TURISMO RELIGIOSO - Viagens motivadas pela fé mobilizam cerca de 18 milhões de pessoas

por Portal Brasil
 
Ao todo, são 96 destinos religiosos em todo o País. Conheça os principais pontos de peregrinação de fiéis e as celebrações que mais atraem visitantes
 
#JACYTANMELOPASSAGENS - O turismo brasileiro oferece diversas opções de destinos religiosos que atraem visitantes de todo o mundo.
 
 
De acordo com levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, existem 96 atrações religiosas distribuídas em 344 municípios brasileiros.
 
 
A cada ano, o número de visitantes impulsionados a conhecer pontos turísticos e celebrações religiosas aumenta. Os dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, de 2014, apontam que cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo País motivados pela fé. 
 
 
A movimentação, no entanto, deve crescer ainda mais. Isso porque a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida vai percorrer diversas cidades do País até 2017, quando será celebrado os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba.
 
Conheça os principais destinos religiosos do Brasil:
 
 
Aparecida do Norte (SP) - Um dos principais destinos do turismo religioso no Brasil é Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, que recebe cerca de 10 milhões de peregrinos por ano. É onde está o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, um dos maiores templos católicos do mundo.
 
 
Uma imagem da santa de 29 centímetros é a principal atração do local, considerado a capital das romarias. A imagem teria sido encontrada por pescadores, no Rio Paraíba, na segunda quinzena de outubro de 1717.
 
 
No dia 12 de outubro, data comemorativa ao dia de Nossa Senhora Aparecida, devotos de todos os cantos do País visitam o Santuário. Neste dia, milhares de pessoas acompanham festejos, missas e manifestações em respeito à Santa.
 
 
 
Bragança (PA) - A cidade de Bragança (foto), a 210 km de Belém, promove a forte devoção a São Benedito, tradição local desde 1798. Uma das mais importantes manifestações culturais do Pará, a Marujada reúne em Bragança cerca de 80 mil pessoas para homenagear São Benedito.
 
Caracterizada pela dança e pelo predomínio da figura feminina, a festividade teve início no final do século XVII, quando escravos negros organizaram uma Irmandade em louvor ao Santo Preto. 
 
A Marajuda acontece entre 18 e 26 de dezembro e é uma das festas religiosas mais populares do Pará. Conheça a Marujada. 
 
É também no Pará que acontece o Círio de Nazaré, em Belém, uma das maiores festas religiosas do mundo, que reúne cerca de 1,5 milhão de pessoas no segundo domingo de outubro.
 
 
Nova Trento (SC) - Nova Trento (SC) (foto) é o segundo destino brasileiro que mais recebe fiéis, peregrinos e romeiros no País, atrás apenas de Aparecida do Norte, em São Paulo. 
 
A cidade, símbolo do turismo religioso no Sul do País, apresenta dois santuários: Nossa Senhora do Bom Socorro, no Morro da Cruz, e o Santuário da Madre Paulina, que recebe cerca de 70 mil peregrinos por mês.  
 
Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Eluisio Voltolini, a cidade recebe cerca de 840 mil turistas por ano. "É difícil dizer uma data mais movimentada, pois todos os domingos do mês recebemos um grande fluxo de turistas", afirma.
 
Entre os eventos religiosos, destaque para o dia 30 de maio, que deverá receber devotos para uma peregrinação interna, de 30 km, unindo os dois santuários, Nossa Senhora do Bom Socorro e Santa Paulina. 
 
Conheça o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro e Santuário da Madre Paulina.
 
 
Santa Cruz (RN) - A cidade do agreste do Rio Grande do Norte abriga a maior estátua de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura. O Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, no topo do Monte Carmelo, inaugurado há mais de 4 anos, já recebeu mais de 1 milhão de visitantes. 
 
Considerado pelo Ministério do Turismo o principal destino religioso da região Nordeste, Santa Cruz atrai multidões no mês de maio, durante a Festa da Padroeira de Santa Rita de Cássia.
 
"Durante todo o mês e em especial no dia 22 de maio, realizamos a Procissão em homenagem à Santa, evento que atrai cerca de 60 mil pessoas. A imagem da padroeira, carregada pelo povo, sai da Igreja Matriz em direção às ruas da cidade e termina com uma grande missa campal", relata a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa.
 
Além disso, a cidade também realiza mais quatro romarias durante o ano: Romaria da Coroa de Santa Rita de Cássia, no dia 22 de cada mês; Romaria Eucarística, na segunda quinzena de abril; Romaria da Gratidão, no dia 12 de outubro; e Romaria Mariana, realizada na segunda quinzena de julho. 
 
 
Trindade (GO) - Trindade, em Goiás, é conhecida pela grandiosidade da Festa do Divino Pai Eterno e por atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.
 
A festa do Divino Pai Eterno acontece entre 26 de junho a 5 de julho. Durante o evento, são celebradas missas e novenas; ocorrem encontros de jovens; acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros e outros devotos. 
 
 
A devoção ao Divino Pai Eterno tem mais de 170 anos. A história narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. 
 
Desde então, os devotos saem de vários lugares com objetivo de conhecer o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, um lugar de paz, onde os fiéis entram em contato com a espiritualidade.
 
 
Ouro Preto (MG) - Rituais do século XVIII permanecem vivos nas cerimônias de Ouro Preto (MG), (foto) com a mesma naturalidade que marca a integração da comunidade na cidade colonial.
 
Durante a Semana Santa, a cidade celebra cerimônias coordenadas pela Paróquia Nossa Senhora do Pilar. No largo da igreja do Rosário, acontece a cerimônia do lava-pés. Procissões, ofícios e celebrações se sucedem nos diversos templos da cidade.
 
Durante todo o ano, turistas podem conferir a preciosidade da arte barroca existente nas diversas igrejas da época colonial. 
 
 
Bom Jesus da Lapa (BA) - O Município de Bom Jesus da Lapa, localizado na região sudoeste da Bahia, a aproximadamente 800 km da capital do estado, é conhecido como “a capital baiana da fé”.
 
O título se deve ao fato de o local receber, todos os anos, romeiros de todo o País para a romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, que está entre as três maiores do Brasil - junto com a de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, e do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Ceará.
 
As celebrações religiosas destas romarias têm como cenário o Santuário do Bom Jesus da Lapa, que fica dentro do Morro do Bom Jesus, com 90 metros de altura e com todas as suas grutas.
 
No dia da festa, em 6 de agosto, e na semana que a antecede, dados da Prefeitura Municipal indicam que o município recebe cerca de 400 mil romeiros.
 
 
Juazeiro do Norte (CE) - A Romaria a Juazeiro, em Juazeiro do Norte (CE), recebe cerca de 2,5 milhões de devotos de Padre Cícero por ano. São, em média, 500 mil somente na Romaria de Finados, no dia 2 de novembro, de acordo com a Prefeitura de Juazeiro do Norte.
 
As peregrinações acontecem há cerca de 120 anos, quando a cidade era apenas um vilarejo com poucas casas. Curiosos passaram a vir de todos os lugares atraídos pela notícia de que hóstias consagradas estavam se transformando em sangue na boca da beata Maria de Araújo, sendo que a primeira e várias outras consagrações da hóstia se deu pelas mãos de Padre Cícero. 
 
Segundo a secretária de Cultura e Romaria, Marli Bezerra, as procissões movimentam a cidade de setembro a fevereiro. "A Romaria de Finados, em devoção ao Padre Cícero, tem início no dia 29 de outubro, com peregrinos traçando a rota em direção a Juazeiro, e termina 2 de novembro com uma grande missa campal", afirma.
 
A próxima festividade religiosa, Nossa Senhora das Candeias, já tem data marcada. "No dia 2 de fevereiro, devotos percorrem a cidade rumo à Igreja Matriz e no encerramento ainda participam da celebração da Procissão das Velas", enumera.
 
Templos
 
Há ainda os templos budistas como o Zulai, em Cotia (SP), e Odsal Ling, em Três Coroas (RS), que recebem, juntos, quase 150 mil visitantes por ano.
 
Já em Foz do Iguaçu (PR), a Mesquita Al-Khatab é o terceiro ponto turístico mais procurado da cidade, atrás apenas das Cataratas e da Usina de Itaipu. A administração do templo muçulmano calcula receber cerca de 60 mil turistas das mais diversas religiões por ano.
 
 
Novos destinos
 
Casa de Chico Xavier (foto) - Residência do médium foi transformada em museu, com todos os seus pertences pessoais
 
O turismo religioso deve ganhar um impulso ainda maior com o santuário católico Mãe de Deus (SP) e o Memorial Chico Xavier (MG), ambos ainda em construção.
 
O Santuário Mãe de Deus, em São Paulo já abriga missas para até 60 mil pessoas. Assim que estiver concluído, vai comportar cerca de 35 mil pessoas na área interna e 100 mil no total, o que inclui também o ambiente externo.
 
Em Uberaba (MG), está em a construção a segunda etapa do Memorial Chico Xavier, local que promete transformar a cidade em um polo de turismo religioso. O memorial funcionará como um museu e contará também com espaço para o estudo e a prática da doutrina espírita.
 
100 Million Reviews 728x90