Como encontrar passagens aéreas baratas para o seu intercâmbio

por redação momondo
Imagens: Reprodução/Divulgação
 
Encontrar passagens aéreas baratas para o intercâmbio é um desafio para todo estudante, mas a gente dá algumas dicas para facilitar o processo. Confira!
 
Jacytan Melo Passagens | Sua próxima viagem começa aqui! - Quem planeja fazer um intercâmbio no exterior sabe que pesquisa, planejamento e preparação nunca são demais. Seja para fazer um curso de idiomas, pós-graduação ou especialização, o custo com as passagens aéreas pode ser um peso grande no orçamento e fator-chave na hora de decidir o destino.
 
O site e-Dublin tem uma tabela comparativa (atualizada em tempo real) que mostra as opções mais populares de destinos e cursos. No geral, a ideia de custo seguiria uma ordem: Inglaterra < Irlanda < Canadá < Austrália < Nova Zelândia < Estados Unidos.
 
É bem verdade que, dependendo da duração do curso e da estadia, é provável que o valor da passagem pode chegar a mais de um terço do investimento total do intercâmbio. Assim, nada mais justo do que dedicar um tempinho para encontrar passagens aéreas baratas para ajudar a aliviar o bolso. Por isso, o pessoal do e-Dublin gravou esse passo-a-passo para te auxiliar nesse processo. Confira!
 
Como encontrar passagens aéreas baratas?
 
Para começar, use e abuse do Estudo Anual de Passagens da momondo. A pesquisa feita com base em 13 bilhões de tarifas mostra, por exemplo, que o melhor momento para comprar passagens aéreas é em média 56 dias antes do embarque. E que viajar na terça-feira costuma ser mais barato. E que o preço também cai com os voos noturnos.
 
Aliás, para não perder a chance de pagar mais barato pela passagem, a melhor dica é usar a calculadora-calendário e criar um lembrete do dia certo de reservar o bilhete.
 
Quem pesquisa as passagens no site da momondo tem à disposição um monte de ferramentas e funções super úteis que ajudam a filtrar quais as opções mais baratas e convenientes. A seguir, nós apresentamos algumas dessas ferramentas:
 
Defina quando você quer viajar
 
Quem já souber o destino, mas ainda não está certo de qual a época mais barata para viajar, pode usar a seção Informações Sobre Voo”. Basta fazer uma busca usando datas quaisquer e depois clicar em Insights das Passagens”, no canto superior direito da página de resultados.
 
 
A janela que abre mostrará como seis diferentes fatores afetam o preço de sua viagem: aeroporto, companhia aérea, sazonalidade, dia da semana, horário do dia e quantos dias antes da partida deve-se reservar as passagens. Assim, vai ficar mais fácil saber quando é mais barato viajar.
 
 
Encontrou a passagem aérea mas não se importa de esperar para reservar?
 
Depois de achar um voo e tarifa atraente, mas ainda não estiver pronto para comprar de fato, vale ficar monitorando a flutuação de preços. Para isso, a ferramenta Alerta de Preços é uma mão na roda! Depois de fazer uma pesquisa, basta clicar no botão Alerta de Preços na página de resultados. Com isso, você receberá notificações (máximo de duas por semana) quando houver uma mudança significativa no preço, além de um resumo semanal com todas as variações de preço daquela passagem específica.
 
 
Monte a sua passagem aérea perfeita
 
Nos casos de buscando por passagens aéreas para se encaixar em um itinerário específico, vale usar os diversos Filtros disponíveis na lateral esquerda da página de resultados. Eles incluem número de escalas, aeroportos e destinos de escalas preferidos, duração máxima de voo e limitação de horários de ida e volta.
 
 
Qual é a época mais barata para fazer intercâmbio?
 
Listamos alguns destinos mais populares entre os estudantes com as respectivas informações sobre qual é a melhor época para encontrar passagens baratas. Confira:
 
Passagem para Nova York – Fevereiro e Setembro
Passagem para São Francisco – Março e Abril
Passagem para Londres – Novembro e Março
Passagem para Dublin – Fevereiro e Março
Passagem para Barcelona – Novembro e Março
Passagem para Paris – Novembro e Março
Passagem para Berlim – Novembro e Março
Passagem para Buenos Aires – Maio e Setembro
Passagem para Santiago – Outubro e Setembro
Passagem para Sydney – Fevereiro e Março
 
* Saídas de São Paulo
 
Passagens com descontos para estudantes
 
Uma informação nem sempre conhecida pelos intercambistas é a existência de passagens promocionais ou descontos para estudantes que viajam para o exterior. Elas valem para quem já está matriculado e está prestes a comprar sua passagem aérea internacional.
 
Várias companhias aéreas oferecem vantagens para quem tem entre 12 a 34 anos e que podem comprovar a matrícula no exterior. Os benefícios podem incluir descontos no valor da passagem, paradas gratuitas em destinos de conexão, permissão de bagagem extra, flexibilidade na alteração de datas, e um prazo estendido entre os voos de ida e volta, que vai de três meses a um ano.
 
A possibilidade do “stopover” é sempre interessante para quem quer aproveitar o intercâmbio para conhecer outras cidades pelo caminho – opção mais que atraente na Europa, por exemplo; ou no Canadá, cujos voos podem passar por várias cidades norte-americanas.
 
Também a possibilidade de fazer a primeira alteração da data de retorno sem cobrança de multas é sempre bem-vinda, nos casos de quem decide voltar antes do esperado ou mesmo renovar seu curso e estender a estadia no país.
 
Além disso, a passagem com tarifa de estudante também pode, na maioria dos casos, ser contabilizada no programa de milhagens das companhias, o que sempre facilita viagens futuras.
 
Por fim, vale lembrar que geralmente há uma quantidade pré-determinada de assentos com essa tarifa promocional, então o valor final da passagem sempre vai depender da combinação entre a antecedência da reserva e a disponibilidade dos assentos.