÃO
Se a pessoa com algum tipo de incapacidade motora, sensorial ou intelectual for possuidora de carta de condução válida em Portugal, poderá efetuar a condução de veículos, desde que cumpridas as restrições ou adaptações que se adequem à situação.
São reconhecidos em Portugal os cartões de estacionamento de modelo comunitário para pessoas com algum tipo de incapacidade emitidos por qualquer um dos Estados-membros. Os lugares reservados para o efeito são indicados através de sinalização. Situações de estacionamento noutros locais são permitidas, em caso de absoluta necessidade, desde que por curtos períodos de tempo e sem prejudicar a normal e livre circulação de peões e de veículos.
 
PRAIA ACESSÍVEL
194 zonas balneares – marítimas e fluviais – são acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada. Estas praias estão identificadas com uma bandeira branca que inclui o respetivo símbolo e possuem estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados. Algumas praias disponibilizam também equipamentos que facilitam o acesso à água, possibilitando assim os banhos de mar a pessoas com dificuldade em movimentar-se embora seja sempre necessário o auxílio de outra pessoa.
 
Sobre questões de acessibilidade em Portugal, consultar:
 
Portugal Acessível / Associação Salvador
Av. Fontes Pereira de Melo 14, 9º 1050-121 Lisboa
Tel: +351 21 318 48 51 - Fax: +351 21 357 22 60
www.portugalacessivel.com - info@portugalacessivel.com
 
Para mais informações, contactar info.visit@turismodeportugal.pt.