São José do Pinhais (PR): conheça o Caminho do Vinho, artesanato e comidas típicas da cidade

11/06/2023 08:20

O conhecido atrativo da cidade chamado Caminho do Vinho é o principal chamariz da cidade, com casarões que oferecem o melhor da gastronomia acompanhada dos melhores vinhos produzidos na região

por redação (com informações Quero Passagem)
Centro de São José dos Pinhais, Paraná, Brasil
Foto: reprodução

Olinda, PE, Brasil (Ano X) - São José do s Pinhais fica localizada a 15km de Curitiba e hoje movimenta grande parte do turismo da região, especialmente por conta do famoso “Caminho do Vinho” que reúne costumes da cidade como artesanato, comidas típicas e história do local.

A cidade tem um clima temperado em quase todas as estações do ano, a temperatura máxima chegar a 22º, um clima propício para tomar um bom vinho no Outono ou Inverno.

Pontos Turísticos

O conhecido atrativo da cidade chamado Caminho do Vinho é o principal chamariz da cidade, com casarões que oferecem o melhor da gastronomia acompanhada dos melhores vinhos produzidos na região. Localizado na Colônia Mergulhão (foto: G1 - Globo.com/reprodução), área rural de São José dos Pinhais, tem a participação de 44 propriedades o programa, que busca fomentar ações de desenvolvimento na região.

Outro principal atrativo da cidade é o Museu Municipal Atílio Rocco (foto: Prefeitura de São José dos Pinhais/reprodução), que traz em seu acervo histórico mais de 7 mil peças entre, documentos, fotografias, jornais, revistas, obras literárias raras e livros. As visitas ao museu são gratuitas as terças e sextas dos 9h às 12h.

Quanto à vida noturna, o The Ed Music Pub (Crédito da foto acima: Kekanto) é um dos bares mais famosos da cidade e conta com apresentações ao vivo de bandas de rock.

História de São José dos Pinhais

Em 1852 o município de São José dos Pinhais foi criado com o nome de Villa de São José dos Pinhais. Com sua população pouco maior que 290 mil habitantes de acordo com levantamento do IBGE em 2014, é um dos grandes polos automotivos e abriga algumas das principais montadoras do Brasil.

Hoje a ascensão econômica da região, principalmente no setor de agricultura, é grande responsável pelo crescimento e expansão de todos os setores do pequeno município.

Como chegar

O Aeroporto Internacional  Afonso Pena, aberto em 1944, está localizado no município de São José dos Pinhais e situa-se a apenas 18 quilômetros do centro da capital paranaense. É cortado pela BR-277, que leva aos Portos de Paranaguá e Antonina e às praias, e pela BR-376, principal corredor de Curitiba a Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, daí, aos principais países do Mercosul.

De ônibus - A Cidade de São José dos Pinhais conta com uma Rodoviária no centro e chega até lá pelo Expresso Maringá. É a maneira mais fácil de se chegar ao local, ou então os visitantes podem optar por viajar até a cidade de carro.

Hotéis em São José dos Pinhais
Ver sugestões de viajantes



Bourbon Dom Ricardo Hotel
4 estrelas | Ótimo, 9.0 (1.360 avaliações)
São José dos Pinhais, Paraná, Brasil



ibis Curitiba Aeroporto
2 estrelas | Muito bom, 8.0
São José dos Pinhais, Paraná, Brasil

Ver mais ofertas de hotéis em São José dos Pinhais >

Voltar

O que vai fazer no Paraná?

Contato

JM | Travel & Tourism
OLINDA - PE - BRASIL
@JMpassagem

Jacytan Melo Passagens © 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode